Medalhas – A sessão solene da Câmara contou ainda com a presença da deputada federal reeleita Daniela do Waguinho e do polêmico ex-deputado Eduardo Cunha, que não conseguiu se eleger como parlamentar por São Paulo. O deputado estadual Danniel Librelon e o futuro deputado Tande, eleito por Resende, também estiveram presentes, assim como o deputado estadual Leo Vieira.
Contas (I) – O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro deu parecer prévio favorável à aprovação das contas do prefeito Rodrigo Drable e da vice-prefeita Fátima Lima, referentes ao exercício de 2021. Agora, o parecer segue para apreciação dos vereadores de Barra Mansa. Tem tudo para ser aprovado.
Contas (II) – O parecer técnico do TCE, que em termos práticos não passa de um órgão apenas palpiteiro, mostra que Drable cumpriu o mínimo exigido em Saúde, aplicando 16,04% da receita, acima dos 15% determinados. “A aprovação das contas é uma prova de que estamos fazendo as coisas certas, do jeito certo. Não adianta ter apenas boa vontade. É preciso uma gestão comprometida com os melhores resultados possíveis, garantindo um futuro sustentável. Este é o testemunho de uma gestão séria que promove o desevolvimento da cidade”, ressaltou o prefeito.
Prêmio – Os professores Lucas Peres Guimarães e Geisa Porto, na foto, da Escola Vocacionada Socio- ambiental – Ciep Ada Bogato de Barra Mansa, ganharam o Prêmio Paulo
Freire, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio, durante sessão solene realizada na noite de segunda, 12.
Lucas, que é o diretor pedagógico da instituição, ganhou o reconhecimento na categoria ‘Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia’ pelo projeto ‘Do óleo para o sabão: por uma ciência empreendedora’. E, ao receber o prêmio, ressaltou os desafios enfrentados pela unidade. “Nossa escola está localizada em área de extrema vulnerabilidade social, as crianças já sabem reciclar muito bem e nós colocamos conhecimento em volta disso. Colocamos também a importância da ciência, nós buscamos a universalização do acesso ao conhecimento científico”,disse.
Já a professora de Educação Infantil Geisa Porto ganhou na categoria ‘Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva’ com o projeto ‘Inclusão TEA: reconexão com a natureza para superação de obstáculos’.
Covid-19 – A secretaria de Saúde divulgou na segunda, 12, que o total de doses aplicadas no município já ultrapassou a casa de 398.606, contando com a aplicação em jovens, adultos e doses pediátricas. Tem mais. Garante que até a data não havia ninguém hospitalizado com suspeita ou casos positivos de Covid-19. O município registra ao todo 128. 037 casos notificados desde o início da pandemia, com 43.014 positivos, 41.588 pessoas curadas, 85.022 casos descartados e 756 óbitos.
A coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, Yasmim Rio Verde, destacou a importância de manter a caderneta atualizada e não deixar a imunização para depois. “A vacina é de suma importância para amenizar os sintomas da Covid-19. Sempre deixamos claro para o munícipe que, mantendo o seu esquema de imunização em dia, as chances de desenvolvimento dos sintomas e da doença caem drasticamente” pontuou Yasmim.
Sangue – O Hemonúcleo de Barra Mansa está convocando a população para ajudar a repor o estoque sanguíneo do município, especialmente dos tipos A e O positivo.
Cidadão – Ao receber o título de cidadão barra- mansense, proposto pelo vereador Luiz Furlani, ainda presidente da Câmara de Barra Mansa, o deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos) prometeu que vai continuar trabalhando pela população de Barra Mansa. Para quem nunca o viuenemsabeoqueelejá fez pelo município, fica a dica: o parlamentar apresentou emenda para o ano que vem para a implantação do Café do Trabalhador. Ah, também está ‘acompanhando tudo para a reinauguração do Restaurante Popular Irmã Ruth’, conforme disse em release enviado aos jornais. Já é alguma coisa, né?
TAC (I) – A prefeitura de Barra Mansa firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para implantar e operacionalizar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). Pelo acordo, o projeto base
da unidade deverá ser apresentado até 31 de janeiro de 2023, com aquisição dos materiais até 31 de março e conclusão das obras até 30 de junho. Se tudo der certo, o atendimento à população deverá começar em 1o de julho de 2023.
TAC (II) – A prefeitura assumiu ainda o compromisso de compor e/ou treinar a equipe que atuará na unidade, e deverá ser composta por um profissional de serviço social; um profissional de psicologia; um recepcionista, e um advogado ou assessor jurídico para prestar atendimento jurídico ao público- alvo do equipamento. O não cumprimento das cláusulas do TAC sujeitará na aplicação de multa de R$ 20 mil por mês, sem prejuízo das demais sanções legais.
Praça da Liberdade – A Praça da Liberdade, também conhecida como a “Praça dos Caquinhos”, terá uma programação especial de Natal. Os shows começaram ontem, sexta, 16, e o local terá até uma praça de alimentação que ficará em funcionamento até o dia 27, sempre das 12 às 23 hs.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello, evidenciou que este evento é um dispositivo do ‘Sabadão de Compras’ – estendido para uma melhor experiência neste final de ano. “Até o dia 27 de dezembro teremos atrações na Praça da Liberdade. Aquele que quiser fazer as compras de fim de ano com calma, com um bom som e atratividades, pode ir ao Centro. Os food trucks ficam na praça, geram lazer. Além disso, ganhamos mais uma faixa de estacionamento na Avenida Joaquim Leite para maior comodidade aos munícipes”, comentou Bruno Paciello, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Veja a programação deste final de semana:
Dia 17, às 15 horas: show com Carlinhos Mininja
Dia 18, às 17 horas: show com Opsamba
Praça de alimentação até o dia 27/12, das 12 às 23 horas.
Homenagem – Na noite solene comemorativa dos Câmara de Vereadores concedeu ao secretário estadual das Cidades, Uruan Andrade, o título de cidadão barra- mansense e ainda a medalha Barão de Aiuruoca, conforme proposta apresentada por Gustavo Gomes e Luiz Furlani, respectivamente. O governador Cláudio Castro, que seria o homem da noite, não deu as caras. Coube a Uruan a obrigação de representá-lo.
Obras – Uruan, obviamente, aproveitou para ‘lançar’ duas importantes obras para o município: a pavimentação em mais de 15 bairros e a revitalização da Avenida Presidente Kennedy, principal via de ligação entre o Centro e o Ano Bom com Volta Redonda. Uma obra que já foi lançada pelo menos umas três vezes desde que Drable assumiu a prefeitura local.