segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Grampos

BOA IDEIA (I) – O departamento de Cultura e Turismo de Siderópolis, em Santa Catarina, está selecionando, via consulta pública, nomes de ex- funcionários da CSN que trabalharam no prédio onde a siderúrgica funcionava, no bairro Fiorita. Os escolhidos irão dar nome às salas do antigo escritório, que está passando por reforma. A inauguração está marcada para 9 de dezembro. A ideia poderia ser copiada em Volta Redonda, caso o antigo Escritório Central volte a ser ocupado, não é?

BOA IDEIA (II) – No prédio reformado da CSN, vão funcionar a Câmara de Vereadores, a Fundação de Meio Ambiente de Siderópolis, o Conselho Tutelar do município e uma Biblioteca Pública Municipal. Terá ainda um Museu do Carvão. É de matar de inveja, não é?

SAÚDE – Há quem garanta que, quando o prefeito Neto estava se recuperando da primeira cirurgia feita no Hospital São Vicente, na capital, o número de visitantes era tão grande que os puxa-sacos teriam sido expulsos do quarto pelo médico que fez a cirurgia de Neto. Internado novamente na terça, 21, a ordem de restringir as visitas continuava vigorando.

CANDIDATO (I) – Aliás, a saúde do prefeito Neto, internado em um hospital no Rio para tratar de uma infecção, virou assunto obrigatório nas rodas de discussões políticas de Volta Redonda. É que, se o prefeito desistir de disputar as eleições de 2024, haverá um aumento de políticos querendo concorrer ao Palácio 17 de Julho. Com Neto na disputa, muitos o veem como franco favorito a vencer a eleição. Com ele fora das urnas, a disputa ficaria em aberto.

CANDIDATO (II) – Dentro do grupo político do prefeito Neto, incluindo seu irmão, o deputado estadual Munir Neto, o discurso é o mesmo: Neto será candidato no ano que vem.

CANDIDATO (III) – Um dos envolvidos no grupo do ‘prefeito-2024’ já tem até um mote para explorar. “Na primeira campanha, tivemos apenas de mostrar que Neto estava na urna. Na de 2024, se seguirem nessa toada, vai ser mais simples: é só mostrar que Neto está vivo e bem de saúde”, avaliou. Faz sentido.

CIDADÃO – O vereador Luiz Furlani, atualmente secretário de Governo do prefeito Rodrigo Drable, foi agraciado com o título de cidadão volta-redondense na terça, 21. A homenagem foi proposta pelo vereador Renan Cury. Ambos fizeram uma dobradinha na eleição de 2020, quando foram candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente.

SINALIZAÇÃO – A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana resolveu terceirizar o serviço de pintura de sinalização horizontal nas ruas de Volta Redonda. Contratou a TL7
Construtora para realizar o trabalho, pagando a bagatela de R$ 1,9 milhão. Deve estar sobrando dinheiro na secretaria.

MAMA – O vereador Neném (PP) apresentou o Projeto de Lei 259/23, que visa criar o Programa ‘Mulheres do Peito’, com o objetivo de criar e fortalecer uma rede de apoio para mulheres que lutam contra o câncer de mama.

VETO – Conforme previsto, o prefeito Neto vetou o Projeto de Lei 227/23, que pretendia regulamentar o piso salarial e carga horária mínima dos técnicos e auxiliares em saúde bucal. A proposta era do vereador Neném e tinha sido encampada por todos os parlamentares. Neto, entretanto, justificou que não há dotação orçamentária para conseguir cumprir a lei.

CÃO – Por falar em projeto de lei, será apreciado na próxima semana o PL 195/23, do vereador Edson Quinto, para que praças e parques públicos a serem construídos ou que passarem por reformas, como a ETPC, tenham área para socialização de cães.

ASFALTO – Conforme noticiado pelo aQui, na quinta, 23, com apenas um dia de atraso, a prefeitura de Volta Redonda começou a pavimentar a Rua 33. Asfalto provisório, é claro. A chuva que caiu ontem, sexta, 24, atrapalhou o serviço. Assim que o tempo ficar bom, o asfaltamento será acelerado. O objetivo é garantir a liberação da via e das calçadas em dezembro para que o período de Natal seja tranquilo para comerciantes e consumidores. As obras de modernização da 33 serão interrompidas, de acordo com o que foi combinado entre o prefeito Neto e os comerciantes da via.

ARMA – Como o aQui já havia antecipado, os guardas municipais de Volta Redonda já estão atuando armados pelas ruas da cidade do aço. A GM já até realizou uma capacitação de armamento e tiro. A corporação é a primeira e única do estado a possuir o porte de arma. A capacitação é anual e obrigatória. Todos os agentes que participam da capacitação foram habilitados por meio de cursos teóricos e práticos, cumprindo as exigências da Superintendência Regional de Polícia Federal no Rio. O secretário de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, frisou que o objetivo de armar a GM não é torná-la violenta, mas sim preparada para colaborar no combate à violência, naquilo que compete à GMVR. Tomara!

RUA – Na quarta, 22, a rua que fica ao lado da sede do Bispado São José ganhou o nome de D. Waldyr Calheiros de Novaes, quinto bispo diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda. A mudança do nome da rua partiu da vereadora Kátia Miki, e foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

A CONFERIR – O grupo Severino Sombra estaria adquirindo um hospital no Rio de Janeiro meio que desativado. Teria cerca de 600 leitos, hoje quase sucateados, mas que com dinheiro em caixa poderão ser usados por anos a fio. Que bom, né? Mas fica a pergunta: será que vai abandonar a ideia de investir em Barra Mansa?

ACORDO – O Hinja, hospital da família do ex- prefeito Gotardo Neto, teria fechado um acordo com o Palácio 17 de Julho. Vai colocar a casa em ordem. Bom para todos!

FOA – O presidente da FOA, Eduardo Prado, terá um encontro especial na segunda, 27, com Alexandre Lira, um dos diretores da CSN. Na pauta: Planos ousados para os dois lados, nada políticos, é bom frisar.

ESTÁGIO – As inscrições para o Programa de Estágio CSN 2024 foram abertas para as cidades de Volta Redonda, Porto Real e Resende. As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta, 30, pelo site www.csn.com.br/ oportunidades.

VIAGEM – A assessoria de Edimar Miguel, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, pisou na bola ao divulgar que o sindicalista teria ido a São Paulo na manhã de quinta, 23, dando a entender que seria na CSN. Não foi. Edimar esteve foi na Volkswagen.

PÓ PRETO – O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) protocolou suas emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual para 2024, com prioridade para investimentos na Saúde, Educação e Meio Ambiente, além de destinar recursos para ações sociais e culturais para todos os municípios do Médio Paraíba. Uma delas é para a compra de uma estação automática de monitoramento da qualidade do ar a ser adquirida e instalada em Volta Redonda. Inclui fornecimento de equipamentos, serviço de instalação, materiais de consumo, consultoria técnica e treinamento técnico para que se torne autossuficiente na sua operação. “Assim, o INEA passaria a ter informações on-line do nível de poluição para tomar as ações necessárias e imediatas para inibir as fontes poluidoras”, explicou.

ROMA – A prefeitura de Volta redonda, em parceria com o Governo do Estado, vai concluir nos próximos dias o asfaltamento de 29 ruas na região do Roma. As vias pavimentadas estavam entre as mais problemáticas dos bairros, com muitos buracos e pavimento já deteriorado pelo tempo. Ao mesmo tempo, a prefeitura e o governo estadual vão asfaltar 16 ruas da Voldac.

BR-393 – O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) enviou ofício à Unidade Regional do Rio de Janeiro da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) solicitando intervenção junto à concessionária K-Infra Rodovia do Aço para que dê continuidade, com mais agilidade, à obra no trevo da BR-393 com a Radial Leste, no centro urbano de Volta Redonda.

LIGHT (I) – A Câmara de Volta Redonda vai realizar uma audiência para debater o péssimo serviço prestado pela Light, concessionária de energia que atende a cidade. A data ainda será marcada pela Mesa Diretora. A proposta foi do vereador Hálison Vitorino.

LIGHT (II) – Para exemplificar o péssimo serviço da Light, o vereador Renan Cury contou um caso que aconteceu com ele no último final de semana. Segundo ele, diante da falta de energia no Roma, ele entrou em contato com a concessionária. “Eles me disseram que não tinha problema algum na região do Roma, que estava tudo normal. Enquanto isso a população ficou sem luz por horas”, disse Renan.

SAÚDE – A prefeitura de Volta Redonda vai construir uma nova Unidade Básica de Saúde na Vila Brasília. A licitação será no dia 20 de dezembro e a obra deve sair por quase R$ 4 milhões.

AZUL – O vereador Edson Quinto surpreendeu ao aparecer vestido de azul na sessão de quinta, 23. Motivo: aderiu à campanha do ‘Novembro Azul’, contra o câncer de próstata. “Muitas vezes os homens não gostam de fazer o exame de toque. Me lembro de um amigo que não fazia e depois teve que fazer várias e várias vezes porque ficou doente”, disparou, pedindo para o presidente da Câmara, Paulo Conrado, iluminar a Casa na cor azul em alusão a data.

VETO – Os vereadores de Volta Redonda derrubaram o veto do prefeito Neto ao projeto de lei 133/23, do vereador Hálison Vitorino, que trata das diretrizes adotadas pelo município para a orientação a pais e professores sobre as características do Transtorno do Déficit de Atenção – TDAH. O veto foi derrubado por unanimidade.

OCUPAÇÃO – Uma comissão de vereadores de Volta Redonda, liderados por Paulo Conrado, recebeu na manhã de ontem, sexta, 24, os deputados estaduais Munir Neto (PSD) e Dani Monteiro (Psol), junto com moradores da Ocupação da Paz e Reflexo do Amanhã do Belmonte. Na pauta, debater a possibilidade de regularização da área de posse.

BLACK (I) – As lojas do Sider Shopping estão participando da Black Friday 2023, que termina amanhã, domingo, 26, com ofertas de até 70% de desconto. “A Black Friday é uma oportunidade ímpar de impulsionar o mercado e que, além de aumentar o fluxo de clientes e vendas em nossos empreendimentos, também fortalece as relações com nossos parceiros comerciais – gerando também oportunidades para os consumidores”, destaca Christian Magalhães, head de Marketing do Grupo AD, que administra o Sider Shopping.

BLACK (II) – Ele vai além. Diz que além de aproveitar para fazer compras na Black Friday, será uma ótima oportunidade para os clientes do Sider concorrerem a um Citroën C4 Cactus e para tirar sua foto com o Papai Noel. “Já estamos em clima de Natal! Aproveitem os descontos, antecipem suas compras e participem da nossa promoção. A cada R$350,00 em compras, concorra a um carro 0km”. Detalhe: Hoje, sábado, 25, “o valor das compras duplica e, no domingo triplica, garantindo assim mais chances de ganhar”, destaca a coordenadora de marketing do Sider Shopping, Patrícia Macedo

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Bate-Bola Sérgio Luiz

Lazer

7 dicas para sair do sufoco

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp