terça-feira, dezembro 3, 2024

Grampos

Almoço
O prefeito Neto fez questão de oferecer, na quinta, 7 um almoço em sua casa para o secretário estadual de Ambiente, Bernardo Rossi, com a presença dos prefeitos eleitos Luiz Furlani, de Barra Mansa; Tande Vieira, de Resende; Kaio Márcio, de Itatiaia; e o deputado Munir Neto. Tudo, é claro, registrado em imagens para redes sociais. E a dieta, ó!

Incêndio
Na madrugada de terça, 5, um incêndio assustou muita gente ao redor da CSN, pois atingiu o galpão de uma das linhas de decapagem da Usina Presidente Vargas. Sorte é que não houve feridos. As causas do incêndio estão sendo investigadas.

Estágio (I)
Estão abertas as inscrições  para o Programa de Estágio 2025 da CSN, que oferece mais de 200 vagas para quem mora em Volta Redonda, Porto Real, Valença e Resende. Estudantes de nível superior e médio têm até o dia 30 de novembro para se inscreverem pelo site www.csn.com. b r / o p o r t u n i d a d e s. Detalhe: para os estudantes de Volta Redonda e Porto Real, que estão no penúltimo ou último ano do nível superior, há vagas para os Cursos de Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção com ênfase em Agronegócios, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Psicologia, Recursos Humanos, Enfermagem, Fisioterapia e Sistemas de Informação.

Estágio (II)
Os alunos de nível médio que estão cursando o último ano dos cursos técnicos em Mecânica, Eletromecânica, Mecatrô nica, Eletrônica, Automação Industrial, Eletrotécnica, Administração, Informática, Química e em Logística, precisam ter disponibilidade de quatro horas diárias pela manhã ou na parte da tarde para fazer o estágio presencial em Volta Redonda ou Porto Real.

Estágio (III)
Em Resende, as principais oportunidades são para quem tem cursos superiores em Administração de Empresas, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Engenharias e Gestão de Qualidade ou áreas correlatas. Em Valença, para quem tem cursos nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil ou áreas correlatas.

Cirurgia
O Hospital Regional pode, em breve, promover cirurgias neurológicas e, quem sabe, ter um centro de atendimento a pacientes vítimas de queimaduras. As duas iniciativas foram tema de uma reunião entre o prefeito Neto e o diretor-geral da unidade, Caio Larcher. Neto aprovou o projeto das neurocirurgias e prometeu levar a novidade ao Governo domEstado. Quando a poeira baixar, é claro.

Queimados
Neto também prometeu lutar com a médica Dulce Guimarães para implantar em Volta Redonda um Centro de Atendimento a Pacientes Vítimas de queimaduras. “Esse é um sonho e uma necessidade. Vamos conseguir tirar isso do papel e fazer de Volta Redonda uma referência também neste atendimento”, pontuou.

Boato
Nos corredores do Hospital Regional, há quem diga que a ONG Ideas, que administra a unidade, estaria fazendo as malas.

De graça
Hoje, sábado, 9, das 9 às 17 horas, no UGB, no Aterrado, a prefeitura de Volta Redonda promove mais uma edição do ‘Vírgula Hub de Inovação VR’, espaço voltado para projetos, negócios de inovação, tecnologia e e m p r e e n d e d o r i s m o, destinado ao público universitário. Inscrições pelo link https:// f o r m s . g l e /WzNBwpUVxGrhVRAa6.

PM
Balanço divulgado pelo comando do 28o BPM, o Batalhão do Aço, relativo ao período de 1 e 31 de outubro, mostra que o problema das drogas continua sendo o pior de todos os males de Volta Redonda . No período, a PM registrou 109 ocorrências relativas a drogas, com a prisão de 92 pessoas e apreensão de 13 menores. Corresponde a prisão de mais de três pessoas por dia. Nada a comemorar, né?

Viagem (I)
O vereador reeleito Sidney Dinho está em Palmas (TO), para conhecer o sistema de Educação do município, onde o ex-prefeito, futuro vereador, Carlos Amastha, que é colombiano, naturalizado brasileiro, implantou um sistema de ensino em tempo integral. “Eu não tenho dúvidas de que é uma referência para o Brasil”, ressaltou Dinho. A ideia de Dinho é conhecer de perto as ações que culminaram com a implantação do novo modelo de ensino. “Falei do meu interesse em conhecer o projeto não só escrito, como na prática. Ele (Amastha) foi super atencioso, e visitaremos escolas de ensino integral, escolas específicas para atender a demanda dos portadores de transtornos em cada particularidade. Além disso, vou conhecer um pouco do que é feito na área de segurança pública, cujos índices são baixos, considerados controlados”, revelou.

Viagem (II)
De acordo com Dinho, a cidade de Palmas tem um índice de risco de assassinato de 21,05 pessoas por 100 mil habitantes, o que, na visão do volta-redondense, “a torna a segunda capital mais segura do Brasil”. Ele não deixou por menos. “Impressiona”, disparou, sem fazer comparação com o que ocorre em Volta Redonda, que ele tanto conhece, como policial militar aposentado.

Enfermagem
A Fundação Educacional de Volta Redonda, em parceria com a Faetec, Volta Redonda/RJ – 09/11/2024 Volta Redonda/RJ – 09/11/2024 abriu inscrições para 40 vagas gratuitas do curso de Técnico em Enfermagem, com aulas no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal. Os interessados poderão se inscrever até amanhã, domingo, 10, pelo site https:/ /portal.coseac.uff.br/faetec2025inscricoes/, onde também está disponível o edital completo da seleção. A prova objetiva está marcada para o dia 15 de dezembro e terá 40 questões de múltipla escolha.

IPTU
Os aposentados e pensionistas de Volta Redonda podem solicitar até 30 de novembro um desconto de até 50% no IPTU de 2025. A solicitação é simples e pode ser feita pelo site voltaredonda.rj.gov.br/ aposentados. Para pedir o desconto, basta baixar enpreencher o formulário no site e enviá-lo com os documentos necessários (RG, CPF e comprovante atualizado de aposentadoria ou pensão, em formato de foto ou escaneado). “O
acompanhamento do pedido também pode ser feito on-line, utilizando o número de inscrição imobiliária”, explicou a diretora do Departamento Imobiliário da Secretaria Municipal de Fazenda(SMF), Gabriela Borges.

Poliomielite
A vacina em gotinhas contra a poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – foi substituída pela dose injetável. Crianças de 2, 4 e 6 meses devem receber a dose injetável, e uma de reforço com a mesma vacina aos 15 meses (1 ano 3 meses) de idade. Em Volta Redonda, a vacina contra a pólio está disponível em todas as UBSs e UBSFs, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS da criança. O imunizante também está sendo oferecido para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, caso a vacinação esteja em atraso.

Indireta (I)
O ex-vereador Maurício Batista surpreendeu seus amigos ao postar um recado enigmático nas redes sociais. Dizia: “O ingrato voltará a precisar de você”.nDeu a impressão que estava culpando alguém por não ter sido eleito para a Câmara de Volta Redonda. Mais precisamente ao prefeito Neto, a quem se aliou depois de manter uma oposição ferrenha até as vésperas das eleições de 2024. Isso o teria prejudicado.

Indireta (II)
Mas o ‘homem-bomba’ de Volta Redonda nega que o recado tenha sido para Neto. Muito pelo contrário. “O recado foi para quem eu ajudei e que não votou em mim”, disparou. “Tive menos votos agora do que no tempo da Covid”, comparou.

Direta
Maurício Batista aproveitou para dizer que Neto, seu ex-inimigo, o ajudou muito. “Se não tivesse me ajudado, não sei o que seria”, pontuou. “Sou muito grato a ele”, garantiu, indo além. “Houve muita compra de voto em Volta Redonda”,disparou, sem dar detalhes das tramoias e sem apresentar provas, é claro.

Cidade
O deputado estadual Jari Oliveira vai realizar na segunda, 11, mais uma edição do projeto ‘Deputado na sua cidade’. Será no Complexo da Califórnia, em Barra domPiraí, à Rua Presidente Costa e Silva, 886, das 8 às 12 horas.

OAB-RJ (I)
Amanhã, domingo, 11, a partir das 9 horas, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro, com apoio de sua Comissão de Apoio Acadêmico e Oportunidades Profissionais, realizará uma feira de estágios para acadêmicos de Direito. O evento, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, com inscrição gratuita, contaram com a participação de renomados escritórios de advocacia, com atuação nacional e internacional, que oferecerão vagas de estágio. Uma das principais novidades é a oferta de vagas remotas, eliminando barreiras geográficas e proporcionando aos estudantes a oportunidade de estagiar em grandes escritórios sem a necessidade de se mudar. Veja o link para se inscrever: h t t p s : / / a b r i r. l i n k / EGOKX

OAB-RJ (II)
Vice-presidente da comissão, o advogado Pablo Willian, de Volta Redonda, reforça que a feira de estágios da OAB- RJ é uma oportunidade imperdível para os estudantes de Direito do Sul Fluminense que buscam seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente e dê o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso na advocacia! Nissan A montadora japonesa vai encerrar 9 mil postos de trabalho em todo o mundo e reduzir em 20% a capacidade de produção.nOs cortes podem atingir a fábrica de Resende.

Mineração
A CSN está negociando a venda de 589.304.801 ações da CSN Mineração para a japonesa Itochu Corporation. O volume equivale a 11% do ativo, e o preço gira na casa de R$ 4,4 bilhões.

Pressão (I)
Se depender do vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa, o Tribunal Superior Eleitoral deverá cassar a chapa de Cláudio Castro (PL) ao governo do Rio, eleita no primeiro turno das eleições de 2022. No documento, segundo noticiário da grande imprensa, Espinosa sugere ainda que o TSE encerre o mandato de Rodrigo Bacellar (União), presidente da Alerj, além de tornar inelegíveis ele e Castro por oito anos.

Pressão (II)
A posição de Espinosa baseia-se em supostas provas do “caso Ceperj”, que envolveu contratações irregulares de servidores por todo o estado do Rio, incluindo Volta Redonda, Barra Mansa (ver aQui edição 1314), às vésperas das eleições de 2022. Se o parecer for acolhido, o desembargador Ricardo Cardozo assumirá o governo do Estado.

Pressão (III)
Em nota aos jornais cariocas, Castro garante que “se mantém tranquilo e confiante na Justiça” devido à total inconsistência das acusações e falta de provas em relação a qualquer repercussão eleitoral das supostas irregularidades”.

Ficam
Em sua entrevista ao programa Dário de Paula, sempre fazendo questão de soltar algumas informações exclusivas ao comunicador, o prefeito Neto anunciou que a secretária de Serviços Públicos, Poliana Moreira; o secretário de Obras, Jerônimo Telles; e PC, o presidente do Saae, vão continuar nos cargos em 2025.

No muro (I)
Quanto ao aproveitamento dos ainda vereadores Buchecha e Lela, que culpam o Palácio 17 de Julho por não terem sido reeleitos, Neto não contou nenhuma novidade. Só elogiou os ‘amigos’. “Eles vão me ajudar”, disse. Será?

No muro (II)
Quanto a Hálisson Vitorino e Jorginho Fuede, que também não se reelegeram, o prefeito soltou que os dois gostariam muito de lhe ajudar. “O Jorginho e o Vitorino falaram que gostariam de me ajudar, vamos conversar. Eu sou muito grato a todas as pessoas que me ajudam, sou muito grato a eles”, disse. Há controvérsias.

No muro (III)
No final da entrevista, quando o assunto já tinha morrido, Dário de Paula voltou a cutucar Neto sobre ex-vereadores que não se elegeram, como foi o caso de Fernando Martins. Que contou inclusive com apoio ostensivo de grande parte dos pastores de Volta Redonda. “A situação do Fernando Martins, já decidiu para onde vai?”, perguntou Dário. “Vai me ajudar”, disse o prefeito. “Mas ainda não está definido como?”, insistiu Dário. “Não, vou conversar com ele esta semana”, cortou Neto, mudando de assunto.

Salários (I)
Na entrevista, Neto confessou a Dário de Paula que a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário – liberada em junho – acabou em confusão. Só não deu detalhes. Mas avisou desde já: a segunda parcela será paga no dia 13 de dezembro, e o salário no dia 27, dois dias depois do Natal. E o peru, como fica?

Salários (II)
Para 2025, Neto garante: “Nos próximos 4 anos em que vou ser prefeito, nós não vamos deixar o pagamento do funcionalismo virar o mês em nenhum mês. Palavra dada, palavra cumprida”, gabou-se.

Energia (I)
A prefeitura de Volta Redonda, por meio do Saae-VR, vai adquirir um sistema de geradores para a ETA Belmonte. O investimento, segundo Neto, será da ordem de R$ 3 milhões e, com o equipamento, será possível manter a estação em funcionamento em caso de queda de energia, coisa constante em Volta Redonda, onde a Light só deixa a desejar. Fica a pergunta: por que não compraram antes?

Energia (II)
Diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC – que uma vez disse ao aQui ser contra a compra do gerador –, diz que o equipamento deveres de 8.800 kVA (kilovolt- ampere), movido a diesel, e acionado automaticamente em caso de queda de energia.

ETA do Aero
Na quinta, 7, o prefeito Neto recebeu a visita do secretário estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, para falar, entre outras, da construção da futura ETA do Aero Clube, que já teria tido projeto apresentado e aprovado pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano. A obra vai sair por R$ 90 milhões , a serem divididos entre estado e município. A licitação ficará a cargo do Governo do Estado. “Essa ETA vai garantir de vez que todos os moradores de Volta Redonda tenham o abastecimento de água garantido, além dos bairros de nossos vizinhos de Barra do Piraí e Barra Mansa. Aliado ao gerador que vamos adquirir, teremos um serviço de abastecimento de referência – inclusive no verão, quando o consumo chega a subir 20%”, crê Neto.

Sangue
O Hemonúcleo de Volta Redonda, que funciona anexo ao Hospital São João Batista, registrou resultado positivo em outubro, com 447 doações para 410 transfusões de sangue. O fato é muito raro. A última vez que o número de coletas superou a demanda da unidade foi em maio de 2022. “Acredito que as campanhas desenvolvidas no Hemonúcleo para captação de doadores voluntarias têm contribuído para alcançarmos resultados positivos. Mas, ainda assim, apenas em outubro o número de doações superou o de transfusões em 2024. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas seguimos precisando da conscientização de toda população sobre a importância de doar sangue periodicamente”, comentou o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, coordenador técnico do Hemonúcleo.

Creche municipal

A prefeitura de Volta Redonda anunciou que vai construir no São Luiz uma creche para crianças de 0 a 3 anos, preferencialmente. Será na Rua Alkindar Cândido da Costa e poderá abrigar seis salas de aula, abrindo de 120 a 240 vagas.

Quórum
Não houve sessão na Câmara de Volta Redonda durante toda a semana. Motivo: falta de quórum. Por onde será que os ilustres parlamentares estavam nas noites de segunda, 4, terça, 5, e quinta, 7?

Fogos
A Câmara de Volta Redonda deve apreciar, se houver quórum nas próximas semanas, o Projeto de Lei 133/24, que prevê a proibição de fabricação, comércio, manuseio, armazenamento, utilização, queima e soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora. O projeto, de autoria dos vereadores Edson Quinto e Washington Uchôa, foi criado em parceria com familiares de crianças autistas e grupos
de proteção animal. O problema vai ser fiscalizar e impedir que as pessoas soltem fogos nas noites de réveillon e quando o time do coração vencer um clássico do campeonato carioca, né? Tem mais. Como impedir que as pessoas comprem fogos em Barra
Mansa, por exemplo?

Afago
A Igreja Assembleia de Deus, no Laranjal, vai ganhar um afago do governo Neto. A rua do templo passará por uma obra de construção e recuperação da calçada. O valor: R$ 97 mil. Será abençoado, com certeza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

‘Compromisso com a democracia’

… para pessoas com deficiência

Via portal

Tá difícil

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp