terça-feira, abril 16, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

BRASÍLIA (I) – Na sexta, 17, alguns vereadores de Barra Mansa estiveram com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em Brasília. Daniel Maciel, Gustavo Gomes e Wagner Teixeira, o Waguim, aproveitaram para pedir recursos para o município, castigado pelas chuvas de verão. Aproveitaram e convidaram Alckmin para visitar Barra Mansa.
“Pedimos que o vice-presidente olhe pelo nosso município, para podermos resolver o problema de muitos bairros que ainda precisam de reservatórios de água e melhorarmos nossa capacidade de tratar esgoto. Agradeço pela receptividade e aguardamos o vice- presidente agora em Barra Mansa”, contou Waguim.

BRASÍLIA (II) – Já o vereador Gustavo Gomes aproveitou para falar com Alckmin acerca de geração de empregos. “A nossa região será muito beneficiada, pois temos no estado agora a Lei do Aço, que reduzirá o ICMS para empresas do setor. Temos a CSN e algumas outras que estão vindo, pois se enquadram nessa lei. A previsão é de que dois mil postos de trabalho sejam gerados no Sul Fluminense e precisamos que Barra Mansa esteja no radar do governo Federal para investimentos”, lembrou.

LIGHT – Com as chuvas que castigaram Barra Mansa e outras cidades, como Volta
Redonda, ficou evidente o despreparo da Light para enfrentar os constantes ‘apagões’ que atingem os bairros dos dois municípios. E a Aciap-BM não dormiu no ponto, convocando os representantes da empresa para uma reunião na noite de segunda, 20, para tentar esclarecer as constantes quedas de energia. A equipe da concessionária, é claro, tentou jogar a culpa em São Pedro. As demandas apresentadas foram listadas pela empresa, que se comprometeu a verificar cada caso para buscar a solução necessária. Ou seja, tem tudo para não dar em nada.

RACIAL – A Escola Municipal Damião Medeiros, do Paraíso de Baixo, promoveu na terça, 21, um debate sobre igualdade racial, em alusão ao Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial, com a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/VR, Eliege Domingos, que reafirmou a importância da convivência harmônica em sociedade, independentemente da cor da pele, opção religiosa e outras diferenças. O Negritude Damião foi criado em 2017 e as práticas antirracistas realizadas pela unidade renderam à escola, em 2022, a indicação ao prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero.

COLCHÕES – A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa rece- beu, na quarta, 22, cerca de 40 colchões doados pela ArcelorMittal. Eram 10 de casal e 30 de solteiro. Os colchões serão destinados aos moradores que já possuem cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

IR (I) – A Declaração do Imposto de Renda possui algumas particularidades pouco conhecidas pelos contribuintes. Uma delas é a possibilidade de destinar parte do imposto para projetos sociais e ajudar instituições filantrópicas de maneira fácil e sem custo. Pensando nisso, a CDL Barra Mansa está promovendo mais uma campanha para incentivar seus associados a fazerem doações para as entidades beneficentes da cidade.
“Muitas pessoas desconhecem a modalidade de se fazer uma boa ação ao declarar o Imposto de Renda. E a CDL quer justamente divulgar essa opção, para que as pessoas possam, de forma simples, ajudar a mudar a realidade das crianças, adolescentes e idosos em nosso município e contribuir com a nossa cidade. Se informe com seu contador e peça orientação sobre o assunto”, pontuou o empresário e diretor- tesoureiro da CDL, Leonardo do Santos.

IR (II) – O prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) ano-base 2022 termina em 31 de maio. E caso o programa gerador da declaração apontar que o cidadão terá imposto a pagar neste ano, ele poderá transformar esse gasto em doação sem pagar nada a mais por isso. Em Barra Mansa, os beneficiados podem ser o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FECAD), o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (FEDPI) ou outro fundo municipal. A legislação permite que até 3% do chamado “imposto devido” seja convertido em doação no momento da entrega da declaração, desde que você tenha optado pelo modelo completo de tributação.

INTERDITADO – A Prefeitura de Barra Mansa interditou, na terça, 21, a área de um galpão que desabou na Rua Mauro Granato, na Boa Vista I. No momento do ocorrido não havia trabalhadores no local, portanto não houve feridos, e a empresa já tinha feito a retirada de equipamentos e materiais. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, inicialmente os imóveis no entorno não foram afetados, mas uma
análise mais detalhada dará um panorama sobre as condições do terreno. “Apenas o galpão estava interditado, mas a encosta que fica atrás nos preocupa. Diante da situação e para a segurança dos moradores, nós comunicamos o ocorrido ao Departamento de Recursos Minerais (DRM) e pedimos uma avaliação da área deslizada, para verificar o avanço da projeção”, explicou Abreu.

CRÉDITO – O secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, esteve no Ministério da Agricultura e Pecuária, em busca de linhas de crédito para auxiliar os produtores rurais do município que sofreram grandes perdas em consequência das chuvas que caíram no município. Segundo Beleza, dos cerca de 650 produtores rurais, pelo menos 90% foram impactados pelas chuvas. “Estamos buscando soluções que viabilizem a retomada das atividades comerciais e o fortalecimento dos produtores”, disse, lembrando que as linhas de crédito podem ser viabilizadas através do Pronaf Mais Alimentos (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura), e do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp