Grampos

CSN – A CSN está inovando na edição especial de hoje do jornal aQui ao publicar sua mensagem de Natal e Ano Novo em parceria com a prefeitura de Volta Redonda. “Juntas construindo um Brasil Melhor”, é o slogan do anúncio. Tem mais. “É o nosso primeiro anúncio dinâmico”, anuncia Luiz Paulo, diretor da siderúrgica, esclarecendo que o leitor poderá usar o celular para ver o vídeo da mensagem da CSN. “O código pode ser lido diretamente pela câmera (do celular), sem necessidade de aplicativo”, detalhou Luiz Paulo, referindo-se ao Code localizado na página superior (à esquerda) do anúncio. Ao clicar no Code, o leitor poderá visualizar o vídeo com a mensagem de Feliz Natal e Feliz Ano Novo da CSN. Nota 10.  

Federal (I) – O deputado Christino Áureo recebeu na terça, 18, o seu diploma de deputado federal para a próxima legislatura. A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta que os escolhidos estão aptos a tomar posse no cargo. “Eu estou muito feliz com este momento que, na verdade, representa de maneira efetiva o reconhecimento da conquista deste mandato, pelo qual eu trabalhei muito. Estou feliz em representar os eleitores de todos os municípios do estado, obtendo votos em todos eles. Vou lutar por todos e, especialmente, por aqueles que têm vocações e assuntos com os quais eu tenho debatido ao longo de toda a minha carreira de trabalho como parlamentar, principalmente na geração de empregos no setor de petróleo e gás, na área da agricultura e agroindústria, no desenvolvimento econômico de um modo geral, na indústria, no comércio e nos serviços”, justificou.

 

Federal (II) – Depois de três mandatos como deputado estadual, e por cinco vezes secretário de estado, Christino disse que as experiências serão fundamentais para ajudar o Brasil a voltar a prosperar. “É muito importante pra mim, em uma eleição atípica, constatar que a população do meu estado tenha confirmado meu nome para representá-la em Brasília. E eu vou fazer isso com o máximo de seriedade, o máximo de compromisso, como tem sido a minha marca ao longo dos anos. Tenho a certeza de que este mandato de deputado federal somado aos três mandatos de deputado estadual e aos cargos que eu ocupei no executivo nos credenciam para contribuir pra este momento do país. O Brasil precisa retomar o caminho do emprego e da prosperidade, e lutaremos para que a gente possa fazer isso da maneira mais célere possível. Essa diplomação pra mim é cheia de significado e é a confirmação de que quem trabalha de fato na vida pública tem a recompensa e o reconhecimento por parte da comunidade”, encerrou.

Federal (III) – O deputado federal eleito Luiz Lima (PSL) também foi diplomado na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Eleito com 115.619 votos, e bem votado em todas as 92 cidades fluminenses, Luiz Lima definiu como estratégia apostar no Sul Fluminense, onde pretende desenvolver várias ações nas áreas de saúde, esporte, educação e segurança pública junto com os prefeitos de cada cidade, entre elas buscar apoio para o Hospital Regional.

Estadual (I) – O deputado estadual Gustavo Tutuca, agora como morador de Volta Redonda, recebeu das mãos do presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo da Rosa da Fonseca Passos, o seu diploma para exercer o terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Rio. Eleito com 49.952 votos, Tutuca está oficialmente apto a assumir o cargo a partir do dia 1º de fevereiro do ano que vem, após o recesso parlamentar de janeiro.  Ao lado da mulher, Andrezza, e da mãe, Vânia, Tutuca agradeceu aos eleitores pela expressiva votação que recebeu. “O resultado mostra que nosso trabalho em todo lugar foi bem feito neste mandato. Num momento em que os políticos, de um modo geral, estão sendo duramente questionados pela população, ser reeleito desta maneira nos dá a certeza de que fizemos a diferença na vida das pessoas”, comemorou Tutuca.

 

Estadual (II) – Para o próximo mandato, Tutuca garante que vai manter as bandeiras que marcaram sua vida pública até agora. “Quero fazer ainda mais do que já fiz. Tenho mais quatro anos pela frente para arregaçar as mangas e trabalhar. Vou seguir expandindo o ensino profissionalizante pelo interior, lutando por emendas que melhorem a saúde dos municípios e trabalhando firmemente em prol da pessoa com deficiência”, prometeu.

Estadual (III) – O deputado estadual eleito Marcelo Cabeleireiro também recebeu o seu diploma para a legislatura 2019/2022. Mas o que chamou atenção foi que ele estava acompanhado pelo seu mentor, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, que investiu pesado na candidatura do ainda vereador para, dizem as más línguas, se ver livre do vereador na política local.   

 

Estadual – Coube à assessoria de imprensa da prefeitura de Barra Mansa dar destaque à diplomação de Cabeleireiro e, de quebra, dar uma colher de chá a dois outros políticos também diplomados: os deputados federais eleitos Antônio Furtado, de Volta Redonda, e Alexandre Serfiotis, de Porto Real. A assessoria, inclusive, garantiu que Rodrigo “foi um dos grandes apoiadores da campanha de Marcelo Cabeleireiro e de Alexandre Serfiotis, por entender a importância de representantes da região na Assembleia Legislativa e na Câmara”.

 

Corrupção – No release aos jornais, a assessoria de Rodrigo lembrou que Marcelo “é natural de Barra Mansa” (precisava?) e teria reafirmado o seu compromisso com todo o estado do Rio. E soltou uma pérola, digna de registro: “O Brasil está superando uma fase difícil envolvendo políticos em grandes casos de corrupção. Em outubro passado, a sociedade demonstrou, através das urnas, que não tolera mais agentes públicos envolvidos em desvios de verbas públicas, sejam eles de cargos eletivos ou não. Anteriormente, o Poder Judiciário já atuava neste contexto. Então, acredito que estamos virando uma página dessa história. É o momento de trabalhar com muita ética, responsabilidade e transparência a fim de honrar a confiança depositada em nossa proposta por cada eleitor”, teria dito Marcelo Cabeleireiro, conforme release da prefeitura de Barra Mansa. Entenderam?  

 

Fiel – O deputado eleito, ainda segundo a assessoria da prefeitura de Barra Mansa, também agradeceu o apoio do prefeito Rodrigo Drable. “Fui eleito vereador por quatro mandatos, e essa foi a minha primeira candidatura à Alerj. Essa trajetória foi muito difícil de alcançar, mas os resultados estão aí. É o reconhecimento da minha atuação política e dos apoios que recebi. Agradeço muito ao prefeito Rodrigo Drable, que acreditou nas minhas propostas e ajudou a alavancar essa campanha”, ressaltou Marcelo.

 

Federais – A assessoria de imprensa de Rodrigo Drable foi além e deu voz a Antônio Furtado e Alexandre Serfiotis para que falassem da ‘responsabilidade do cargo’. “O povo espera muito dos novos representantes e quero estar à altura dessa expectativa. Estou muito feliz e grato a Deus por ter me possibilitado essa vitória e aos mais de 100 mil eleitores que acreditaram em minha proposta”, declarou Furtado, que mora em Volta Redonda. Reeleito para o segundo mandato, Alexandre Serfiotis foi econômico nas palavras, pelo menos conforme relato dos assessores do prefeito de Barra Mansa.  “Vamos continuar lutando e trabalhando para melhorar as condições da Saúde no município”, teria dito, sem contar a qual cidade estava se referindo.

 

Secretários – O governador eleito Wilson Witzel (PSC) definiu os nomes que faltavam para compor o futuro governo do Estado. O deputado estadual Pedro Fernandes comandará a secretaria de Educação; o deputado federal Felipe Bornier será o secretário de Esporte, Lazer e Juventude; e a secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento será liderada pelo ex-senador Eduardo Lopes.

 

Escola – O fechamento de 10 escolas estaduais, determinado pela secretaria de Estado de Educação para o fim de 2018, será revogado. A Assembleia Legislativa aprovou  na quinta, 20, em discussão única, o projeto de decreto legislativo 81/18, que susta os efeitos da Resolução Seeduc 5.702, responsável por extinguir as unidades escolares. A medida é dos deputados Flávio Serafini, André Ceciliano, Comte Bittencourt e Waldeck Carneiro e será promulgada pelo presidente em exercício da Casa, André Ceciliano. O Ciep 403 Maria de Lurdes Giovanetti, em Volta Redonda, está entre elas.

 

Recesso – A prefeitura de Volta Redonda montou uma programação especial das secretarias e autarquias para o período de 24 a 31 de dezembro. A Rua de Lazer, por exemplo, acontecerá normalmente aos domingos, na Radial Leste, das 8 às 18 horas. O Parque Aquático também funcionará normalmente para lazer, das 9 às 17 horas, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro.

 

Zoológico – O Zoológico de Volta Redonda estará fechado para o público nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro. Nos outros dias, menos às segundas (24 e 31), o funcionamento será normal, das 8 às 16h30min.

 

Cultura – Como todo mundo só quer saber do bom velhinho, a secretaria de Cultura decidiu que a Biblioteca  Raul de Leoni e o Memorial dos Ex-Combatentes estarão fechados durante o recesso. O Espaço das Artes Zélia Arbex e o Memorial Zumbi vão abrir das 9 às 20 horas. Já a Praça CEU, no Vila Rica, estará aberta das 8 às 12 horas, para fazer as inscrições dos interessados em  participar das oficinas oferecidas pelo espaço.

 

Capacitar – A CSN abriu inscrições para o Projeto Programa Jovem Aprendiz 2019. São 208 vagas para Assistente Administrativo, Eletricista de Automóveis, Eletricista Industrial, Mecânico de Manutenção de Motores Automotivos, Mecânico de Manutenção e Soldador de Estruturas Metálicas. Para participar, é necessário ter nascido entre 1 de abril de 1996 e 16 de dezembro de 2000 e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. As inscrições podem ser feitas no Senai de Volta Redonda até o dia 9 de janeiro.

 

Prêmio – A CSN Mineração foi vencedora da 8ª edição do Prêmio Líderes do Brasil 2018. A cerimônia de premiação foi no Teatro Santander, em São Paulo, no dia 10 de dezembro. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, a premiação, em 45 categorias, é o maior reconhecimento nacional do talento, competência e comprometimento das empresas atuantes no país. 

 

Multa – A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro quer que o deputado estadual reeleito Gustavo Tutuca (MDB), agora voltarredondense, seja condenado a pagar multa máxima de R$ 330 mil (100 mil UFIR) por ter cometido conduta vedada para agente público nas últimas eleições. Na ação movida no TRE/RJ, a PRE destacou que Tutuca não poderia ter vinculado sua candidatura ao Projeto Novo Olhar, ação de atendimento oftalmológico da Fundação Leão XIII, do Estado do Rio.

 

Festiva – A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda realizou na quarta, 19, em seu Centro Recreativo Paulo José de Oliveira, uma reunião festiva, a última dos associados em 2018. Serviu ainda para que os diretores apresentassem as novas propostas para 2019 – dentre elas uma viagem a Aparecida, no dia 27 de janeiro; o carnaval na sede campestre; os cursos do Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte etc. 

 

Ônibus elétrico (I) – A prefeitura de Volta Redonda informa que o ônibus elétrico, que circula entre os centros comer-ciais, vai operar em horário especial de Natal. Hoje, sábado, 22, o horário será estendido até às 18 horas. Amanhã, domingo, 23, o ônibus vai circular em horário normal, das 8 às 18 horas.

 

Ônibus elétrico (II) – Outra novidade: dos dois ônibus que circulavam, apenas um está em funcionamento, o que a prefeitura adquiriu.  O segundo veículo, que estava em testes, foi devolvido ao fabricante. 

 

Ação – O Ministério Público do Estado do Rio ajuizou ação civil pública, por atos de improbidade administrativa, com pedido de indisponibilidade de bens, contra a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado Rio (Fetranspor), 14 pessoas e outras quatro empresas. A Fetranspor, segundo o MP, teria criado um “fundo de propinas” destinado a corromper agentes públicos das diferentes esferas e políticos. 

 

Ação (II) – O MP garante que a Fetranspor repassou valores a políticos como os ex-presidentes da Alerj, Jorge Picciani e Paulo Mello, que teriam recebido respectivamente R$ 49.960.000,00 e R$ 37.840.000,00 entre os anos de 2010 e 2015. Já o ex-deputado estadual Edson Albertassi teria recebido, entre os anos de 2012 e 2014, o valor de R$ 2.040.000,00 da Fetranspor.

 

Boa notícia (I) – Na manhã de terça, 18, durante entrevista ao Fato Popular, o prefeito Samuca Silva deu duas boas notícias. A primeira: o restaurante popular será reinaugurado no dia 2 de janeiro. A segunda: até 2020 vai adotar o piso nacional como piso salarial dos professores de Volta Redonda. 

 

Fake (I) – Samuca abordou ainda o boato que circula nas redes sociais sobre um aumento do IPTU Progressivo. “É justamente ao contrário. Queremos estimular quem tem terra em Volta Redonda a investir na cidade”, disse. “Não (devem) deixar essa terra parada”, completou. Vamos torcer para que os latifundiários tenham ouvido o conselho do prefeito. 

 

Fake (II) – Ainda sobre o mesmo assunto, Samuca aproveitou para desabafar. “Tem isso (fake news, grifo nosso) rodando aí, como sempre, né? É um preconceito absurdo por (ele, grifo nosso) ser jovem”, pontuou. “A cada dia nós temos que desmentir alguma coisa e tranquilizar a população”, reclamou.

 

Confiança (I) – Apesar de tudo, Samuca diz estar confiante para 2019. “Acho que vai ser um ano mais tranquilo”, ponderou, para logo justificar: “Eu disse que estávamos no meio de uma tempestade, e já passamos. Mas ainda tem uma marolinha, uma chuva fina, o mar ainda está batendo bastante, mas eu creio que brevemente vamos chegar num mar mais calmo e tranquilo. (Vamos ter) Um sol forte alegrando nossa cidade e 2019 vai ser um ano bem mais tranquilo financeiramente, tenho certeza”, crê Samuca. Que assim seja!

 

Pagamento – A prefeitura de Volta Redonda pagou, na quinta, 20, algo em torno de R$ 22 milhões em 13º a cerca de nove mil servidores da ativa. “É uma notícia muito boa. Mostra que a cidade está crescendo e se mostrando sustentável para 2019. Efetuamos o pagamento na terça-feira e hoje (quinta) já deve estar na conta de todo o funcionalismo. Foram mais de 22 milhões pagos de forma integral”, anunciou Samuca.

Deixe uma resposta