terça-feira, dezembro 3, 2024

Grampos

Luiz Paulo deixa CSN
Na sexta, 4, às vésperas das eleições de domingo, o prefeito Neto recebeu uma má notícia. Luiz Paulo Barreto (foto) – diretor executivo da CSN e que já foi ministro da Justiça do governo Lula, em 2020 – deixou a empresa para trabalhar em Brasília, onde sua família mora. Luiz Paulo, nos 11 anos em que trabalhou para a siderúrgica, foi, sem dúvida, o melhor interlocutor que Benjamin Steinbruch já teve em Volta Redonda. Tinha trânsito livre no Palácio 17 de Julho e até com os vereadores da cidade do aço. Graças a ele, as relações da CSN com Neto passaram a ser cordiais, de muito respeito, e as crises que surgiram, como a do pó preto, nunca foram radicalizadas.

Mulheres
Prova de que a relação entre a siderúrgica e a prefeitura passou a ser melhor é que na segunda, 6, a CSN começou a treinar mais 77 mulheres do programa ‘Capacitar’. Depois do treinamento, elas irão trabalhar no interior da Usina Presidente Vargas em cargos operacionais, de logística e manutenção. Além do conhecimento técnico, as participantes do programa também recebem salário e todos os benefícios oferecidos pela empresa durante o período de capacitação. O programa é parte do projeto da CSN, em parceria com a prefeitura, de promover a inclusão e o desenvolvimento profissional de mulheres na indústria. Em dezembro, uma nova turma, com 140 mulheres, será criada.

ETPC
A ETPC já está aceitando inscrições para o processo seletivo do programa de bolsas de estudo para 2025. A escola da Fundação CSN oferecerá bolsas de 50% e 100% para o Fundamental II (do 6º ano ao 9º ano) e para o Ensino Médio + Técnico para os interessados nos cursos de Automação Industrial, Eletromecânica, Informática, Mecatrônica, Química e Programação de Jogos Digitais. As inscrições vão até 4 de novembro e podem ser feitas de maneira online. A prova será
no dia 9 de novembro, e o resultado será divulgado no dia 14 de novembro. Link para inscrição em https://procsel.aix.com.br/candidato/23/login.

Fez pó
A campanha contra o pó preto da CSN ajudou alguns candidatos, mas quem esperava mesmo ser eleito pelo barulho que fez na cidade do aço e nas redes sociais, como Alexandre do VR Abandonada, virou pó e não se elegeu para a Câmara de Volta Redonda. Foi o mais votado do Psol, legenda que defende o fechamento da Usina Presidente Vargas. Há quem garanta que, tendo ‘derrotado’ a professora Juliana, psolista de carteirinha e nome mais consolidado politicamente na esquerda, Alexandre sairá como candidato à Alerj em 2026. E a prefeito em 2028. Façam suas apostas.

Direita
Outro que foi bem votado, em campo oposto ao candidato do Psol, e que não se elegeu, foi o bolsonarista Hermiton Moura do PL. Obteve 2.016 votos e ficou como suplente da legenda. Também estaria de olho em 2026. Se sair para a Alerj, teremos mais um capítulo especial na briga da esquerda (Alexandre) x direita (Hermiton) em Volta Redonda.

2026
Por falar nas eleições de 2026, Volta Redonda terá, certamente, outro duelo interessante para a Assembleia Legislativa. Entre Renan Cury, o mais votado (5.059 votos), e Raone Ferreira, o segundo mais votado (4.474 votos). A briga entre os dois pode se repetir em 2028. Aliás, Raone foi eleito pelo PSD de Jari, que vai buscar reeleição para a Alerj em 2026, pensando, talvez, em 2028. Tem mais. Nessas eleições, apesar de estar no PSB, Raone deu uma banana à candidatura do ex-prefeito Arimathéa. E deu no que deu.

Castigo
Dizem que a Justiça tarda, mas não falha. Exemplo seria a candidatura de Vander Temponi, vereador que não se reelegeu. Afastado pela Justiça por suposta prática de rachide, o parlamentar não deixou a cadeira, tentou se reeleger e obteve 1.781 votos. Mas não foi eleito como candidato do UB. Em compensação, deve ser nomeado para ocupar o cargo de assessor parlamentar do governo Neto na Câmara de Volta Redonda. A pasta será reestruturada e entregue a Temponi. O problema é que há quem discorde da decisão de Neto de dar espaço para o político.

Abrigo
Além de Temponi, segundo uma fonte, o prefeito Neto estaria disposto a abrigar mais alguns derrotados nas eleições para a Câmara. Isso no primeiro escalão, e entre eles estariam Paulinho AP, Buchecha e Lela. Vampirinho, Fernando Martins, América Tereza e Mauricio Batista, que obteve 1.081 votos, podem ser aproveitados no segundo escalão. A conferir.

Evangélicos
Aliás, apesar do apoio de boa parte dos pastores evangélicos, o ex-vereador Fernando Martins não conseguiu retornar à Câmara de Volta Redonda. Obteve, vejam só, 1.727 votos pelo PSD. Obteve mais votos, por exemplo, do que Gisele Klingler, Vair Duré e Rodrigo Duarte, que acabaram eleitos. Tem que orar mais se quiser voltar ao Parlamento.

Casas
A prefeitura de Volta Redonda assinou na tarde de segunda, 7, o contrato da nova fase do programa do governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’. O novo empreendimento será construído na Morada do Campo, no Retiro. Terá 192 unidades, divididas em seis blocos de apartamentos. Um investimento de R$ 31 milhões. Ah, a construção não ficará a cargo, é claro, da empresa de Maurinho, derrotado nas eleições de domingo.

Surpresa
Alan Cunha, da região do Açude, surpreendeu. O moço não se elegeu, mas saiu das urnas com 1.327 votos, à frente de Paulinho AP, por exemplo, vereador que não conseguiu se reeleger. E à frente de Marquinho Motorista e Carlinhos Santana, velhos conhecidos do Parlamento local.

Madeira
Rosaldo Madeiras, da região do Retiro, até que se saiu bem na tentativa de chegar ao Parlamento de Volta Redonda, pois obteve 1.095 votos. Fica pra próxima.

Ex (I)
Ex-pastor e exsecretário da Pessoa com Deficiência, Washinton Uchôa obteve apenas 845 votos. Só que agora, sem mandato, corre o risco de não voltar a ocupar a mesma função no Palácio de Julho a partir de 25. O cargo pode cair nas mãos de Ivoneia, a Ivo, que em apenas três meses de campanha conseguiu sair das urnas com cerca de 300 votos, credenciandose a ser nomeada para o cargo de secretária da Pessoa com Deficiência. Seria a pessoa certa no lugar certo.

Ex (II)
Quem também não deve permanecer na equipe de Neto a partir de 2025, como o aQui já previu, é a secretária de Saúde, Conceição de Souza Rocha. Cotada para sair como vice de Pezão, que venceu as eleições em Piraí, a titular da SMS deve assumir a pasta na cidade
vizinha, onde mora. Detalhe: Ela também estaria doente.

Dançou
Apesar de ter obtido 1.781 votos como candidato do União Brasil, o vereador evangélico Hálison Vitorino não conseguiu se reeleger. Teve gente acendendo uma vela a Deus e outra ao Diabo diante do resultado.

Surpresas (I)
O Republicanos, como legenda próxima ao prefeito Neto, fez bonito nas eleições de domingo. Betinho Albertassi, por exemplo, foi o mais votado e acabou reeleito, com 3.170 votos. A legenda elegeu ainda Paulinho do Raio-X, com 1.958 votos, e ressuscitou Zoinho, exdeputado federal, eleito com 1782 votos. Só não conseguiu eleger Hálison Vitorino, que buscava a reeleição, e a ex-vereadora América Tereza, que passou os últimos anos em Barra do Piraí ao lado do prefeito Mário Esteves. Terá sido esse o seu erro?

Surpresas (II)
Outra grande surpresa da política local foi a não reeleição de Jorginho Fuede, do PDT. O moço deve estar de cabeça quente até hoje, pois tinha a vitória como certa.

Castigo
Fábio Buchecha, candidato que o prefeito Neto dizia que seria campeão de votos nas eleições para a Câmara de Volta Redonda, se saiu muito bem. Obteve 2.793 votos, ficando como sexto mais votado na cidade do aço. Mas não se elegeu. Parece sacanagem. Mas faz parte das regras do jogo. O ainda parlamentar, entretanto, não vai ficar desamparado. Será chamado por Neto para ocupar um cargo no Palácio 17 de Julho.

Mais um
O vereador Paulo Conrado voltou a ser muito votado para a Câmara de Volta Redonda. E olha que ainda sofreu com alguns boatos que circularam pela cidade – ele até sabe quem plantou as maldades – dando conta que ele teria desistido da campanha. Era notícia falsa. Conrado obteve 2.138 votos e vai encarar o seu oitavo mandato a partir de 2025. É fera.

Esquecimento
Ela é filha de um exprefeito, Wanildo de Carvalho, que entrou para a história por estar comandando o Palácio 17 de Julho quando da morte do ex-prefeito, sindicalista e deputado federal Juarez Antunes, fato de repercussão nacional. Também se elegeu à Assembleia Legislativa. Mas, como candidata a vereadora em Volta Redonda, Wanubia de Carvalho descobriu que o povo tem memória curta. Resultado: sua votação foi pífia, de apenas 270 votos. Uma pena, pois eleita poderia ajudar na implantação de políticas públicas para as pessoas com deficiência visual.

Troca (I)
Em entrevista ao programa Dário de Paula na quinta, 10, o prefeito Neto confirmou que a secretária de Saúde, Conceição Souza, deve deixar a cidade do aço para assumir a pasta da prefeitura de Piraí a partir de 2025, com a posse de Pezão. “Eu fiz um apelo ao Pezão para deixá-la em Volta Redonda. Ela só fica se ele concordar. Ela é campeã, faz um trabalho maravilhoso”, disse, ressaltando que não tem um nome para substituíla. “Ele (Pezão) foi muito radical comigo dizendo que vai precisar dela em Piraí”, completou. Detalhe: Conceição estaria com problemas de saúde e querendo ficar perto da família.

Troca (II)
A falta de um plano B revelada por Neto descarta o boato de que o ex-deputado estadual Nelson Gonçalves poderia assumir o lugar de Conceição.

Animais
Na entrevista a Dário de Paula, Neto anunciou que vai abrigar seus aliados que não conseguiram se reeleger para a Câmara de Volta Redonda. Vai até criar uma Secretaria de Defesa e Proteção dos Animais para abrigar Paulinho AP. “Ele é muito envolvido com as causas animais”, explicou. Ganhou palmas de Renan Cury.

Serviços
Outro que perdeu a eleição e deverá ganhar espaço no governo Neto será Buchecha. “Ele é uma pessoa muito dedicada e trabalhadora. Vou convidar para ser secretário no meu governo, mas ainda não decidi qual, eu tenho algumas opções. Vamos conversar”, comentou o prefeito. Há quem garanta que Buchecha pode assumir a Secretaria de Serviços Públicos, comandada pela criticada Poliana Moreira.

Pasta
O vereador Lela (PSD), outro que não conseguiu se reeleger, deve virar secretário, disse Neto, sem dizer de qual pasta. “Devo criar uma nova secretaria”, acrescentou.

Sub
Neto também revelou a Dário que vai criar uma subprefeitura na região Santo Agostinho/ Volta Grande. “Foi onde eu tive mais voto”, disparou. O sub será  Vampirinho.

Carona
Poucas horas após Neto dizer que vai criar a subprefeitura do Santo Agostinho, o vereador
Rodrigo Furtado, de oposição, tratou d apresentar um projeto de lei – já aprovado – dando nome ao local que nem existe. Deverá se chamar Domercídio da Silva Nobre.

Retorno (I)
A partir de segunda, 14, Washington Uchôa, que não se reelegeu, reassume a Secretaria de Políticas para Pessoas com Deficiência. “Eu já tinha dito que, se ele ganhasse ou perdesse, eu gostaria de tê-lo na secretaria”, afirmou Neto. O anúncio não agradou a alguns aliados do prefeito. Para eles, Ivoneia, a Ivo, deveria ser testada à frente da pasta.

Retorno (II)
A permanência de Uchoa na secretaria tem um motivo: manter Vampirinho na cadeira de Uchôa como vereador até dezembro.

Assessor
Surpresa maior foi Neto anunciar a Dário de Paula que convidou o vereador Temponi, seu futuro ex-líder de governo, que não se reelegeu, para assumir o cargo de assessor legislativo da prefeitura em 2025. “Vou montar uma estrutura para ele”, prometeu o prefeito. Será que Temponi vai ter alguém com quem dividir as funções?

Nomeações
O advogado e candidato a vereador derrotado Alex Martins vai ser diretor do Cais Conforto, que está em reforma. A UPA Santo Agostinho seguirá nas mãos do ex-deputado Nelson Gonçalves.

Convite
Eleita com o apoio de Munir Neto, a ex-secretária de Assistência Social, Carla Duarte (PSD), esteve cotada para retornar para a Smac em 2025. A ideia era que, com ela na pasta, uma vaga fosse aberta para a posse de um suplente do PSD, mais precisamente o
ex-vereador Fernando Martins, que não se elegeu. “Vou conversar com ela, não sei se vai querer. Mas, se ela aceitar, eu consigo contemplar o Fernando Martins”, revelou Neto. O convite, segundo uma fonte do aQui, foi solenemente recusado por Carla.

Sucessor
Questionado por Dário de Paula sobre sua sucessão em 2028, quando não poderá concorrer, Neto desconversou. Dário chegou até a citar dois nomes: do coronel Luiz Henrique, secretário de Ordem Pública, e de Eduardo Prado, presidente da FOA. “O Eduardo certamente não pensa nisso (em ser prefeito), e nem o Luiz Henrique”, respondeu Neto, ressaltando que, se o atual viceprefeito Faria quiser, poderá ser o candidato. “Mas não estou pensando nisso”, completou. Luiz Henrique, dizem, está…

Ingresso
O vereador Neném soltou cobras e lagartos contra a direção do Voltaço. Motivo: o valor do ingresso para o jogo da final da Série C, entre o tricolor de Aço e o Athletic, que acontece hoje, sábado, 12, no Raulino. “Era momento de encher o estádio, fazer uma grande festa. Essa diretoria, formada por gente que nem de Volta Redonda é, não está nem aí se o Voltaço vai ser campeão ou não. Eles se preocupam com o dinheiro”, desabafou. O ingresso custa R$ 30.

Visita
Três vereadores eleitos, que estarão na Câmara de Volta Redonda a partir de 2025, fizeram uma visita ao Parlamento na quinta, 10: Rodrigo Duarte (Agir), Sukinho (PSD) e Gisele Klingler (PSB).

Presidência
As articulações para a formação da nova mesa diretora da Câmara de Volta Redonda para as legislaturas de 2025 a 2028 estão a todo vapor. Os vereadores que comandarão a presidência da Casa, entretanto, já estão definidos: Edson Quinto, Neném, Paulo Conrado e Sidney Dinho.

Procurando

Com relação a Fuede e Hálison Vitorino, que não se reelegeram, Neto disse a Dário que está vendo onde poderá aproveitá-los. “O Fuede é empresário, não sei… É um cara a quem sou muito grato. Hálison também é uma pessoa campeã”, disse, mudando logo de assunto.

Pagamento
No final da entrevista a Dário de Paula, o prefeito liberou mais uma informação exclusiva ao amigo jornalista. Que a prefeitura de Volta Redonda vai antecipar o pagamento de outubro para o dia 28 de outubro. Tem mais. Que a segunda parte do 13o salário
deverá ser paga no dia 14 de novembro. Quanto ao salário de dezembro, mais uma novidade: “Será pago em duas vezes: uma antes do Natal, dia 20 ou 23, e o restante no dia 30”, anunciou. “Eu inventei tudo agora”, completou, dando risadas.

Duro e sem voto

O petista Nilson Neneco, coitado, apostava que iria receber grana do PT para tentar vencer as eleições para a Câmara de Volta Redonda. Quebrou a cara. Não recebeu um tostão e, duro, só conseguiu 109 votos. Mas fica a lembrança: o PT inteiro fracassou. Até quem recebeu muito dinheiro para a campanha.

PT
O Partido dos Trabalhadores pode entrar com uma ação pedindo reembolso total diante do acidente que originou um caso típico de PT (Perda Total) nas eleições municipais de pelo menos sete cidades na região. Em Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Itatiaia, Rio Claro, Quatis, Resende e Angras dos Reis a legenda não conseguiu eleger nenhum vereador. E olha que trouxe até ministro de estado para pedir votos para os candidatos do partido.

Foguetório
Na noite de segunda, 7, um tremendo foguetório foi registrado no Vila Rica-Tiradentes. Deveria ser alguém comemorando, de forma antecipada, o feriado religioso e o dia das crianças. Ou a derrota ou vitória de um determinado candidato – os moradores do bairro reelegeram apenas o vereador Raone, de oposição. Ou outra situação festiva. Quem vai saber? Muitos fogos.

Carreata
Acontece neste sábado, 12, a “Carreata da Vitória” de Luiz Furlani para comemorar o resultado das eleições de domingo, quando ele se elegeu para a prefeitura de Barra Mansa.
A saída está prevista para às 9 horas no final da Rua Bom Jesus, próximo ao rodo, no bairro Vista Alegre. A comemoração passará por vários bairros da cidade.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

‘Compromisso com a democracia’

… para pessoas com deficiência

Via portal

Tá difícil

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp