Grampos Barra Mansa

Numa boa – O prefeito Rodrigo Drable anda se relacionando bem com o governador Wilson Witzel, com quem trocou dois dedos de prosa na tarde de quinta, 13, tendo como testemunhas o deputado estadual Marcelo Borges e o ex-prefeito de Volta Redonda, Gotardo Netto (ver foto). No encontro, Witzel prometeu retornar a Barra Mansa, em julho, para anunciar algumas novidades para a cidade, durante a realização do Festival Internacional de Música. A ideia é declarar Barra Mansa a cidade estadual da música. “Ele irá apadrinhar o evento e muita coisa boa será revelada neste dia, mas eu não vou contar. Não quero estragar a surpresa”, disse Rodrigo.

Aprovado – A Câmara de Barra Mansa aprovou as contas do governo Rodrigo Drable referente ao exercício de 2017, com algumas ressalvas e determinações contidas no parecer prévio do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio).

Bancos – A prefeitura de Barra Mansa vai firmar parceria com uma instituição financeira, credenciada pelo Banco Central, que possa oferecer empréstimos pessoais, do tipo consignado, aos servidores públicos municipais ativos, aposentados e pensionistas da administração direta ou indireta. O credenciamento vai até quarta, 26.

Posse (I) – A nova diretoria da Associação Comercial de Barra Mansa tomou posse na noite de segunda, 10, durante cerimônia realizada no auditório da entidade. Ela será comandada pelo empresário, Bruno Paciello Sobrinho, 35, até 2021. O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Rodrigo Drable e o deputado estadual Marcelo Borges. “Precisamos unir forças para recuperar os valores que perdemos. E fico esperançoso em saber que aqui tem tantas pessoas que dedicam suas vidas em prol do desenvolvimento de Barra Mansa. Essa união entre o poder público e as entidades de classe do município é o que fará a diferença em nossos resultados”, avaliou Rodrigo, destacando a importância da união em seu discurso.

 

Posse (II) – Rodrigo aproveitou para destacar que o desenvolvimento econômico de Barra Mansa está diretamente ligado a outras áreas. “Precisamos fortalecer eixos como educação e saúde para que a cidade volte a progredir. Isso não é fácil, mas juntos somos capazes de desenvolver um trabalho com bons resultados. Fico feliz em ver, reunidas nesta Casa, tantas pessoas que são apaixonadas por Barra Mansa”, pontuou.

 

Reforma (I) – Na manhã de terça, 11, acompanhado pelo vereador Elias do Corbama, Rodrigo vistoriou duas importantes obras no município: a reforma integral do Colégio Municipal Washington Luiz e a revitalização do Parque Natural, ambas na Saudade. De acordo com o prefeito, a expectativa é de que as obras do Colégio Washington Luiz sejam finalizadas no segundo semestre. “Queremos transferir, ainda em 2019, os 780 alunos que estão estudando no Ciep Bom Pastor para esta unidade”, disparou.

 

Reforma (II) – Já em relação ao Parque Natural, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, conta que o espaço oferecerá um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, plantadas visando despertar os sentidos, principalmente o tato e o olfato de portadores de deficiência. “Dessa maneira avançamos um pouco mais na proposta de uma arrecadação socioambiental inclusiva”, ressaltou Beleza.

 

Ameaça – O Saae-BM programou para o próximo sábado, 23, a substituição de parte da tubulação da ETA Nova, por onde a água tratada é transportada por filtro até o reservatório da unidade. A medida será realizada em caráter de prevenção. Segundo informações de Fanuel Fernando, presidente do órgão, a tubulação de 500 milímetros ameaça se romper. “Não podemos correr esse risco, pois comprometeria o abastecimento de água em 70% do município. Estamos finalizando o processo de licitação para a contratação de empresa responsável pelo serviço”, destacou, lembrando que a ETA Nova foi inaugurada em setembro de 1992, e desde então, nunca teve o sistema de tubulação substituído.

Rosa (I) – Não há quem não tenha passado pelo centro de Barra Mansa na manhã de sexta, 7, e não tenha ficado curioso com a presença de carro, todo rosa, desfilando pelas principais avenidas da cidade. Trata-se da nova viatura do projeto ‘Patrulhamento da Mulher’, criado para ser um canal de denúncias para casos de violência contra a mulher, além de fiscalizar e punir quem comete qualquer tipo de crime dessa natureza. O serviço também funciona como canal de denúncia anônima através do WhatsApp (24) 98147-9229, ou pelo telefone de plantão da Guarda Municipal (24) 3028-9339.

 

Rosa (II) – De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, um dos compromissos do governo foi retomar as atividades em prol da mulher. “Estamos avançando e acompanhando os principais anseios da população. É um dia muito especial para o município. Estamos reati-vando os serviços do Núcleo de Atendimento a Mulher (Nuam), e, em breve, teremos mais novidades. Estou muito feliz em poder contar com a parceria que temos tido com as Polícias Militar e Civil”, avaliou Rodrigo. 

 

Torneio Leiteiro – Termina amanhã, domingo, 16, o tradicional Torneio Leiteiro de Antônio Rocha, distrito de Barra Mansa, com direito a praça de alimentação e visitação aos animais participantes. Detalhe: além da entrada franca, a festa conta com a circulação de ônibus extras.

 

Verbas – O deputado federal Luiz Lima (PSL) anunciou que destinou verbas do orçamento da União para beneficiar diversos municípios da região, entre eles Volta Redonda, que terá R$ 300 mil para utilizar nos serviços de atenção básica da Saúde.  Pena que o parlamentar tenha deixado Barra Mansa de lado. 

 

Avante – Vinicius Cordeiro, presidente do diretório estadual do Avante no estado do Rio, sonha em lançar um nome à sucessão de Rodrigo Drable. Quem se habilita? Drable.

 

Rialto (I) – A comunidade do distrito de Rialto ganhou um presente na noite de segunda, 10, quando o prefeito Rodrigo Drable inaugurou uma escola totalmente reformada. Detalhe: a unidade desde a década de 1935 nunca havia passado por uma grande intervenção. “Quando assumi o governo, fiquei com vergonha de ter uma escola nessas condições na nossa rede de ensino. Para se ter ideia, a unidade tinha ar condicionado ensacado em cima de armários enquanto as crianças suavam e sofriam com tamanha intensidade do calor”, disparou o prefeito em sua fala. “Nunca ninguém se dignou a fazer as instalações elétricas necessárias para o funcionamento dos aparelhos”, desabafou.

 

Rialto (II) – “Não é a escola que eu sonhei. Se pudesse, construiria outra. No entanto, é a melhor que hoje podemos ter. A escola está linda e agradável, e foi transformada num ambiente digno para as nossas crianças. Tudo isso é o resultado do esforço do trabalho em equipe, da diretora que ao longo do período de realização da obra fez o controle financeiro e de material. Ela fez o papel de mestre de obra”, destacou.

 

Rialto (III) – A diretora da Escola Municipalizada de Rialto, Márcia Carolina Ramos Silva Marinho, agradeceu ao prefeito pelo olhar carinhoso que teve com a escola e a comunidade. “Nossos alunos ganharam um colégio bonito e decente. Fui de sala em sala pedindo a cada um deles para que zelem e cuidem desse espaço, pois esperamos muito por um prefeito que tivesse essa atenção com a gente”, agradeceu.  

 

Economia – Na inauguração da reforma da escola, Rodrigo lembrou que já inaugurou três creches em 2019 e que, até dezembro de 2020, entregará outras três unidades. Comentou ainda sobre a geração de emprego. “Tenho lido sobre a pretensão de instalação de empresas em algumas localidades do país, mas efetivamente nada foi concretizado. Enquanto isso, aqui em Barra Mansa, vamos avançando seguindo a vocação econômica do município, que é o comércio. Vamos inaugurar em breve um hipermercado e gerar 450 empregos”, comparou, referindo-se à Rede Royal de Volta Redonda, que vai abrir uma nova loja em Barra Mansa.

Deixe uma resposta