Vai vendo (I)
A Alerj aprovou na terça, 20, o Projeto de Lei 5.738/ 2022, da deputada Tia Ju, que determina que a partir de agora Jesus Cristo será o “Guardião do Estado do Rio de Janeiro”. A medida já está nas mãos do governador Cláudio Castro para sancioná-la ou vetá-la
Vai vendo (II)
Tia Ju justificou o projeto destacando a importância espiritual de Jesus Cristo. “É incontestável que o estado do Rio de Janeiro precisa muito ser guardado por aquele que se dispôs a entregar a própria vida para nos salvar”, crê. Fica a pergunta: nós precisamos mesmo de uma lei para reconhecer Cristo como guardião dos fluminenses?
Vai vendo (III)
A sorte do estado é que a lei, se for sancionada por Castro, não deve se tornar mais um feriado estadual. Segundo Tia Ju, o Governo do Estado deverá realizar solenidades anuais em homenagem a Jesus Cristo, com a prestação de honras que simbolizem o reconhecimento do título de “Guardião do Estado do Rio”. Ufa…
Vai vendo (IV)
Ainda bem que os deputados da região – Jari e Munir, principalmente – não assinaram o PL como coautores. A tarefa coube a Carlos Macedo (REP), Samuel Malafaia (PL), Chico Machado (SDD), Rodrigo Amorim (União), Danniel Librelon (REP), Rodrigo Bacellar (União) e Marcos Muller (PL).
Aviso
Na manhã de quinta, 22, o prefeito Neto jurou ao jornalista Dário de Paula que nunca, enquanto estiver no Palácio 17 de Julho, vai pensar em vender o Saae-VR. “O Saae é uma referência. Nunca vai ser vendido, nunca”, disparou ao falar da autarquia, que acaba de receber um prêmio por desenvolver um programa para redução da perda de água. “Eu tenho a água mais barata do Brasil e com uma eficiência boa”, acrescentou, dando parabéns ao presidente do Saae-VR, o engenheiro Paulo César, o PC, e à sua equipe.
Arestas
O elogio de Neto a PC merece ser destacado. É que os dois andaram se bicando há pouco tempo. Motivo: a autarquia estava com os cofres cheios e o prefeito não sabia. Quando soube, queria gastar. Só que o dinheiro já tinha destino.
Prêmio (I)
O Saae-VR foi o vencedor do Prêmio Iniciativa de TI ao Cidadão, no HDI Ex-pogov 2025, realizado na quarta, 21, em Brasília. O programa ‘Solução para Redução da Perda de Água na Rede de Distribuição’ destacou-se entre os projetos de instituições públicas de todo o país como o que mais gerou valor à sociedade. A entrega do prêmio reuniu mais de 300 gestores, diretores e secretários de TI de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Prêmio (II)
“A vitória do Saae representa um marco importante para Volta Redonda, evidenciando o compromisso da autarquia com a eficiência operacional e a sustentabilidade hídrica, temas cada vez mais críticos no cenário nacional. A solução apresentada utiliza tecnologia para monitoramento e controle da rede de distribuição de água, com o objetivo de minimizar perdas e otimizar o uso dos recursos naturais, beneficiando diretamente a população”, explicou o engenheiro Paulo César, o PC, presidente da autarquia.
Homenagens
Como é do seu feitio, Neto aproveitou a entrevista com Dário de Paula para citar algumas homenagens que fará. Uma delas será para o Padre Sano, que faleceu recentemente. A escola para autistas que a Prefeitura de Volta Redonda quer criar no bairro Roma será batizada com o nome do religioso. “Sugestão do Thiago Martins”, disse, referindo-se a um dos seus assessores especiais. Já o Batalhão de Cães, também sugerido por Thiago, levará o nome de Ubirajara Vaz, ex-presidente da AAP-VR.
Autistas
Segundo Neto, a escola para autistas a ser construída no Roma vai receber uma verba de R$ 10 milhões do governo Lula, graças a uma emenda do deputado federal Dr. Luizinho. “É o meu candidato (nas eleições de 2026, grifo nosso), quero agradecer a ele e ao Pezão (prefeito de Piraí), que também foi responsável por isso”, completou.
‘RJ para todos’
O deputado estadual Munir Neto pediu e conseguiu: uma segunda edição do programa ‘RJ para todos’ para os municípios da região. Durante a semana, o projeto passou por Piraí, Barra do Piraí e Vassouras. Ontem, sexta, 23, esteve em Barra Mansa e hoje, sábado, 24, estará em Volta Redonda.
TCE (I)
As previsões do aQui feitas na edição 1455, de 10 de maio, se confirmaram: na segunda, 19, o governador Cláudio Castro indicou o nome de Thiago Pampolha para o cargo de conselheiro do TCE-RJ, em substituição a José Mauricio Nolasco, conselheiro que deixou órgão por ter se aposentado. E, depois de ser sabatinado e aprovado pelos deputados, Pampolha renunciou ao cargo de vice-governador, abrindo espaço para que Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, passasse a ser o segundo homem na hierarquia estadual. Caberá a ele assumir o governo quando Cláudio Castro se ausentar do Estado, em viagem, por exemplo. E, principalmente, quando Castro renunciar, em abril em 2026, para se candidatar ao Senado. Assim, Bacellar deverá se lançar como pré- candidato, buscando se reeleger
TCE (II)
A estratégia costurada pelo grupo palaciano, de tornar Bacellar candidato à reeleição em 2026, envolveu dezenas de deputados. Chamou atenção, entretanto, que na foto enviada aos jornais, quando houve o anúncio da aprovação do nome de Pampolha para o TCE, Munir Neto aparecia em destaque. Era o primeiro parlamentar na foto. Munir, teoricamente, é Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, que já se lançou como pré-candidato a governador em 2026. A foto com Munir em destaque mostra que Paes ainda vai ter que conversar muito com o parlamentar, que é do grupo do prefeito Neto, fã de Cláudio Castro desde criancinha.
Cedae
Os grandes jornais não noticiaram, mas o acordo para que Pampolha renunciasse, segundo uma fonte do aQui, que pede anonimato, passa pelo controle da Cedae. Caberá ao agora conselheiro do TCE indicar quem ele quiser para comandar a empresa. E nomear seus diretores.
Falando grosso
Eduardo Paes, segundo os jornais da capital, anda cuspindo marimbondos com os políticos do seu partido. Quer que todos vistam a sua camisa. Publicamente, é claro. Munir, pelo visto, não está disposto…