Meio Ambiente – Moradores do Volta Grande IV também estão inconformados com a prefeitura de Volta Redonda, que anda cortando árvores sem qualquer planejamento (ver matéria na página 6). Uma das moradoras, por exemplo, que se identificou como Rosilene, diz que o corte das árvores está acontecendo em muitos outros lugares, como no bairro onde reside. Para provar, mandou a foto feita nas proximidades da Rua 1043.
Piraí – O ex-vereador Washington Granato, de Volta Redonda, está com o filme queimado junto a um grupo político da região.
Aulas – A direção da FOA espera retomar as atividades acadêmicas de forma presencial já na segunda, 7. Elas estavam acontecendo de forma remota até este sábado, 5, por conta da onda de protestos contra o resultado das eleições presidenciais.
Apostas – Políticos da região estão promovendo uma aposta para ver quem acerta o nome do futuro presidente da Assembleia Legislativa. A eleição está marcada para fevereiro, mas os candidatos já estão se movimentando. O nome de Márcio Canella (União) é um dos mais cotados. Sua candidatura teria apoio do atual presidente da Casa, André Ceciliano. E, dizem, de Lula, presidente eleito.
Reunião – No sábado, 29, o governo Neto promoveu uma reunião com os moradores da Fazendinha, na Vila Brasília, para defender a construção do polêmico ‘Monumento ao Arigó’ no bairro, que pode custar até R$ 4,7 milhões. Coube ao vereador Temponi, líder do prefeito na Câmara, defender o projeto, ao lado de Rodrigo Nós do Povo, parlamentar que é da localidade. “Neto me garantiu que o monu-mento trará desenvol-vimento para os mora-dores e com isso creio ser uma ideia que dará mais dignidade a quem vive aqui”, disse, ressaltando que o prefeito prometeu obras de infraestrutura como asfaltamento de ruas e iluminação melhor na localidade.
Monumento – A li-citação para construção do monumento, que terá mais de 30 metros de altura, estava marcada para ontem, sexta, 4. Até o fechamento desta edição, entretanto, a prefeitura não havia divulgado o resultado do certame.
Cadeira (I) – Os corredores da Câmara de Volta Redonda estão pegando fogo quando o tema é a eleição… Calma, gente, a de 2024, prin-cipalmente quando os líderes partidários se encontram. É que muitos acham que terão difi-culdades para se reeleger por falta de… Partido. Tem mais. Alguns ‘no-vatos’ não estão sendo vistos com bons olhos pelos políticos experientes e podem ficar sem abrigo.
Cadeira (II) – O vereador licenciado pastor (que não é mais pastor) Washington Uchôa, que ocupa a cadeira de secretário de Política para Pessoas com Deficiência, não desistiu da carreira parlamentar. Teria acertado com seu suplente, Edmilson Vampirinho, que volta à Casa em março de 2024. Uchôa está disposto a tentar se reeleger pelo Republicanos.
Apoio – O deputado Jari de Oliveira (PSB) já teria escolhido seu ‘sucessor’ para as eleições para a Câmara em 2024. Trata-se do professor Arimatéia, que não conseguiu se eleger como deputado federal. Detalhe: o ex-prefeito de Pinheiral passou a morar em Volta Redonda, assim como outros políticos de cidades vizinhas.
Flu – Como o aQui antecipou, Deley está se envolvendo na campanha de reeleição do presiden-te do Fluminense, Mário Bittencourt. Ontem, sexta, 4, o ex-craque postou um vídeo pedindo votos para o amigo no pleito tricolor, marcado para o dia 26 de novembro. “Eu saio da política, mas a política não sai de mim. Vou votar e estou envolvido nessa campanha”, disse.
Amigo – Por falar em Deley – que confidenciou ao aQui que não volta mais a trabalhar com Neto –, na entrevista concedida a Dário de Paula na manhã de quinta, 3, o prefeito, coincidência ou não, fez um agrado ao ex-amigo. Anunciou que vai realizar nos dias 3 e 4 de dezembro mais uma edição da Olimpede – a Olimpíada da Pessoa com Deficiência. “Esse é um projeto em que o Deley sempre nos ajudou muito”, disse, sem explicar se estava pedindo ajuda ou se estava apenas sendo fofo com o amigo.
Luto – Mais um acidente fatal aconteceu na Rodovia do Contorno na quarta, 3. Morreu Michele Stutz Gerhardt, 43, após o carro em que estava colidir com um caminhão. O local segue sendo palco de diversos acidentes, principalmente por falta de manutenção na via. O problema é que a rodovia continua sem um responsável. O prefeito Neto, por exemplo, se eximiu da responsabilidade em entrevista a Dário de Paula, ao ser perguntado se a Contorno seria municipal, estadual ou federal. “Não é municipal”, sentenciou, jurando que a prefeitura vai pedir ajuda para os governos Federal e Estadual para que seja feita manutenção na via.
Copa – Durante a Copa do Mundo, que começa no final do mês, o comércio de Volta Redonda não terá horário especial de funcionamento. É o que informou o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio). Vai ficar a critério de cada estabe-lecimento comercial definir o funcionamento e ho-rários de abertura e fechamento de suas operações nos dias de jogos da Seleção Brasileira, exceto se houver um decreto do prefeito Neto sobre o tema. Os jogos do Brasil na fase de grupos acontecem nos dias 24, às 16 horas; 28, às 13 horas; e 2 de dezembro, às 16 horas.
Amigos – A médica Cintia Bracarense Melo, que é de Volta Redonda, aparece toda sorridente ao lado do futuro vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que foi seu professor e amigo nos tempos de faculdade. Ela, inclusive, ainda o chama de ‘Geraldinho Alckmin’.