Grampos

Barragem

A CSN Mineração adquiriu dois equipamentos da Itália para fazer a lavagem a seco do minério de ferro, o que dispensa a liberação de dejetos em barragens. A informação foi divulgada pelo prefeito de Congonhas, Zelinho, que recebeu diretores da CSN na última quinta, 31. Um destes equipamentos já está em plena operação e 40% de todo o minério de ferro utilizado na Mina de Casa de Pedra já vem sendo lavado a seco. O segundo equipamento deverá entrar em funcionamento a partir de julho de 2019.

Outra novidade anunciada pela CSN é o descomissionamento da Barragem de Casa de Pedra. O depósito tem cerca de 80 metros de altura, mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro e foi construído no sistema a montante (quando se utiliza o próprio minério para construir os degraus). A barragem ainda apresenta uma jusante em direção ao bairro Residencial – que abriga cerca de cinco mil moradores. Em caso de rompimento, técnicos calculam que em menos de oito segundos os dejetos atingiriam a população. “A CSN vai descomissionar a barragem de Casa de Pedra. Eles vão secar a barragem e revegetar a área, terminando com o risco de rompimento sobre os moradores”, disse Zelinho.

Mais informações sobre a CSN e o episódio de Brumadinho estão nas páginas 14 e 15 desta edição. 

 

Exposição – A secretaria de Cultura de Volta Redonda promove no período de 5 a 26 de fevereiro, no Espaço das Artes Zélia Arbex, a exposição “Perda e o Reencontro”, da artista plástica Gizéle Barino. A abertura será na terça, 5, às 19 horas. O centro de exposição funciona de segunda a sexta, das 10 às 18 horas.

 

Tempo integral (I) – O prefeito Samuca Silva se reuniu com a secretária de Educação, Rita Andrade, e a diretora da Fundação Beatriz Gama, Claudia Dornelas, para discutir os projetos para adotar o sistema de escola em tempo integral no município. “Já possuímos esse modelo nas Escolas Amazonas, Maria Carraro e Mato Grosso. Esse ano a novidade é a inclusão do sistema na Escola Pernambuco, onde desenvolveremos atividades mais interativas e com muitos benefícios”, explicou Rita.

 

Tempo integral (II) – Ficou definido que até o final do mês, uma nova reunião será marcada, com o projeto já definido, incluindo roteiros básicos, grades de atividades e carga horária. “Na escola em tempo integral o aluno recebe orientação pedagógica e atividades extracurriculares que servem para iniciarem esses jovens nos caminhos que seguirão no futuro. Com a implantação desses projetos, irei ficar muito feliz em entregar à população uma escola melhor do que a que pegamos”, enfatizou Samuca.

 

Arena (I) – O deputado federal Luiz Lima (PSL) diz que ficou feliz da vida com a notícia de que o prefeito Samuca Silva irá inaugurar a Arena Esportiva de Volta Redonda no próximo dia 8 de fevereiro. Parlamentar desde ontem, sexta, 1, Luiz Lima foi secretário Nacional de Esportes no governo Temer entre 2016 e 2017 e coube a ele liberar as verbas da União para a construção da Arena Esportiva.

 

Arena (II) – Durante a campanha eleitoral de 2018, Luiz Lima quando vinha a Volta Redonda sempre questionava os motivos de a Arena não estar funcionando. Surpreendeu-se até com uma ‘inauguração’ promovida pelo ex-prefeito Neto. Segundo uma fonte, o deputado poderá ser um grande aliado da cidade do aço, mesmo com a Smel (secretaria de Esporte e Lazer) tendo se recusado a ceder, em maio do ano passado, um espaço para que o ex-atleta olímpico da natação fizesse uma palestra em Volta Redonda.

 

MEP da Burguesia – O Fórum das Entidades Representativas de Volta Redonda continua disposto a pressionar quem quer que seja para que os vereadores locais não aprovem a mensagem do prefeito Samuca Silva sobre o IPTU Progressivo. Na segunda, 28, vários empresários estiveram na Câmara para tentar vender o peixe deles ao presidente da Casa, vereador Edson Quinto (PR). Mas, que coloquem as barbas de molho. Os parlamentares até hoje não esqueceram como foram criticados pelo líder do MEP da Burguesia, empresário Mauro Campos Pereira, o Maurinho.

 

Apelido  –  Para quem não sabe, o Fórum das Entidades Representativas de Volta Redonda ganhou o apelido de MEP da Burguesia em contraponto ao MEP – Movimento Ética na Política, ligado à Igreja Católica e voltado, em tese, a defender os interesses da população.      

 

Cohab – O vice-prefeito Maycon Abrantes, que estava se sentindo como ator principal do filme “Esqueceram de mim I, II ou III”, ganhou a presidência da Cohab-VR. Não é nada, não é nada, mas já é alguma coisa. Que construa um monte de casas!

 

Vistoria – A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda está convocando os taxistas da cidade para levarem seus veículos para serem vistoriados entre os dias 11 e 27 de fevereiro. Titular da pasta, Maurício Batista explicou a obrigatoriedade da vistoria. “O objetivo destas vistorias é garantir uma maior segurança e conforto aos usuários do transporte por táxi, sempre em atenção aos preceitos legais e em observância as normas de trânsito”, disse.

 

Da série perguntar… – Os motoristas do Uber não vão passar pela vistoria obrigatória não? 

 

Rock – A prefeitura de Volta Redonda está convocando os artistas da cidade que queiram participar do VR do Rock de 2019. O credenciamento vai até dia 22 e a documentação necessária deve ser entregue na Central Geral de Compras, no Palácio 17 de Julho. Mais informações em http://www.volta-redonda.rj.gov.br/servicos/licitacao/agenda/.

 

Insegurança – A Guarda Municipal de Volta Redonda precisa agir, com rigor, para acabar com a ‘zona’ que os jovens estão promovendo em dois pontos da cidade: na Praça da Colina e no Beco da Gordura (na Vila). Aos sábados, por exemplo, os dois ‘points’ são ocupados por centenas de jovens de todas as idades e rola de tudo: brigas, drogas, bebidas, e até cenas de sexo explícito. A coisa é tão feia que até os flanelinhas mudam de profissão, temporariamente, é claro.  

 

Segurança – Apesar da sensação de insegurança ter aumentado em Volta Redonda nos últimos dias, o número de prisões que aconteceram na cidade em 2018 é impressionante. Só de prisões em flagrante, foram 698; apreensão de adolescentes, foram 127. E ainda foram cumpridos 232 mandatos de prisão. Ou seja, por dia são presos três suspeitos de cometer crimes.

 

Câmeras – Por falar em segurança, o prefeito Samuca Silva determinou que sejam instaladas cerca de 50 câmeras – entre novas e reparadas – OCR, que fazem a leitura de placas de veículos. O objetivo é diminuir o número de furtos de carros e crimes cometidos com veículos roubados.

 

Tadinho – O vereador Furtado está de mal do prefeito Samuca Silva. Motivo: o cerimonial do Palácio 17 de Julho esqueceu-se de dar a palavra ao parlamentar em uma inauguração. É mole?

 

Visitas (I) – Como o aQui antecipou, o prefeito Samuca Silva continua fazendo visitas surpresas às unidades de saúde de Volta Redonda. Ontem, sexta, 1º, Samuca visitou a Unidade Básica de Saúde da Família do Açude II. Chegou ao local às 7 horas para verificar a estrutura física do local, alvo de reclamação dos moradores.

 

Visitas (II) – Após a primeira visita, Samuca foi ao UBSF do Açude I, acompanhando o início dos atendimentos à população na unidade recentemente inaugurada. “Esse é o ano da Saúde, por isso estamos fazendo essas fiscalizações. O objetivo é melhorar o atendimento à população. Estamos vendo os problemas e os solucionando”, disse Samuca.

 

Visitas (III) – Na noite de sexta, 25, Samuca voltou ao Cais do Aterrado, uma semana depois da primeira visita. Encontrou o cenário bem melhor. “Na primeira visita, dois médicos faltaram ao plantão. Um não justificou a ausência e foi desligado. O tempo médio de espera era de três horas para atendimento. Na visita que fiz de retorno, o tempo médio de espera caiu para 20 minutos e a equipe médica estava completa”, comentou.

 

Surpresa – As visitas do prefeito Samuca Silva são feitas de surpresa até para o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto. O secretário é avisado apenas minutos antes da ‘incerta’.

 

Amigos – O prefeito Samuca Silva e o vereador Carlinhos Santana, entre abraços e discursos, nem pareciam ser adversários políticos durante a inauguração da UBSF da Água Limpa, na quarta, 30. Mesmo sendo da oposição, Carlinhos fez questão de agradecer por diversas vezes a Samuca pela construção da nova unidade de Saúde, que deve beneficiar cerca de três mil pessoas do seu curral (ops, bairro) eleitoral.

 

Apoio – Quem anda querendo se aproximar do governo Samuca novamente é o vereador Paulinho do Raio-X.

 

Faltoso – O deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB), que anda sonhando em ser candidato ao Palácio 17 de Julho, foi o terceiro parlamentar que mais faltou sessões na Assembleia Legislativa do Rio em 2018. Ele faltou a 31 sessões do legislativo. O campeão-gazeteiro foi Pedro Augusto. Faltou a incríveis 95 sessões, seguido de Rafael Picciani, filho do poderoso Picciani, que gazeteou 45 sessões.

Chateado – Samuca, mesmo sendo inimigo político de Neto, se disse triste com a notícia de que o Ministério Público pediu o bloqueio de R$ 9,5 milhões em bens do ex-prefeito. “Isso é ruim para os atuais gestores, pois coloca os atuais administradores na mesma régua”, disse, questionado pelo aQui.

 

Bomba – A Câmara de Volta Redonda está prestes a abrir uma CPI contra Samuca. O foco: saúde.

 

SD (I) – Os ânimos estão começando a ficar exaltados em Barra Mansa por conta das eleições de 2020. O Solidariedade, por exemplo, já está em guerra e envolve, de um lado, a presidência da legenda no município e, do outro, o vereador Paulo Chuchu, presidente da Câmara, e a vereadora Maria Lucia. O diretório local deliberou, com apoio da estadual, que o Solidariedade terá candidato a prefeito que não terá nenhum cacique como candidato a vereador. Estava tudo acertado, mas Chuchu subiu nas tamancas e divulgou um áudio garantindo que ele e Tereza serão candidatos, sim.

 

SD (II) – O empresário Jacson Emerick, que é o presidente do diretório do partido, diz que vai estudar a postura dos parlamentares.  “Vou me reunir com os filiados, com a executiva municipal e com a regional para tomarmos posição”, disse, reforçando a ideia da legenda para 2020. “O Solidariedade de Barra Mansa está empenhado em lançar candidatura a prefeito e montar uma nominata completa de vereadores”, destacou, prevendo que o SD deverá, sem os ‘vereadores de mandato’, eleger três filiados nas eleições de 2020. “Essa definição já foi confirmada junto aos atuais vereadores do partido, que são nossos amigos, mas que entendem a dificuldade que temos de montar uma nominata com eles juntos, e sairão quando a janela abrir, de acordo com a lei”, frisou, referindo-se a Chuchu e Tereza. “Volto a dizer, são nossos amigos, mas infelizmente precisamos montar uma nominata completa e a única forma possível é sem a presença deles. Como são maduros e estão há muitos anos nesse processo, entenderam nosso posicionamento”, acreditava.

 

SD (III) – Quem estiver interessado em participar de uma boa legenda, fica a dica: o Solidariedade de Barra Mansa vai se reunir no próximo dia 21 de fevereiro, às 19h30min, na sede do partido, no edifício Pio XII, sala 630.

 

Caiu – O subsecretário de Saúde da prefeitura de Barra Mansa, Silvio Daniel Gomes, pai do vereador Gustavo Gomes, não aguentou a pressão do ex-vereador Marcelo Cabeleireiro, que vivia pedindo a sua cabeça, e teria pedido demissão do cargo. O hoje deputado estadual o acusava de furar a fila da Saúde dando prioridade aos atendimentos de outros políticos. Foi o bastante para afiar a tesoura de Cabeleireiro. 

 

Cadeira – Por falar em Marcelo Cabeleireiro, que deixou a Câmara de Barra Mansa para assumir ontem, sexta, 1, uma cadeira na Alerj, a sua vaga está sendo disputada a tapa na Justiça Eleitoral. Segundo uma fonte, o advogado Paulo Cosenza teria entrado com uma ação para que a vaga de Marcelo seja entregue a Cristina Magno, que é filiada ao PTB. A vaga, em tese, pertence a Mauro Sabino, que seria o primeiro suplente  do partido.

O advogado Paulo César, o PC, inclusive, já protocolou pedido no TRE para dar posse a Mauro. 

Mudança (I) – Christino Áureo (foto) começou ontem, sexta, 1, a exercer o seu primeiro mandato de deputado federal, após exercer três mandatos consecutivos de deputado estadual. No seu discurso de posse, Christino fez um agradecimento à população fluminense. “Agradeço a todos vocês que foram importantes para essa conquista, ela é de todos nós. Vamos honrar cada voto que recebemos”, disse.

 

Mudança (II) – Antônio Furtado também começou a exercer o seu primeiro mandato como deputado federal. Ele e seu ‘estimado’ distintivo. “Continuarei a servir a sociedade e terei a missão de criar leis que ajudem a frear a violência. Vou atuar em frentes como a Segurança, Emprego, Esporte, Educação e Combate a corrupção. São áreas interligadas. Quando investimos em segurança pública, por exemplo, todos os setores da sociedade são beneficiados”, prometeu Furtado.

Posse – Outro empossado foi o ex-nadador Luiz Lima (foto). Detalhe: o campeão das piscinas está super animado a conquistar espaço na região, em especial em Volta Redonda. Luiz Lima se elegeu com 115.619 votos e já anunciou que a partir de sua posse passará a se reunir com prefeitos, vereadores e líderes comunitários de várias cidades do Sul Fluminense. Ele está de olho, por exemplo, no Hospital Regional, aquele que funciona até hoje à meia boca.  

Ciclovia – O tema gerou duas notícias durante os últimos dias. A boa é que os donos do Portal da Saudade vão criar uma pista de ciclovia ao longo da calçada de caminhada que já construíram na Rodovia dos Metalúrgicos. A ruim é que os donos do Park Sul não estão dispostos a cumprir a promessa feita ao prefeito Samuca Silva de fazer o mesmo. De criar também as pistas de ciclovia e de caminhadas ao longo da área do shopping.

 

Boato – Essa é de uma fonte do aQui: os donos do Portal da Saudade já teriam negociado as terras que estão preparando ao lado do cemitério e que seriam destinadas à criação de um condomínio empresarial. Segundo a fonte, tudo teria sido negociado com apenas um grupo multinacional. Francês, para ser exato. A conferir.    

Deixe uma resposta