sexta-feira, setembro 13, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Eu fico – No próximo dia 2 de dezembro, o governador eleito Cláudio Castro deve anunciar a composição da sua futura equipe. Tido como um dos prováveis nomes, o prefeito Rodrigo Drable disse, em rápida entrevista na tarde de quinta, 24, que sua indicação não ocorrerá. Por um simples motivo: “Eu não… Não posso abandonar a cidade agora com as obras iniciando!”, justificou, referindo-se às prometidas obras para Barra Mansa feitas por Castro antes das eleições. Tomara que saiam do papel, né?

Tempo de Natal
A secretaria de Desen- volvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa está se preparando para tentar fomentar a economia do município e organizando, em parceria com o Sicomércio, CDL e Aciap, ações especiais para o Natal. “Nós buscamos entender as necessidades dos nossos comerciantes, para impulsionar as vendas e assim fomentar a economia de Barra Mansa, que tem o comércio de rua muito forte. Dessa forma, avaliamos que o ‘Sabadão de Compras’ é mais vantajoso, mas não abandonamos o projeto do ‘Domingão de Compras’ – esse modelo de sucesso está sendo aplicado nos bairros, para assim movimentar a economia de forma geral”, declarou Bruno Paciello, titular da pasta.
Como uma forma de abertura das ações, hoje, sábado, 26, acontecerá o ‘Sabadão de Compras: Especial Black Friday’. “Essa é uma data que já entrou para o calendário do nosso comércio. Neste ano será no dia 25, então as entidades se reuniram com os empresários para estender os descontos até o sábado, dia 26, que terá o horário de funciona- mento ampliado e outras ações com o intuito de fomentar as vendas”, pontuou, lembrando que o ‘Sabadão de Compras’ vai ocorrer em todos os sábados de dezembro, sem o fechamento das avenidas centrais da cidade. “Como disse, nós vamos atender à demanda dos comerciantes e não fecharemos a avenida. O trânsito funcionará normal-mente, mas com o benefício do estacionamento na faixa da direita da Avenida Joaquim Leite. Além disso, para o entretenimento do público teremos food- trucks e outras atrações na Praça da Liberdade”, detalhou.
Com relação ao ‘Domingão de Compras’, Paciello anunciou que a próxima edição do evento ocorrerá na Vista Alegre, no dia 11 de dezembro. “Estamos organizando este evento da Vista Alegre e daqui a alguns dias nós já teremos todo o planejamento com relação a atrações, localização, horário e funcionamento do trânsito para divulgar à população”, concluiu o secretário.

Muda ou não muda (I) – O ainda deputado estadual Marcelo Cabeleireiro estaria deixando o DC, onde ocupa o cargo de presidente estadual da legenda, para se filiar ao Solidariedade. Integrante do SDD, Jackson Emerick disse ao aQui que a mudança pode ocorrer atéofimdoano.“O Marcelo foi oficialmente convidado pelo presidente estadual do Solidariedade, o deputado Áureo Ribeiro”, revelou, indo além. Garante que se o deputado aceitar o convite, ele será presidente do diretório municipal do partido em Barra Mansa. A respeito das eleições de 2024, Jackson limitou-se a dizer que as negociações irão envolver outras legendas. “Marcelo, aceitando o convite, certamente vai conversar com outros partidos em busca de uma frente ampla para ganhar a eleição”, pontuou.

Muda ou não muda (II) – Também procurado pelo aQui, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro foi categórico em afirmar que continua no DC. “Eu não saí”, dispa- rou. “Essa questão é só em 2024”, acrescentou, encer- rando a conversa sobre a mudança de partido.

Contabilidade – O prefeito Rodrigo Drable assinou um termo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ). A parce- ria vai beneficiar as secreta- rias e a Procuradoria e a Controladoria-Geral do Município.

Morador de rua – A Guarda Municipal de Barra Mansa apreendeu, na madrugada de quarta, 23, um morador em situação de rua de 35 anos que havia arrombado a porta principal do Hospital Menino Jesus, no Ano Bom. Detalhe: a ação só foi possível após denúncia postada por uma moradora do mes- mo bairro nas redes sociais. “Moro no bairro Ano Bom e passo em frente ao hospital Menino Jesus todos os dias. Um mendigo quebrou a porta de vidro principal e caiu caco para todo lado. O mesmo colocou suas coisas lá dentro dizendo que a partir daquele momento, ali seria um depósito de reciclagem”, postou ela. Como a postagem viralizou, a GM saiu em campo e, por volta das 4h30min, os GMs encontraram o morador de rua, que che- gou a negar ter invadido a unidade. Acabou confes- sando e foi levado para a 90a DP, onde foi consta- tado que já havia um mandado de prisão em seu nome e ele foi preso.
O comandante da GM, Paulo Sérgio Valente, ressaltou a importância de a população procurar a corporação para fazer denúncias para uma resolução ‘mais rápida dos casos’. “O lamento ocorreu apenas nas redes sociais. A cidadã não entrou em contato com a Guarda Municipal. Orientamos sempre as pessoas a liga- rem para a GMBM com o intuito de conseguirem uma resposta mais rápida e eficiente”, pontua, aproveitando para passar os telefones da GM: 3028- 9339 e 3028-9369.

Copa do Mundo – A Fundação Cultura de Barra Mansa vai promover hoje, sábado, 26, amanhã, domingo, 27, e na segunda, 28, a exemplo do que fez na quinta, 24, o evento ‘Sua Copa é na Fazenda da Posse’ com shows, área para as crianças, food- trucks, venda de cervejas artesanais e um telão para acompanhar os jogos do Catar, especialmente os do Brasil. A Fazenda da Posse é localizada na Barbará e o evento tem entrada franca.
O presidente da Fun- dação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo, convidou a população para aproveitar os jogos no local. “Identificamos um potencial muito grande para a atração de turismo regional para o nosso município a partir desses eventos. Além de um cartão-postal, a Fazenda da Posse é apresentada como um local adequado que proporciona lazer, diversão e contemplação do patrimônio cultural da nossa cidade”, crê.

Simulado – A Defesa Civil de Barra Mansa, a pedido do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, realizará um simulado de acionamento das sirenes e evacuação das famílias que se encontram em áreas de risco no bairro Metalúrgico, na região Leste, hoje, sábado, 26, às 9 horas.

ICMS ecológico – A prefeitura de Barra Mansa, através da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, passou a receber mais de R$ 505 mil de recursos ambientais entre 2021 e 2022. Com isso, o município cresceu 11% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico Estadual. A consulta aos índices do ICMS Ecológico pode ser realizada através do site do Observatório do ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro: www.icmsecologicorj.com.br.

V MostradeArte–A gerência de Educação Básica da secretaria de Educação de Barra Mansa está promovendo, desde quarta, 23, até 2 de dezembro, a V Mostra de Arte, evento que reúne trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação. A mostra acontece na galeria de arte do Sesc e conta com a participação de 22 escolas e um total de 5.937 alunos. Na mostra, eles apresentam desenhos, pinturas em tela, mosaicos, mandalas e produtos feitos de lã.

SONHO CONCRETIZADO
O prefeito Rodrigo Drable e o presidente do Detran-RJ, Adolpho Konder, fizeram questão de acompanhar, na quarta, 23, a realização da primeira prova de habilitação para condutores de motocicleta em Barra Mansa, mais precisamente no Parque da Cidade. E a primeira ninguém esquece. “É a concretização de mais um serviço há muito tempo aguardado pela sociedade barra-mansense. É bom para a cidade e favorece aqueles que querem regularizar a CNH para a condução de motos”, ressaltou Drable.
A proprietária de uma autoescola, Maria Judith Henriques, fez questão de estar presente. “Aguardamos por este momento há mais de 50 anos. Para a nossa cidade, representa um ganho enorme, pois as pessoas poderão realizar as aulas práticas e as provas aqui, economizando tempo e recursos”, justificou.
Instrutor de autoescola, Dreyfus dos Santos estava feliz. “Nossos alunos tinham que se deslocar até Volta Redonda, e alguns utilizavam dois ônibus para chegar na Ilha São João. As aulas e provas em nossa cidade facilitam a vida dos condutores e também ajudam a gerar mais empregos”, crê.
A previsão é de que o Detran disponibilize 180 vagas mensais para a realização das provas. Neste quantitativo já estão incluídas as cotas extras. Nesta primeira prova participaram cerca de 50 candidatos.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp