sábado, setembro 7, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Ginásio – O prefeito Rodrigo Drable continua eufórico com a possibilidade de Barra Mansa contar, dentro em breve, com o maior ginásio poliesportivo do Sul Fluminense. Ele será construído na Rua da Imprensa, 169, no antigo terreno do Saae, em frente à Igreja Wesleyana do Ano Bom. Detalhe: a quadra terá tamanho oficial para promover competições internacionais. Provocado a falar sobre o assunto, já que o ginásio do Recreio do Trabalhador em Volta Redonda, que pertence à CSN, era tido até então como o principal da região, Drable foi irônico. Disse que o tamanho da quadra do Recreio não teria as dimensões oficiais. Muito pelo contrário. “Não tem, não, vai lá medir”, sugeriu, para logo acrescentar: “O Ginásio do Ano Bom será único. Será o maior e terá dimensões oficiais (quadra e ginásio) com capacidade de receber público para competições internacionais. Será o mais bonito e vai ficar na melhor cidade da região”, gabou-se.

Visita – O prefeito Rodrigo Drable, ao lado do presidente da Câmara, Luiz Furlani, recebeu na tarde de quarta, 22, em seu gabinete, os alunos do 4º ano da Creche Escola Favo de Mel, do Santa Rosa. No encontro, os estudantes fizeram várias perguntas aos dois acerca das funções e atribuições exigidas nos cargos que ocupam. Uma delas foi sobre as conquistas, e Drable não deixou por menos: “A realização de projetos, que até então eram sonhos, como o pátio de manobras, e os avanços na área da Saúde, entre eles a reforma e construção de novos postos nos bairros”, disse.

Benefício – Por determinação da direção do Previbam (Fundo de Previdência Social de Barra Mansa), os servidores públicos do município que não se recadastraram no Censo de 2021 terão os salários suspensos a partir deste mês. A listagem já foi enviada à prefeitura e, pelas redes sociais, o prefeito Rodrigo Drable foi duro ao comentar o caso: “Atenção, Funcionários: Após meses de chamada e avisos, quem não fez o Censo Previdenciário, será suspenso da folha até que o faça. Não foi por falta de aviso e nem de pedido”, escreveu, revelando que a prefeitura de Barra Mansa tinha cerca de 400 casos de funcionários que não fizeram o censo obrigatório. Ou seja, 400 podem ficar sem salários ainda em junho.
Para regularizar a situação e evitar que o pagamento seja suspenso, o prefeito lembra que é preciso que o interessado procure o Previbam, que fica à Rua Bernardino Silva, n° 37, Centro (antiga sede do Saae).


Racismo – Barra Mansa confirmou sua participação no Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. O documento foi assinado no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), no Rio de Janeiro, pela conselheira de políticas de promoção racial e também gerente de formação e bibliotecária da Fundação Cultura Barra Mansa, Graziela Lorena. A ideia é formar uma rede de cidades que fomentem as políticas públicas que coíbam a discriminação e a segregação racial. “A Rede de Cidades é uma proposta para que tenhamos o antirracismo como um método das políticas públicas em torno da igualdade racial. A gente sabe que por mais que existam leis, como o Estatuto da Igualdade Racial, e órgãos como a Superintendência no Estado do Rio de Janeiro, os instrumentos chegam aos municípios enfraquecidos. Daí a importância de uma dinâmica local”, disse o idealizador das ações e coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Freire.

Melhorias (I) – A inauguração da reforma da Ponte Vereadora Ruth Coutinho, principal acesso ao Fórum de Barra Mansa, está bem próxima de acontecer. As peças da nova estrutura chegaram ao município na terça, 21, e as obras estão sendo tocadas a mil. O investimento é da ordem de R$ 4,8 milhões. “A nova ponte, bem como os serviços de asfaltamentos, o Condomínio Industrial e outros investimentos são resultado da nossa atuação com o deputado Marcelo Cabeleireiro junto ao governo”, ressaltou Rodrigo Drable.


Melhorias (II) – Por falar em ponte, a secretaria de Manutenção Urbana de Barra Mansa está executando várias melhorias na Ponte Mauá – via de pedestres que liga os bairros Saudade e Vila Nova. Equipes da pasta estão reinstalando, por exemplo, a fiação dos holofotes e trocando parte do alambrado da proteção lateral. A estrutura é alvo constante da ação de vândalos, que cortam os cabos de energia elétrica para consumirem drogas no local.

Higiene – A secretaria de Desenvolvimento Rural está intensificando as ações de inspeção sanitária nos principais estabelecimentos comerciais e produtivos do município. O objetivo é verificar as condições de higiene e climatização de cada local, bem como a qualidade e manipulação de carnes, aves, pescados, leite e derivados, embutidos, ovos, mel e derivados apícolas, entre outras mercadorias. De acordo com o titular da pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a fiscalização está sendo feita em estabelecimentos de produção, fabricação, preparo, beneficiamento, manipulação, acondicionamento, armazenamento, transporte de produtos de origem animal e vegetal. “Neste último caso, os proprietários ou administradores devem apresentar aos agentes fiscalizadores o Registro no Serviço de Inspeção Municipal que autoriza o funcionamento da unidade, assim como, o Certificado de Inspeção Sanitária, que é renovado anualmente”, explicou.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp