quinta-feira, março 28, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Segurança – Representantes da Guarda Municipal, Bombeiros e as polícias Civil e Militar se reuniram na secretaria de Ordem Pública para definir o esquema de segurança durante os quatro dias de carnaval em Barra Mansa. Ficou acertado que cerca de 50 homens farão os serviços de atendimento e proteção ao público no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Beira Rio. Nos bairros, os foliões também contarão com a presença ostensiva dos GMs. A expectativa é de que o Carnaval atraia mais de cinco mil foliões ao centro da cidade.

Trânsito – A Rua Presidente Getúlio Vargas, no Centro, será um dos locais com maior concentração de foliões, por conta do Calçadão Dama do Samba. E desde ontem, sexta, 21, a via está fechada ao trânsito de veículos, na altura da Rua José Cardoso Guimarães Cotia. Ficará fechada até quarta, 26.

Normas – De acordo com o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, algumas normas deverão ser respeitadas pelos foliões. “Não será permitida a entrada de pessoas com garrafas de vidro. E vamos ficar atentos ao comércio clandestino de bebidas”, disse, garantindo que só será permitida a venda do produto através de ambulantes credenciados”.

Ponto facultativo – A Prefeitura de Barra Mansa decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda (24) e quarta (26), retornando as atividades apenas na quinta, 27, às 8 horas.

Óculos (I) – Na sexta, 14, o prefeito Rodrigo Drable participou da entrega de novos óculos para a população idosa de baixa renda e alunos da rede municipal de ensino. Foi na Fábrica de Óculos, que fica no pátio da prefeitura e que, desde a sua criação, em julho de 2019, já distribuiu mais de 300 unidades, uma média de 40 por mês. Aproveitando a oportunidade, Rodrigo pediu para aos que receberam óculos que espalhassem a notícia para que mais pessoas usufruam do serviço. “Quero somente pedir para que nos ajudem a disseminar a informação, espalhar o que é bom”, pediu. Ele está certo.

Óculos (II) – Para receber um par de lentes, os interessados devem ter mais de 65 anos e procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência para que seja feita a primeira avaliação. Além disso, também há a opção de comparecer ao setor de Cadastro Único (CadÚnico), no pátio da Prefeitura. Já os jovens são encaminhados através das unidades escolares ao Centro de Especialidade Médica (CEM). Logo após a consulta, o próprio centro envia o requerimento das lentes para a Fábrica de Óculos. Para que o processo aconteça, é necessário que o aluno prove assiduidade escolar.

Colégio Washington Luiz – Após anos de longa espera, as obras do Colégio Washington Luiz, localizado à Rua Alfredo de Almeida, na Saudade, foram finalizadas e entregues na noite de sexta, 14, com a presença do prefeito Rodrigo Drable. Tem mais. As aulas foram retomadas na segunda, 17. Com quase cinco décadas, a unidade atende 652 estudantes da educação infantil ao pós-médio.

De acordo com o prefeito, em 1971 o Colégio Washington Luiz foi inaugurado pelo seu avô, Marcelo Drable e, segundo ele, entregar a reforma foi motivo de muito orgulho e felicidade. “Em 2017, em Barra Mansa, algumas escolas estavam fechadas por diversos motivos e eu sempre soube que essa seria uma realidade que teríamos que trabalhar para resolver, pois compromete a vida das crianças. Além disso, nos deparamos com algo muito grave, que era a contratação irregular das reformas de algumas unidades, e não podemos finalizar um processo que foi iniciado de forma errada. Isso tem penalidade no futuro, por isso decidimos fazer as coisas certas do jeito certo. Isso muitas vezes demora, gera insatisfação e transtorno, mas é o modo que decidimos trabalhar”, explicou. 

Meio Ambiente – O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, foi empossado como diretor do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul. A posse aconteceu durante a 39ª reunião ordinária do órgão, no Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Nilo Peçanha, em Pinheiral.

Parque Centenário – O Parque Natural Municipal Centenário, o popular Jardim das Preguiças, funcionará até às 12 horas durante o Carnaval, entre os dias 22 e 25 de fevereiro. A medida é da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e visa preservar a unidade e proteger os animais, como preguiças e aves, que ali habitam.

PSL – O PSL de Barra Mansa abriu as portas do partido para receber, de braços abertos, J. Chagas (ex-Avante) e integrantes do seu grupo político. J. Chagas foi candidato a prefeito pelo PSL em 2016, ficando na quarta colocação com 6.549 votos. Em 2018, pelo Avante, foi candidato a deputado federal, obtendo 7.241 votos. Apesar disso, ele garantiu que não será candidato a prefeito e nem a vereador. “Meu projeto é ajudar o prefeito Rodrigo Drable, o PSL e consequentemente Barra Mansa”, justificou.

Desabamento – A Defesa Civil de Barra Mansa foi acionada na noite de quarta, 19, por volta das 20 horas, para atender um chamado de emergência na Avenida dos Aposentados, 1.115, na Vista Alegre. No local, houve o desabamento de uma casa (ver foto). Felizmente ninguém foi ferido.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp