Investigação (I)
A eleição para a Câmara de Volta Redonda ainda não terminou. Isso porque a Justiça Eleitoral abriu procedimento para investigar denúncia de que o vereador eleito Severiano Câmara (UB) teria, supostamente, realizado pagamento semanal para eleitores adesivarem seus carros durante a campanha, o que configuraria abuso de poder econômico. O
processo 0600491- 05.2024.6.19.0090 foi instaurado na 131a Zona Eleitoral após informações recebidas pelo Sistema Pardal da Justiça Eleitoral para recebimento de denúncias.
Investigação (II)
O promotor eleitoral Leonardo Yukio Dutra dos Santos Kataoka já deu parecer favorável ao prosseguimento das investigações. E mandou a Justiça Eleitoral notificar o também candidato a vereador Alan da Cunha (MDB), que não foi eleito, a prestar esclarecimentos sobre relatos contra Severiano. É que uma das denúncias recebidas pela Justiça aponta que Severiano supostamente poderia ter oferecido R$ 80 mil para Alan desistir da candidatura. O motivo: os dois disputavam votos no Açude.
Bem na foto
Embora ainda seja oficialmente a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Roca já está dedicando seu tempo a Pezão, futuro prefeito de Piraí. A foto mostra Conceição participando de uma reunião da equipe de transição em Piraí. “Lamentavelmente, e a gente até entende, a Conceição vai ajudar o meu amigo Pezão”, comentou Neto em sua entrevista semanal a Dário de Paula.
UPV
A CSN está com mais de 100 vagas abertas para diversos cargos na Usina Presidente Vargas, nas áreas de mecânica, elétrica, solda, operação de produção, motorista e operação de máquinas móveis. Os interessados devem enviar seus currículos para o site www.csn.com.br/ oportunidades<http:// www.csn.com.br/ oportunidades até o fim de novembro.
Servidor
A prefeitura de Volta Redonda vai antecipar para segunda, 28, Dia do Funcionário Público, o pagamento do salário de outubro dos servidores do Palácio 17 de Julho. Serão pagos em torno de R$ 65 milhões a cerca de 12,5 mil servidores, o que vai movimentar a economia da cidade do aço.
Captação de órgãos
Na quinta, 24, o Hospital São João Batista realizou a sexta captação de órgãos de 2024. A doadora do fígado e rins foi uma mulher de 70 anos que teve morte causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, sendo que a cirurgia foi realizada pelas equipes do RJ Transplantes e do HSJB. A doação dos órgãos vai beneficiar três pacientes que estão na fila única de espera em todo o estado (ver mais na página 9).
GM
Que o coronel Luiz Henrique, titular da secretaria de Ordem Pública de Volta Redonda, coloque as barbas de molho. O STF começou a decidir, de uma vez por todas, se os municípios têm a competência para dar função de policiamento preventivo e comunitário às suas guardas municipais. Dependendo da jurisprudência que for criada, o poder de Luiz Henrique pode ser bem reduzido., com reflexos nas próximas eleições.
Ruídos na comunicação
Antes das eleições, Neto apostava que o vereador Buchecha seria o candidato mais votado para a Câmara de Volta Redonda. Não foi. Embora tenha obtido 2793 votos, Buchecha não se reelegeu, e há quem diga que o ainda parlamentar estaria culpando o prefeito por ficar de fora. Na entrevista a Dário de Paula, Neto não falou do
problema, mas deu pistas. “O Buchecha vai ser seu secretário?”, indagou o radialista. “Estou conversando, ele é uma pessoa de uma competência imensa, e tenho certeza que vai ajudar muito Volta Redonda. A não ser que não queira me ajudar, o que eu vou lamentar profundamente pela competência dele”, respondeu Neto. Para quem sabe ler…
Igrejas (I)
Em entrevista ao programa Fato Popular, do vereador Betinho Albertassi, na manhã de terça, 21, o prefeito Neto fez questão de falar de um projeto que vai agradar ao ex-deputado estadual Edson Albertassi, ao vereador reeleito Paulo Conrado, e a um grupo de igrejas evangélicas de Volta Redonda, que não conseguem obter o alvará necessário para funcionar.
Hoje, muitos templos abrem as portas graças a alvarás provisórios que têm que ser renovados a cada determinado período. Um, dois ou três meses, por exemplo. E isso gera transtornos aos pastores. A ideia de se criar uma regra mais simples e objetiva para o funcionamento dos templos foi apresentada ao prefeito por Edson Albertassi, hoje assessor especial de Neto.
Igrejas (II)
Mas que ninguém saia comemorando. É que, pelo que o aQui apurou, o projeto ainda está sendo discutido administrativamente. Não tem nem data definida para ser encaminhado à apreciação dos vereadores. “O projeto está pronto e, provavelmente, essa
semana ou semana que vem a gente encaminha para ser votado pela Câmara”, disse Neto, como se as regras já estivessem estabelecidas. “Vamos ser pioneiros”, prometeu.
Igrejas (III)
Betinho aproveitou a fala para lembrar ao prefeito a necessidade de se resolver o problema com urgência. “Só eu tive de levar à prefeitura cerca de 50 processos de pedidos de alvarás de igreja que estavam com dificuldades de conquistar o direito de estar com o templo aberto. Imagina quantos e quantos outros estão à espera da aprovação desse projeto”, ponderou.
Saúde (I)
Aproveitando a presença de Neto nos novos estúdios da Rádio 88, a que o prefeito elogiou muito, Betinho apresentou o caso de um morador do bairro Metalúrgico, na região leste de Barra Mansa, que tem uma filha que está há dois anos na fila para se consultar com um neurologista. “Betinho, não tem neuropediatra em Volta Redonda”, respondeu o prefeito, prometendo procurar o doutor Amaro Ronaldo, do Hospital do Retiro, para conversar. “Nós vamos zerar essa consulta”, prometeu. “Vamos zerar todas as consultas, as filas de espera. Nós não vamos ficar de braços cruzados, pode ter certeza que vou resolver”, prometeu.
Saúde (II)
Neto chegou a dar detalhes: “Volta Redonda tinha 12 mil ressonâncias magnéticas na fila. Eu fui o maluco que acabou com essa fila”, disparou, garantindo ter zerado ainda fila de 25 mil tomografias computadorizadas. “Eu quero acabar com todas as filas. Eu quero ficar melhor que plano de saúde”, comparou, de forma exagerada, né? Ele não concorda. “Volta Redonda vai ter uma saúde que vai ser referência no país, e muito mais rápido do que muita gente pode imaginar”, acrescentou.
Transplantes
Neto foi além. Disse a Betinho que a prefeitura de Volta Redonda vai passar a fazer transplante de coração pelo SUS em parceria com a Unimed, transplante de córneas com o Hospital da FOA e no São João Batista e transplante de rins em parceria com o Hospital Regional. “Já estou trabalhando para isso, buscando uma maneira da gente colocar em prática o mais rápido possível. É um desejo da população, e eu vou fazer”, anunciou, indo além. “Lamentavelmente, nós vamos perder a nossa grande secretária”, disse, pegando Betinho de surpresa. “A Conceição vai para Piraí?”, indagou o vereador, referindo-se a Maria da Conceição, secretária de Saúde.
Nomes
“Sim”, respondeu Neto. “Não gostaria que ela fosse, mas o Pezão (prefeito eleito) está pressionando a gente e o Pezão têm prioridade em tudo, pois é uma pessoa maravilhosa”, justificou.
Consórcio (I)
Por falar em Pezão, Neto anunciou que o futuro prefeito de Piraí deve ser o próximo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba. “Todos querem isso. O Pezão é a pessoa mais capacitada para isso, pois vamos precisar ter um consórcio de saúde muito forte, muito atuante, e eu não vejo ninguém melhor do que ele. Essa não é minha opinião, é de todos e todos vão fazer um apelo ao Pezão. Ele não quer, mas ele não tem que querer agora não. Além do desafio de governar Piraí, ele vai ter que ser o presidente do consórcio, até porque a Conceição o ajuda muito, vai ajudar muito”, detalhou.
Consórcio (II)
Aproveitando a deixa, Betinho disse que Neto não aceitou ser indicado para ser vice- presidente do Consórcio. “O Neto está indicando o Tande (prefeito eleito de Resende)”, disse. “É, eu vou conversar com o Pezão. Primeiro, ele tem que aceitar esse desafio. Ninguém melhor do que ele, pois o Pezão tem acesso a todo mundo, Lula, governador, Luizinho”, afirmou.
Nomes
Como o tema era Saúde, nada mais apropriado do que Betinho entrar na questão de quem vai suceder Conceição na pasta da saúde. “O prefeito fez um convite a Sheila Rodrigues (diretora do Dipa), mas ela parece que vai ser sub. Quem vai ser? Se o prefeito não falar, eu falo”, disse Betinho, obtendo a seguinte resposta de Neto: “Eu já fiz (convite), ele está resistente a aceitar, é o Faria (Sebastião, vice-prefeito). ”Ele não quer, ele está resistente. E eu ainda não tenho secretário. O Faria teria condições, com a ajuda da Sheila, de ficar nos dois, mas ele, a princípio, não quer, e eu estou sem ninguém”, lamentou. “Eu preciso arrumar até o final do ano um novo secretário”, avisou Neto.
Saúde
Realmente está difícil encontrar quem queira a pasta da Saúde. Três pessoas já teriam sido convidadas. Márcia Cury, diretora do Hospital do Retiro, foi a primeira. Recusou. Sheila Rodrigues Dias, sub de Conceição, indicada por Márcia Cury, também foi convidada. Declinou, prefere continuar onde está. E Sebastião Faria, diretor do Hospital São João Batista, recebeu o pedido do prefeito, mas a sua família não teria concordado. “Tá difícil alguém querer”, disparou uma fonte, garantindo que o problema é convencer alguém que assuma os riscos de ordenar despesas em uma secretaria das mais complexas.
Pasta
O prefeito Neto confirmou que a vereadora eleita Carla Duarte não vai mesmo reassumir a secretaria de Assistência Social, a antiga Smac. Em entrevista ao programa Dário de Paula, Neto confirmou até que Rosane Marques, a Branca, seguirá como secretária de Assistência Social. E que a subsecretaria será entregue a Larissa Garcez, atualmente na Coordenadoria Municipal de Juventude.
Negou
O engraçado é que, há uma semana, um assessor de Carla Duarte jurava que a moça não teria recusado o convite do prefeito para voltar à Smac, conforme o jornal havia adiantado.
Jovens
Neto também deu uma notícia de primeira mão a Dário de Paula: vai transformar a Coordenadoria da Juventude em secretaria municipal. Tem mais. Vai nomear como secretário seu sobrinho Munir Francisco Filho, o Munirzinho, e como subsecretário o jovem Serginho Loureiro, filho do empresário Rogério Loureiro.
Confirmado
Neto aproveitou e confirmou a permanência de alguns aliados, como: Vinicius Arbach, na secretaria de Fazenda; Cláudio Franco, na de Administração; e Almir Batata, no comando da Cohab.
Provocação
Na entrevista, Neto fez questão de elogiar o diretor da Viação Elite, Chiquinho Perota, dizendo que ele é uma das pessoas que mais conhece de transporte público em Volta Redonda. “E por que você não o convida para ser seu secretário de Transporte?”, ironizou Dário de Paula, que não é fã de Paulo Barenco, o impopular atual secretário da pasta. “Porque o Barenco conhece tudo de transporte igual ao Chiquinho Perota. Ele é meu amigo, nunca vai me trair, é honesto. Defeitos todos nós temos, mas Barenco tem mais qualidades que defeitos”, crê o prefeito, confirmando que Barenco fica na pasta.
Comunicação
Outro secretário que seguirá no próximo mandato de Neto é o de Comunicação, o jornalista Rafael Paiva. “Ele é meu grande amigo, sou muito grato por tudo o que ele faz pelo nosso governo”, elogiou. Nessa, ele está certo.
Parceiro
O presidente da Câmara de Volta Redonda, Edson Quinto, resolveu fazer um afago aos colegas que não foram reeleitos, como Hálison Vitorino, Buchecha e Temponi. O presidente vai pautar todos os projetos de lei dos parlamentares até o final do ano, para que possam ser votados ainda nesta Legislatura, com a presença dos derrotados.
Arrecadação
O VR Parking, empresa que explora o estacionamento rotativo da cidade aço, de janeiro a agosto deste ano arrecadou a bagatela de R$ 2.480.130,01.
Inauguração
Se depender do prefeito Neto, o novo Hospital São João Batista será inaugurado em janeiro de 2025. No mais tardar, em fevereiro.
Viagens
Na segunda, 21, a prefeitura de Volta Redonda retomou o projeto das viagens dos grupos de convivência da Secretaria de Assistência Social a Campos do Jordão. No total, 174 foram viajar, e até o final cerca de mais quatro mil ainda vão passear por conta do Palácio 17 de Julho. Apesar do sucesso dos passeios, há quem esteja reclamando da prefeitura por não programar mais viagens para os primeiros meses de 2025. A explicação é simples: o custo aumenta muito por conta da alta temporada.