Grampos Barra Mansa

Barra Mansa recebe mais de duas mil doses da Coronavac

Segunda dose

A secretaria de Saúde de Barra Mansa recebeu na manhã de quarta, 3, o segundo lote contendo 2.255 doses da vacina Coronavac, destinadas à imunização dos profissionais da linha de frente de combate ao novo coronavírus, marcada para começar a partir de segunda, 8, no CEM (Centro de Especialidade Médica), situado à Rua Luis Ponce, 213 – Centro. Profissionais que trabalham no Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, na Região Leste, receberão o imunobiológico na própria unidade.
O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, afirmou que o município está atuando com bastante cautela no processo de imunização em função do número reduzido de vacinas, e seguindo as orientações do Ministério Público. Até o momento, segundo ele, Barra Mansa recebeu 6.370 doses da vacina contra a Covid-19. Deste quantitativo, 4.115 doses (2.255 da Coronavac + 1.860 da Oxford/AstraZeneca) foram destinadas à primeira fase da imunização de profissionais específicos da saúde. O segundo lote da Coronavac (2.255 doses) atenderá a segunda fase da imunização.

Saindo (I) – Enquanto José Geraldo, o Zeca, entrava pela porta dos fundos na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, vindo de Volta Redonda, onde chegou a presidir o Saae-VR, o diretor executivo da autarquia em Barra Mansa, Fanuel Fernandes, saía pela porta da frente do órgão depois de pedir demissão do cargo ao próprio prefeito Rodrigo Drable.

Saindo (II) – Oficialmente, a saída de Fanuel não teve a ver com a nomeação de Zeca, que chegou a trabalhar com Jonas Marins, ex-prefeito de Barra Mansa, e com Samuca, ex-prefeito de Volta Redonda, com quem Rodrigo Drable andou trocando farpas durante os últimos quatro anos. Nos bastidores, entretanto, há quem garanta que Fanuel não gostou nada, nadica de nada, de ter Zeca pelas costas. O aQui na edição passada, inclusive, chegou a sugerir a Fanuel que colocasse as barbas de molho.

Saindo (III) – Uma fonte do aQui garante que, por enquanto, Rodrigo Drable não pretende efetivar Zeca no comando do Saae de Barra Mansa. Mas na política tudo é possível… Exemplo foi a contratação de Zeca, que teria um QI (Quem indicou) forte descendo a Serra das Araras. O mesmo que teria indicado o ilustre barramansense Horácio Delgado para secretário de Obras no início do governo Wilson Witzel. Horácio e Zeca, como se sabe, faziam parte do governo comunista Jonas Marins.

Saindo (IV) – Procurado, o prefeito Rodrigo Drable limitou-se a dizer que anunciará, em breve, o nome do novo presidente do Saae-BM.

Entrando – Na manhã de ontem, sexta, 5, o prefeito Rodrigo Drable anunciou o nome do novo presidente do Saae-BM. É Adilson Delgado Rezende, que ocupava o cargo de secretário de Administração.]

Boato – Na quinta, 4, o vereador Deco apostava suas fichas na nomeação de Zeca para o lugar de Fanuel. Perdeu a aposta.

Covid-19 (I) – A secretaria de Saúde de Barra Mansa começa hoje, sábado, 6, a vacinação para idosos com mais de 90 anos e que residem no município. Será pelo sistema drive thru, aquele onde a pessoa é atendida no próprio carro, das 8 às 13 horas, no pátio da prefeitura local. A estimativa é que sejam vacinadas 450 pessoas.

Covid-19 (II) – Para ser imunizado, o idoso precisa ter nascido até 1930 e estar acompanhado de uma pessoa saudável. Será necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora. Não serão atendidos idosos que forem ao local de vacinação a pé. Os que não tiverem condições de comparecer ao drive thru, deverão ir ao Centro de Especialidade Médica (CEM), na segunda, 8, a partir das 14 horas.

Vacina – A secretaria de Saúde também começou a disponibilizar ontem, sexta, 5, a vacinação para os profissionais de saúde com mais de 45 anos e que fazem parte do seguinte grupo: enfermeiros, médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos de área hospitalar, odontólogos, ASB e THD, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, de laboratórios e de imagem. O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, frisou que somente os profissionais de saúde ativos é que estão recebendo as doses. Há controvérsias…

Deu mole – Na noite de quinta, 4, um famoso barramansense, bem conhecido dos políticos locais, foi flagrado na Avenida Beira Rio, no Centro, acompanhado por dois travestis. Estavam em um carro preto, garante uma fonte do aQui.

Apps – A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa voltou a fiscalizar o transporte público do município, a fim de coibir atividades irregulares. Na terça, 2, a ação aconteceu próximo à Avenida Prefeito João Chiesse Filho, no Centro, com foco principal nos carros que atuam de forma ilegal e não fazem parte de serviços por aplicativos.
De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Willian Pereira, a operação não teve o objetivo de combater os motoristas que trabalham de forma legal e sim conter o crescimento do transporte irregular no município. “Esse tipo de trabalho pode colocar em risco a vida de quem o utiliza, como já vimos em outras cidades. Nós não conhecemos as pessoas que atuam por trás deste serviço e não temos controle nenhum”, ressaltou.

Dinheiro na conta (I) – Na terça, 2, o prefeito Rodrigo Drable anunciou o pagamento integral das férias para os professores da rede pública municipal de ensino. “Apesar da pandemia e das inúmeras dificuldades, é in-questionável a importância e nosso respeito por essa classe. Muitos municípios não estão conseguindo pagar seus funcionários, pois estão encalacrados com dificuldades herdadas de outras gestões, como nós também enfrentamos no início. Mas com planejamento e gestão justinha, estamos sobrevivendo e honrando o compromisso com nossos professores”, disse.

Fake news – A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa teve um trabalho danado para esclarecer que é falsa a informação de que o município estaria aceitando inscrições para o recebimento de um auxílio, intitulado “Programa Vale Mercado 2021”, no valor de R$ 121 mensais. Os engraçadinhos, pelo WhatsApp, orientavam os interessados a realizar um cadastro, via site não oficial da prefeitura, fornecendo seus dados pessoais. Importante: qualquer cadastro referente a ações do Executivo deve ser feito exclusivamente em setores da administração municipal, após ampla divulgação nos canais oficiais de comunicação, pelo site oficial www.barramansa.rj.gov.br e na imprensa local.

Econect – Pensando em uma cidade mais sustentável, a secretaria de Meio Ambiente firmou parceria com a Conect Telecom, provedor de Internet Banda Larga, para desenvolver o projeto Econect. A iniciativa consiste em estimular o pagamento on-line das faturas da empresa. Para cada pagamento efetuado, será plantada uma árvore.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, o intuito é reduzir a impressão de faturas em papel, protegendo florestas, poupando o consumo de recursos naturais, principalmente a água, necessária em grande volume no processo de produção da celulose, e assim, evitar o desmatamento. “Estamos trabalhando com a meta de levar esta experiência para outros segmentos da economia”.
O gerente de Unidade de Conservação, Douglas Muniz, disse que a própria empresa encaminhou a proposta à pasta. “As mudas destinadas ao plantio são nativas da Mata Atlântica, como ipês, quaresmeira e goiabeira, e produzidas no Horto Florestal Carlos Firmino, localizado no bairro Água Comprida”.
A cada boleto retirado pelo Conect SAC será realizado o plantio de uma muda em local indicado pela secretaria de Meio Ambiente.

Peixes – Agentes da Fiscalização Ambiental de Barra Mansa coletaram na tarde de segunda,1, e na manhã de terça, 2, amostras de água do Córrego Carioca, com a finalidade de investigar a mortandade de peixes registrada no Rio Bocaina. As amostras foram enviadas para análise. Os peixes apareceram mortos no Rio Bocaina, que corta o bairro Siderlândia. De acordo com o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, os guardas ambientais fizeram o percurso a montante, ou seja, rio acima. “Eles percorreram o Rio Bocaina e o Córrego Carioca e constataram que somente após o Centro de Tratamento de Resíduos as águas estão turvas, apresentam cheiro forte e os peixes mortos. Diante deste fato, procederam com a investigação e encontraram um ponto de vazamento de chorume, na estação da Central de Tratamento de Resíduos. No local, os dejetos estavam sendo despejados na rede de drenagem de águas pluviais”, relatou Vinícius.

Vacina (I) – A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria de Saúde, disponibilizou um e-mail específico para atender aos profissionais de saúde dos hospitais privados que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 e ainda não foram vacinados. Para solicitar a imunização, cada instituição deve enviar mensagem para: vacinacaocovid.
[email protected], com os dados do estabelecimento e o quantitativo de funcionários. Logo em seguida, a secretaria fará uma avaliação minuciosa para então liberar as doses do imunobiológico, conforme elas forem sendo enviadas pelo Ministério da Saúde.

Legislativo – A Câmara de Barra Mansa realizou na segunda, 1, a sessão de instalação do período ordinário, abrindo oficialmente os trabalhos do Legislativo em 2021. Na terça, 2, foram eleitos os membros das comissões permanentes. Durante a sessão, o presidente da Casa, Luiz Furlani, ressaltou que o ano começou com algumas dificuldades, e uma delas foi o estado da sala e dos equipamentos para a transmissão das sessões ao vivo. “Estamos com problemas estruturais, a Câmara está sem som e vídeo, e os equipamentos estão queimados. Estamos providenciando, com urgência, para que a situação seja resolvida, mas existem trâmites que não podem ser ignorados e temos que cumprir”, disparou o parlamentar. Eita!

Parto – O Hospital da Mulher, no Ano Bom, realizou na sexta, 29, o primeiro parto em paciente acometida pela Covid-19 durante a gestação. A mulher, de 28 anos, que preferiu não ser identificada, descobriu a contaminação na 39ª semana de gravidez. A pediatra que assistiu o bebê, Ana Paula Rocha, disse que a criança nasceu de nove meses e clinicamente não apresenta nenhum sinal relacionado à evolução da Covid. “Ela está respirando bem, tem reflexos de sucção, com boas condições de vitalidade e sem nenhum problema aparentemente. Assim sendo, seguimos o protocolo sanitário, evitando o contato pele a pele com a mãe nos primeiros minutos de vida. Durante a amamentação, a mãe deve fazer uso sistemático da máscara de proteção facial. Por enquanto, está tudo dentro da normalidade, mas estamos atentos a sinais de febre, diarreia e outros que podem ser associados ao novo coronavírus”, ressaltou.

Remédios – Até o próximo dia 18, uma quinta-feira, a prefeitura de Barra Mansa estará aceitando propostas de fornecimento de azitromicina e ivermectina, remédios que a população, mesmo sem comprovação científica, anda comprando para o combate à Covid-19. O pregão será realizado no dia 18, às 9h30min.

Médicos – A secretaria de Saúde de Barra Mansa está promovendo um chamamento público (001/2021) para contratar diversos médicos, de diferentes especialidades para atendimento à gerência de atenção Especializada aos usuários do SUS. As inscrições devem ser feitas até o dia 22, às 10 horas. Mais detalhes em [email protected] ou pelo telefone (24) 21063411.

Minério (I) – A secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa e a empresa A & D Extração e Moagem de Minérios firmaram uma parceria para a utilização do pó de rocha remineralizador de solos na agricultura local. O produto, extraído no município, beneficia os produtores na reestruturação da terra, liberação de potássio no solo, enraizamento e aumento da produtividade.

Minério (II) – Inicialmente serão implantadas unidades demonstrativas onde serão realizados experimentos com o pó de rocha remineralizador de solos. Em uma área, o plantio receberá o produto e em outra não será aplicado o material. Posteriormente será feito o dia de campo, onde será apresentada a sua eficiência.

Minério (III) – O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, falou sobre o surgimento do projeto. “Já existia um relacionamento com a mineradora e já tinha utilizado o produto, que é novo, mas que tem dado um resultado bom no campo, no plantio. Com isso, surgiu a ideia da parceria. O produto existe no município, pode ser usado em diversos tipos de agricultura, inclusive na orgânica. Então vamos implantar as unidades”.

Deixe um comentário