Eu fico – No próximo dia 2 de dezembro, o governador eleito Cláudio Castro deve anunciar a composição da sua futura equipe. Tido como um dos prováveis nomes, o prefeito Rodrigo Drable disse, em rápida entrevista na tarde de quinta, 24, que sua indicação não ocorrerá. Por um simples motivo: “Eu não… Não posso abandonar a cidade agora com as obras iniciando!”, justificou, referindo-se às prometidas obras para Barra Mansa feitas por Castro antes das eleições. Tomara que saiam do papel, né?
Tempo de Natal
A secretaria de Desen- volvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa está se preparando para tentar fomentar a economia do município e organizando, em parceria com o Sicomércio, CDL e Aciap, ações especiais para o Natal. “Nós buscamos entender as necessidades dos nossos comerciantes, para impulsionar as vendas e assim fomentar a economia de Barra Mansa, que tem o comércio de rua muito forte. Dessa forma, avaliamos que o ‘Sabadão de Compras’ é mais vantajoso, mas não abandonamos o projeto do ‘Domingão de Compras’ – esse modelo de sucesso está sendo aplicado nos bairros, para assim movimentar a economia de forma geral”, declarou Bruno Paciello, titular da pasta.
Como uma forma de abertura das ações, hoje, sábado, 26, acontecerá o ‘Sabadão de Compras: Especial Black Friday’. “Essa é uma data que já entrou para o calendário do nosso comércio. Neste ano será no dia 25, então as entidades se reuniram com os empresários para estender os descontos até o sábado, dia 26, que terá o horário de funciona- mento ampliado e outras ações com o intuito de fomentar as vendas”, pontuou, lembrando que o ‘Sabadão de Compras’ vai ocorrer em todos os sábados de dezembro, sem o fechamento das avenidas centrais da cidade. “Como disse, nós vamos atender à demanda dos comerciantes e não fecharemos a avenida. O trânsito funcionará normal-mente, mas com o benefício do estacionamento na faixa da direita da Avenida Joaquim Leite. Além disso, para o entretenimento do público teremos food- trucks e outras atrações na Praça da Liberdade”, detalhou.
Com relação ao ‘Domingão de Compras’, Paciello anunciou que a próxima edição do evento ocorrerá na Vista Alegre, no dia 11 de dezembro. “Estamos organizando este evento da Vista Alegre e daqui a alguns dias nós já teremos todo o planejamento com relação a atrações, localização, horário e funcionamento do trânsito para divulgar à população”, concluiu o secretário.
Muda ou não muda (I) – O ainda deputado estadual Marcelo Cabeleireiro estaria deixando o DC, onde ocupa o cargo de presidente estadual da legenda, para se filiar ao Solidariedade. Integrante do SDD, Jackson Emerick disse ao aQui que a mudança pode ocorrer atéofimdoano.“O Marcelo foi oficialmente convidado pelo presidente estadual do Solidariedade, o deputado Áureo Ribeiro”, revelou, indo além. Garante que se o deputado aceitar o convite, ele será presidente do diretório municipal do partido em Barra Mansa. A respeito das eleições de 2024, Jackson limitou-se a dizer que as negociações irão envolver outras legendas. “Marcelo, aceitando o convite, certamente vai conversar com outros partidos em busca de uma frente ampla para ganhar a eleição”, pontuou.
Muda ou não muda (II) – Também procurado pelo aQui, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro foi categórico em afirmar que continua no DC. “Eu não saí”, dispa- rou. “Essa questão é só em 2024”, acrescentou, encer- rando a conversa sobre a mudança de partido.
Contabilidade – O prefeito Rodrigo Drable assinou um termo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ). A parce- ria vai beneficiar as secreta- rias e a Procuradoria e a Controladoria-Geral do Município.
Morador de rua – A Guarda Municipal de Barra Mansa apreendeu, na madrugada de quarta, 23, um morador em situação de rua de 35 anos que havia arrombado a porta principal do Hospital Menino Jesus, no Ano Bom. Detalhe: a ação só foi possível após denúncia postada por uma moradora do mes- mo bairro nas redes sociais. “Moro no bairro Ano Bom e passo em frente ao hospital Menino Jesus todos os dias. Um mendigo quebrou a porta de vidro principal e caiu caco para todo lado. O mesmo colocou suas coisas lá dentro dizendo que a partir daquele momento, ali seria um depósito de reciclagem”, postou ela. Como a postagem viralizou, a GM saiu em campo e, por volta das 4h30min, os GMs encontraram o morador de rua, que che- gou a negar ter invadido a unidade. Acabou confes- sando e foi levado para a 90a DP, onde foi consta- tado que já havia um mandado de prisão em seu nome e ele foi preso.
O comandante da GM, Paulo Sérgio Valente, ressaltou a importância de a população procurar a corporação para fazer denúncias para uma resolução ‘mais rápida dos casos’. “O lamento ocorreu apenas nas redes sociais. A cidadã não entrou em contato com a Guarda Municipal. Orientamos sempre as pessoas a liga- rem para a GMBM com o intuito de conseguirem uma resposta mais rápida e eficiente”, pontua, aproveitando para passar os telefones da GM: 3028- 9339 e 3028-9369.
Copa do Mundo – A Fundação Cultura de Barra Mansa vai promover hoje, sábado, 26, amanhã, domingo, 27, e na segunda, 28, a exemplo do que fez na quinta, 24, o evento ‘Sua Copa é na Fazenda da Posse’ com shows, área para as crianças, food- trucks, venda de cervejas artesanais e um telão para acompanhar os jogos do Catar, especialmente os do Brasil. A Fazenda da Posse é localizada na Barbará e o evento tem entrada franca.
O presidente da Fun- dação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo, convidou a população para aproveitar os jogos no local. “Identificamos um potencial muito grande para a atração de turismo regional para o nosso município a partir desses eventos. Além de um cartão-postal, a Fazenda da Posse é apresentada como um local adequado que proporciona lazer, diversão e contemplação do patrimônio cultural da nossa cidade”, crê.
Simulado – A Defesa Civil de Barra Mansa, a pedido do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, realizará um simulado de acionamento das sirenes e evacuação das famílias que se encontram em áreas de risco no bairro Metalúrgico, na região Leste, hoje, sábado, 26, às 9 horas.
ICMS ecológico – A prefeitura de Barra Mansa, através da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, passou a receber mais de R$ 505 mil de recursos ambientais entre 2021 e 2022. Com isso, o município cresceu 11% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico Estadual. A consulta aos índices do ICMS Ecológico pode ser realizada através do site do Observatório do ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro: www.icmsecologicorj.com.br.
V MostradeArte–A gerência de Educação Básica da secretaria de Educação de Barra Mansa está promovendo, desde quarta, 23, até 2 de dezembro, a V Mostra de Arte, evento que reúne trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação. A mostra acontece na galeria de arte do Sesc e conta com a participação de 22 escolas e um total de 5.937 alunos. Na mostra, eles apresentam desenhos, pinturas em tela, mosaicos, mandalas e produtos feitos de lã.
SONHO CONCRETIZADO
O prefeito Rodrigo Drable e o presidente do Detran-RJ, Adolpho Konder, fizeram questão de acompanhar, na quarta, 23, a realização da primeira prova de habilitação para condutores de motocicleta em Barra Mansa, mais precisamente no Parque da Cidade. E a primeira ninguém esquece. “É a concretização de mais um serviço há muito tempo aguardado pela sociedade barra-mansense. É bom para a cidade e favorece aqueles que querem regularizar a CNH para a condução de motos”, ressaltou Drable.
A proprietária de uma autoescola, Maria Judith Henriques, fez questão de estar presente. “Aguardamos por este momento há mais de 50 anos. Para a nossa cidade, representa um ganho enorme, pois as pessoas poderão realizar as aulas práticas e as provas aqui, economizando tempo e recursos”, justificou.
Instrutor de autoescola, Dreyfus dos Santos estava feliz. “Nossos alunos tinham que se deslocar até Volta Redonda, e alguns utilizavam dois ônibus para chegar na Ilha São João. As aulas e provas em nossa cidade facilitam a vida dos condutores e também ajudam a gerar mais empregos”, crê.
A previsão é de que o Detran disponibilize 180 vagas mensais para a realização das provas. Neste quantitativo já estão incluídas as cotas extras. Nesta primeira prova participaram cerca de 50 candidatos.