Abuso
Poliana Moreira, secretária de Serviços Públicos da prefeitura de Volta Redonda, além de ser criticada pela população, também foi denunciada por funcionários da própria pasta. Pedindo para não ser identificado por temer represálias, um deles enviou uma foto para mostrar que ela estaria, supostamente, designando servidores para lavar o carro dela. A foto, cujo original foi editado para evitar que um funcionário seja identificado, foi feita, segundo o denunciante, na última segunda, dia 3. Ele garante, inclusive, que o fato se repete duas vezes por semana. Procurada, a Secretaria de Comunicação enviou a seguinte nota a respeito do caso: “A Secretária Municipal de Serviços Públicos informa, por meio de nota, que não há determinação, ordem, pedido ou qualquer outra coisa parecida no sentido de induzir funcionários a tal ato. Os veículos de passeio a serviço da secretaria são limpos de maneira rotineira e se algo fugiu da normalidade será revisto”.
Viaduto
A empresa responsável pela construção do viaduto que vai ligar os bairros Voldac e Niterói concluiu na quinta, 6, o asfaltamento da estrutura do equipamento urbano. No total, utilizou cerca de 15 toneladas de asfalto para o trecho, que tem a extensão de 200 metros. O bom é que a obra se encontra nos seus estágios finais. Ou seja, falta pouco para ser inaugurada. “Estamos muito animados com o andamento das obras. Em breve, o viaduto entre a Voldac e Niterói poderá receber o trânsito, desafogando o fluxo de veículos no local. É mais um passo para fazermos de Volta Redonda a cidade em que sonhamos viver”, avaliou o prefeito Neto.
Falando grosso (I)
O deputado estadual Jari Oliveira disparou pelas redes sociais várias críticas contra o governo Cláudio Casto. “Até quando, governador?”, indagou, antes de explicar o tema, que era a falta de segurança em todo o estado. “A população do Rio de Janeiro não aguenta mais viver com tanta insegurança. Em apenas quatro dias, mais de 800 veículos foram roubados no estado do Rio. Um absurdo. O trabalhador e a trabalhadora compram seu carro com tanta dificuldade e, a qualquer momento, ele pode ser roubado”, atirou, indo além. “Isso sem falar no risco de bala perdida, arrastões, agressões, entre tantos outros problemas. As pessoas precisam ter garantido seu direito de ir e vir. Precisam ter segurança de que vão deixar suas residências para trabalhar e voltarão com tranquilidade”, justificou.
Falando grosso (II)
Jari foi além. “O governo do Estado precisa urgentemente de uma política de segurança eficaz e capaz de dar ao nosso povo segurança para viver sua vida em paz. Estamos à disposição na Alerj para apoiar todas as medidas que venham a contribuir com a segurança pública”, pontuou.
Resposta
Coincidência ou não, Claudio Castro ocupou as redes sociais para retrucar as críticas, garantindo que está investindo pesado na segurança do Rio de Janeiro. “Desde que me tornei governador do Estado, já foram direcionados mais de R$ 4 bilhões para a segurança pública”, disse. “Precisamos de uma parceria em que o município forneça a guarda municipal e o estado, a polícia. Prefeitura que não investir na guarda não terá policiais
militares à sua disposição”, disparou, tentando dividir a responsabilidade com os 92 prefeitos fluminenses. “A segurança é responsabilidade de todos”, justificou.
Fuga
Duas notícias chamaram atenção durante a semana, envolvendo a participação da GM do coronel Luiz Henrique. A primeira deu conta que a Secretaria de Ordem Pública encontrou um menor, autista, de 13 anos, que tinha fugido de casa após brigar com o irmão. O menor teria sido encontrado graças à participação da GM e ao uso de câmeras de monitoramento da prefeitura de Volta Redonda. Final feliz.
Prisão
A segunda tem a ver com a prisão, por parte da GM, de um foragido da Justiça em Volta Redonda. Segundo a pasta, o sistema de monitoramento com leitura de placas de veículos identificou o carro utilizado pelo procurado, e guardas municipais conseguiram detê-lo. Ele não teve o nome divulgado, sabe-se apenas que tem 63 anos. O coronel, para se gabar, afinal quer ser político, saiu com essa: “Nenhum veículo acessa ou sai de Volta Redonda sem que saibamos”. É aí que mora o perigo. Ou não é?
Mapa
Aproveitando a deixa do coronel, fica a pergunta da série… Por que o sistema de monitoramento da GM não flagra e evita o tráfico de drogas em Volta Redonda? O ‘mapa do crime’ já foi divulgado pelo aQui na edição 1440. É só seguir os pontinhos…
Até terça…
O ex-prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e o ex-prefeito de Resende, Diogo Balieiro, segundo uma fonte, terão que esperar mais alguns dias para saber que cargos poderão assumir no governo Cláudio Castro. A novidade era esperada para terça, 4, quando o governador, já livre da pressão pela reeleição de Rodrigo Bacellar como presidente da Alerj, esperava tornar pública a possível nomeação dos dois políticos da região. Se não houver imprevistos, Castro deverá se pronunciar no próximo dia 11.
Recorde (I)
No primeiro mês do ano, a Junta Comercial do Estado do Rio registrou 7.164 novos negócios, a maior marca de todos os meses de janeiro nos 216 anos da autarquia. Representa um significativo aumento de 29,5% em relação ao antigo recorde de janeiro de 2024, quando foram abertas 5.528 empresas.
Recorde (II)
Dos 7.164 registros de janeiro, 6.746 foram constituições de empresas. Também estão computadas 356 aberturas de filiais e 62 inscrições de transferências. Entre as principais atividades dos novos negócios no estado em 2025, estão serviços de escritório, consultórios de psicologia e psicanálise e consultórios médicos.
Fazenda
O governador Cláudio Castro nomeou o cientista político Juliano Pasqual como novo secretário de Fazenda do Estado do Rio, em substituição ao economista Leonardo Lobo.
HSJB (I)
Neto também conta nos dedos o dia em que poderá inaugurar as obras de reforma e ampliação do Hospital São João Batista, o que poderá ocorrer em maio. “A obra está evoluindo bem, e já conseguimos visualizar um pouco do que será esse novo prédio. Logo a população terá um novo São João Batista, com maior capacidade de atendimento e mais conforto para seus pacientes e funcionários”, afirmou o diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria.
HSJB (II)
Depois de pronto, o novo prédio do HSJB contará com cinco andares, que vão abrigar o Centro Cirúrgico, o Centro de Material Esterilizado (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica, com capacidade para dez leitos em apenas um dos pavimentos. Este, por sua vez, ficará interligado ao primeiro andar do prédio atual do São João Batista, por meio de rampa e elevador. O último andar abrigará a nova UTI, que terá 20 leitos, além da UCI
(Unidade de Cuidados Intermediários), com 10 leitos. A estrutura terá ligação com o segundo andar do atual prédio do hospital, também por meio de rampa e elevador. Tem mais. O novo prédio anexo contará ainda com estacionamento (70 vagas) nos três primeiros pavimentos andares; vai abrigar um novo espaço do almoxarifado; e terá a ampliação da recepção principal e banheiro com acessibilidade. “Estamos querendo entregar mais esse legado à população no dia 29 de maio”, avisou Neto.
Palestra
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda já está com a nova programação de eventos e do Ciclo de Palestras para 2025. A primeira, inclusive, será no próximo dia 18, às 19 horas, na sede da CDL no Aterrado, com Marcelo Garani, consultor de Inteligência Artificial e palestrante sobre IA e Inovação. O tema vai ser “IA: O Tsunami que Vai Transformar sua Empresa ou Engolir seu Mercado?”. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, porque as vagas são imitadas. O Whatsapp da CDL Volta Redonda é o (24) 98125-9369.
Startups
Estão abertas até o próximo dia 28 as inscrições para os interessados em participar da Chamada para Aceleração do Vírgula Startups – programa realizado pelo espaço Vírgula Hub de Inovação, de Volta Redonda, destinado a capacitar empreendedores que queiram criar startups. O cadastro pode ser feito pelo site www.virgulahub.com.br.
Cirurgias (I)
O Hospital São João Batista realizou mais de 500 cirurgias em janeiro. Foram exatos 543 procedimentos e, em comparação com janeiro de 2023, houve um crescimento de 11,04% no número de cirurgias – mais um recorde para a unidade da rede municipal de saúde de Volta Redonda. O procedimento que apresentou maior crescimento foi o de cirurgias oftalmológicas, que passaram de 20 para 40 – um salto de 100%.
Cirurgias (II)
Vale destacar, ainda, o aumento de 19,19% no número de cirurgias urológicas: foram 99 em janeiro de 2023 e 118 no mês passado. O HSJB realizou ainda, em janeiro, procedimentos com números expressivos em traumato-ortopedia (136), gineco-obstetrícia (113) e cirurgia geral (84). “Iniciamos, em 2021, um trabalho sério e incansável para recuperar o São João Batista, colocando a casa em ordem após o caos que encontramos. Voltamos a fazer do hospital uma unidade que a população pode procurar e ser bem atendida. Os recordes de cirurgias são apenas um dos efeitos desse trabalho”, comemora o diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria.
Resultados
O prefeito Neto aproveitou para disparar contra a administração do ex-prefeito Samuca. “O São João Batista quase fechou as portas antes de voltarmos à prefeitura, e, em pouco tempo, conseguimos fazer com que ele voltasse a funcionar com toda a sua capacidade, além de realizar os mutirões de cirurgias e os procedimentos do ‘Coluna Reta’. E os moradores podem esperar ainda mais com a ampliação do hospital, quando ela for concluída”, declarou, sem citar o nome do seu desafeto.
Light
Os moradores do Jardim Belvedere não aguentam mais conviver com a Light. Todos os dias, segundo eles, acaba a luz no bairro. “Antes de acabar, enfrentamos 5 ou 7 picos de luz. Depois acaba a luz por 3 minutos várias vezes. E depois acaba e não volta por cerca de 20 minutos, até restabelecer tudo”, detalharam em e-mail ao aQui. “Um calor enorme e ninguém aguenta (mais a Light)”, desabafaram.
Arena
A Academia de Musculação da Arena da Voldac ampliou o horário de funcionamento para atender melhor os alunos do Programa Viva+. Os novos horários são: das 6 às 7 horas, das 12 às 13h e das 17 às 18 horas.
Parlamento
Na sua entrevista ao programa Dário de Paula, quando o radialista enchia a bola de Munir como um grande deputado estadual, o prefeito Neto tratou logo de corrigir a injustiça que estava sendo feita ao vivo. “Justiça seja feita, Volta Redonda teve deputados de qualidade, como Albertassi, Gotardo. O Tutuca até hoje ajuda nosso município. A Lei do Aço, justiça seja feita, teve a participação do Tutuca, mas é uma lei que iniciou com o Albertassi, e ninguém sabe disso. Temos que ser gratos a esses deputados. Eu fui deputado estadual por 10 anos, o Munir em dois tem sido muito mais competente do que eu. Munir, em nome da cidade e da região, obrigado por tudo o que vem fazendo”, ponderou Neto, enchendo a bola do irmão também, é claro.
Aumento (I)
A prefeitura de Volta Redonda realizou na quarta, 5, a polêmica audiência pública sobre o aumento das passagens de ônibus para R$ 5,50 para quem paga em dinheiro e a redução para R$ 3,80 para os volta- redondenses que utilizam o VR Card. A audiência aconteceu por conta de uma determinação do juiz Cláudio Gonçalves, da 3ª Vara Cível. Pena que, apesar do alarde, o público não aderiu. Estavam presentes cerca de 100 pessoas, a maioria formada por assessores de políticos.
Aumento (II)
Após cumprir a determinação de realizar uma audiência pública, na tarde de ontem, sexta, 7, o juiz Cláudio Gonçalves deu o aval para a prefeitura de Volta Redonda realizar o aumento e a redução na passagem. Apesar disso, o Palácio 17 de Julho não informou a data em que os novos valores entrarão em vigor. A expectativa é que o reajuste passe a valer a partir de domingo, 9.
Grosso
Chamou a atenção na audiência pública (apenas para quem não o conhecia) a forma grosseira como o secretário de Transporte, Paulo Barenco, respondia às perguntas dos presentes. Pior. Encerrou a audiência durante a fala de um dos participantes. Detalhe: ainda haviam uns 10 volta- redondense inscritos para falar. Barenco já estava, digamos, de saco cheio, como é do seu feitio quan- do fala com alguém que não seja o prefeito Neto.
Presentes
Três parlamentares participaram da audiência: Raone e Gisele, de oposição a Neto, e Paulinho do Raio-X, governista, que ficou na Casa. Ele recebeu uma ligação e saiu com celeridade do teatro.
Petistas
A eleição para a presidência do PT de Volta Redonda, marcada para junho, está movimentando políticos de fora da região, em especial com base eleitoral no Rio de Janeiro. É que deputados como Lindbergh Farias, Marina do MST e Elika Takimoto estão pleiteando que seus aliados volta-redondenses tenham destaque na nova direção petista. O motivo é simples: contar com esses apoios na eleição de 2026, quando tentarão a reeleição.
Moto
A secretaria de Comunicação de Volta Redonda iniciou uma campanha de conscientização para os motociclistas que circulam na cidade. Motivo: o alto índice de acidentes envolvendo motos. Segundo a campanha, em 2024 foram atendidas mais de mil pessoas no Hospital São João Batista vítimas de acidentes com motocicletas. O problema vai ser convencer os motociclistas a andarem na linha. A maioria gosta de viver perigosamente.
Jogo
O camarote do prefeito Neto no Raulino de Oliveira esteve movimentado na quinta, 6, para o jogo entre Voltaço e Maricá, que terminou com vitória do tricolor de aço por 2 a 1. Estiveram por lá o deputado estadual Munir Neto, o vereador Neném, o presidente da FOA, Eduardo Prado, entre outros.
TV
A Secretaria de Educação publicou uma norma padronizando o modelo de TVs a serem instaladas nas salas de aula da rede municipal. Todas devem ser Smart e da marca Samsung. O motivo é… não sei.
Polícia
O deputado estadual Jari Oliveira esteve na quinta, 6, na sede do 10º Batalhão da PM, em Barra do Piraí. Se reuniu com o comandante do batalhão, coronel Fábio Corrêa, para firmar parcerias para fortalecer a segurança pública na cidade.
Ponto (I)
As orelhas do prefeito Neto seguem queimando de tanto que os servidores públicos andam falando mal dele. Não concordam em ‘bater ponto’. Neto reconhece a situação. “Estão reclamando muito de mim”, disse. “Mas todo mundo tem que respeitar o horário, custe o que custar. Quem não respeitar o horário terá desconto no salário”, reagiu.
Ponto (II)
Neto fez questão de dizer que, na iniciativa privada, todos os trabalhadores devem cumprir horário e bater ponto. “Uma coisa eu garanto: não vamos atrasar sequer um dia de pagamento. Então, o que eu peço é que cumpram o horário”, pontuou, ressaltando que os maiores queixosos são os fiscais tributários da Secretaria de Fazenda e os procuradores da Procuradoria Geral do Município. Que ganham bem.
Salário
Por falar em servidor público, Neto voltou a garantir que nenhum deles vai receber menos que R$ 2 mil a partir do salário de fevereiro. Detalhe: o pagamento deste mês cai na sexta-feira de carnaval. Gastem com moderação.
Ar
Neto também garantiu que já comprou ar-condicionado para equipar as mais de 100 escolas municipais. O problema é que muitas não têm estrutura elétrica para receber o equipamento. Ou seja, as crianças continuarão no calor.