quarta-feira, maio 25, 2022
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

‘Bem me Quero’ – A secretaria de Saúde de Barra Mansa promoveu na terça, 22, o evento ‘Bem me Quero’ para comemorar o mês da mulher, com direito a palestras, aula de dança e sorteio de brindes ao público feminino. As atividades foram no Centro de Lazer Ermírio de Moraes, na Saudade, e reuniram cerca de 50 pessoas, entre elas a vice-prefeita, Fátima Lima. “Gostaria de deixar uma mensagem muito importante: não podemos nos preocupar apenas com as doenças mais faladas, como o câncer do colo do útero e o de mama. É necessário também que tenhamos preocupação com a saúde integral: do corpo, da mente e da alma. Precisamos nos curar primeiro para depois curar os outros”, defendeu.
Homenagem – O deputado estadual Noel de Carvalho promoveu um superevento festivo em “reconhecimento ao legado deixado por Roosevelt Brasil, concedendo-lhe a Medalha Tiradentes que foi entregue à família do ex-prefeito de Barra Mansa. A homenagem aconteceu na sede da Associação Comercial. “É costume dizer-se dos grandes políticos que a sua vida se confunde com a do tempo histórico que viveram. Roosevelt Brasil é um desses exemplos. Como líder político, deixou contribuições que marcaram a vida de muitas pessoas e especialmente de Barra Mansa, cidade que amou e governou com competência por dois mandatos”, pontuou Noel, que foi além: “Roosevelt foi um homem público idealista, visionário, preocupado com os assuntos de maior relevância para o estado do Rio e que representou a luta por dias melhores, principalmente, para os que mais necessitam. Tive passagens marcantes com ele.
Foi uma liderança que tem feito muita falta ao quadro político do nosso estado”, completou Noel.
Transporte de resíduos (I) – Guardas ambientais de Barra Mansa começaram a semana realizando, de surpresa, uma fiscalização nos transportes de resíduos feitos no município com destino ao CTR (Centro de Tratamento de Resíduos), localizado na Cotiara. Cerca de 20 veículos, que se dirigiam ao local, foram vistoriados, o que é pouco, muito pouco, pois as denúncias de irregularidades são comuns. Exemplo: vários caminhões com destino ao CTR não estariam apresentando a licença de operação de transporte.
Transporte de resíduos (II) – De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, uma empresa foi notificada a apresentar Ficha de Cadastro de Resíduos Infectantes e Plano de Ação e Emergências – obrigatórios para transporte de resíduos infectantes. Outra foi autuada por descumprir a validade da Licença Ambiental e por vazamento de chorume do compartimento de carga.

Estradas rurais – A manutenção das estradas rurais continua preocupando a secretaria de Desenvolvimento Rural, que mantém os serviços preventivos e também referentes aos danos causados pelas chuvas que atingiram a cidade no início do ano. “Costumo dizer que a manutenção em estradas rurais nunca termina. É um trabalho árduo e constante. As chuvas do início do ano trouxeram um impacto muito grande e aos poucos estamos solucionando os principais problemas, mas atualmente não há pontos de obstrução”, destacou o titular da pasta. “Estamos melhorando as condições de várias vias, entre elas a Rua Olívia Bruno, na Santa Clara; a estrada que liga o distrito Amparo à Fazenda Jaqueira; e em Cafarnaum, onde foram feitos serviços de nivelamento e colocação de escória”, pontuou.

Concursados – A prefeitura de Barra Mansa liberou, na terça, 22, um edital de convocação de 30 aprovados no processo seletivo para agente de endemias. Os selecionados devem comparecer na próxima quarta, 30, no Parque Natural de Saudade, para apresentarem os documentos a fim de assumirem a função. Cada candidato tem um horário previamente agendado que pode ser consultado no link: www.barramansa.rj.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Convocacao-n%C2%B04.pdf

Gerador – A secretaria de Saúde de Barra Mansa instalou na manhã de domingo, 20, um novo gerador de energia no Hospital da Mulher, no Ano Bom. “A falta de energia elétrica é constante, principalmente na época de chuva. Por isso, buscamos a instalação deste gerador mais moderno e eficiente”, justificou Sérgio Gomes, acrescentando que o equipamento é trifásico, com potência de 315/286 Kva / 60 Hz, com motor MWM, e é movido a diesel.

Covid-19 (I) – A prefeitura de Barra Mansa recebeu mais 9.000 doses de vacinas contra a Covid-19: foram 5.000 doses de CoronaVac, 2.000 de Astrazeneca e outras 2.000 doses da Pfizer. A aplicação segue com o seguinte esquema: crianças com idade a partir de 5 anos e as de 5 a 11 anos com imunossupressão poderão tomar suas doses nos postos de saúde: UBS Centro, Paraíso de Cima, Clínica da Família, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia e Pró Saúde, que aplicam doses às segundas, quartas e quintas.
Já as crianças a partir de 6 anos devem procurar as seguintes unidades: São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia (às terças e sextas), Vila Maria, Paraíso de Cima, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia (segundas, quartas e sextas), Vila Independência (quartas), Clínica da Família (Vista Alegre), UBS Centro, Coringa I, UBS Colônia, São Francisco, Vila Principal (sextas), Santa Rita de Cássia (quintas), Floriano (terças), Rialto (terças), Amparo (sextas) e Pró Saúde (segundas, quartas e quintas). As crianças devem estar acom-panhadas dos responsáveis e com seus documentos pessoais, comprovante de residência e cartão de vacina infantil.

Covid-19 (II) – A imunização segue normalmente para jovens e adultos:
D1 – Pessoas a partir de 12 anos de idade;
D2 – Pessoas agendadas (CoronaVac no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras, Janssen no PSF Ano Bom);
D3 – Maiores de 18 anos que tomaram a 2° dose até 24/11;
D4 – Imunossuprimidos maiores de 18 anos com laudo médico comprovando que tomaram a 3° dose até 24/11.
As vacinas são aplicadas das 9 às 16 horas nas unidades de saúde, com exceção do PSF Ano Bom, que funcionará das 9 às 20 horas.

Artigo anterior‘Fundamental’
Artigo seguinteGrampos
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos Barra Mansa

Pegou fogo

Longe de Brasília

LEIA MAIS

Lazer

Mudo e com a mão no bolso

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp