quarta-feira, maio 25, 2022
CasaEditoriasBarra MansaGeral Barra Mansa

Geral Barra Mansa

Alerj lança Frente Parlamentar em Defesa do Setor Varejista
A Assembleia Legislativa instalou, na quarta, 6, a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Varejista do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar o setor responsável por 70% dos postos de trabalho em todo o território fluminense. A Frente será presidida pelo deputado Marcelo Cabeleireiro (DC), e conta com a participação do presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e da deputada Franciane Motta (União) como integrantes do colegiado. “Atualmente temos vários estados que dão vantagem para indústrias, enquanto nós estamos perdendo empresas. Temos uma guerra fiscal entre os estados e os municípios, e precisamos fazer um trabalho diferenciado para o comércio varejista e reduzir impostos para que o estado seja competitivo. A partir do momento em que não criamos postos de trabalho e não fomentamos a economia, todos os setores vão à falência. É preciso valorizar quem emprega no Rio”, disse Cabeleireiro.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Rio é o segundo estado do Brasil com mais lojas fechadas em um ano. Ao todo, mais de seis mil lojas foram fechadas em 2020. O setor mais afetado foi o de vestuário, com mais de dois mil estabelecimentos fechados. O estudo concluiu que 7% de todas as lojas do Rio fecharam as portas. Entre 2014 e 2020, foram quase 32 mil lojas fechadas no estado, o que representa 28% do comércio no Rio. O número é bem maior do que a média nacional, que foi de 18% no mesmo período.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Marcelo Merida, pontuou o papel social do setor. “O varejo é a porta de entrada do primeiro emprego, então temos um papel social importante dentro dessa conjuntura econômica. O estado do Rio, no trato com o microempresário, precisa entender que as obrigações acessórias estão além das necessidades do contribuinte. A desburocratização é uma pauta que não pode sair do nosso radar, pois hoje o Rio é um ambiente hostil para o empreendedor”, comentou.

Homenagem – No final de março, a Câmara de Barra Mansa promoveu uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O vereador Daniel Maciel indicou, por exemplo, como mostra a foto, a escritora, artista e influencer digital, Eliana Neri, que, segundo ele, representa bem a Cultura de Barra Mansa

Operações do Exército – O Tiro de Guerra de Barra Mansa está servindo de base para o Exército armazenar veículos e equipamentos para serem usados em operações em Angra dos Reis e Paraty, que estão em estado de emergência devido aos danos causados pelas chuvas do último final de semana. A vice-prefeita Fátima Lima, que esteve no Parque da Cidade para recepcionar os militares, destacou a importância do apoio às cidades. “Nós de Barra Mansa nos solidarizamos com Angra, Paraty, Mangaratiba e toda a região prejudicada pelas grandes chuvas, pois a dor deles também é a nossa dor. Nossa logística fica à disposição do Exército Brasileiro para ajudar a todos da nossa região”, destacou.

Vacina – Seguindo o calendário vacinal estabelecido pelo Estado, Barra Mansa iniciou na segunda, 4, a campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo, voltada para as pessoas acima de 80 anos e residentes de longa permanência. As doses das vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta, das 9 às 19 horas.

Fundamp – Estão abertas, até o próximo dia 20, as inscrições para quem queira ocupar uma cadeira no Conselho Deliberativo e Fiscal do Fundamp (Fundo de Assistência Médica Permanente dos Servidores Públicos do Município de Barra Mansa). A eleição acontece no dia 28. As inscrições podem ser feitas na sede do próprio Fundamp, no Ano Bom. Os funcionários do Saae devem se cadastrar na sede da autarquia. Já os demais servidores ativos devem se dirigir à secretaria de Governo, na sede da prefeitura, no Centro. Servidores inativos deverão ir ao Previbam (Fundo de Previdência Social de Barra Mansa), também no Centro. O horário de inscrição é das 8 às 16 horas, de segunda a sexta.

Distrito – A secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa está realizando diversos serviços na estrada que liga Santa Rita de Cássia ao distrito de Amparo. De acordo com o secretário da pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, os serviços já alcançaram cerca de 5 km da estrada. “Nossa expectativa para esta próxima semana é trazer o rolo compactador para consolidar o piso. Esse trabalho, no entanto, dependerá das condições climáticas, pois o ideal é que não ocorram chuvas, assim há uma melhor adesão do piso”, destacou ele.

Qualificação – Um dos grandes desafios de todo empreendedor é a qualificação. E isso é quase um consenso de mercado. Qualificação, aumento de vendas e retenção de talentos são apenas alguns desafios que, no próximo dia 13 abril, na sede da CDL Barra Mansa, às 19 horas, serão abordados pelos professores da Convarejo, uma instituição de ensino e consultoria localizada em Barra Mansa. Comandado por um time de profissionais renomados no mercado, o evento ‘PARE’ vai proporcionar, de forma gratuita, as palestras: “A importância da qualificação para sua equipe aumentar as vendas”, “Como reter os melhores talentos na sua equipe” e “Como se destacar no mercado através da experiência do cliente”, que serão ministradas pelo presidente da Convarejo, Waldemar Vicente Junior, pela especialista em Gestão de Pessoas, Carla Moraes Silva, e pela publicitária Camile Teixeira, respectivamente. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Convarejo. Aos que se interessarem e desejam participar, basta se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUGjgztDlMPbaZVgSbZ
7keOj227BLBn6tkXD-JMiTTNrOgkQ/viewform

Doação de sangue – Para incentivar a população a salvar vidas, a vice-prefeita Fátima Lima compareceu ao Hemonúcleo de Barra Mansa na manhã de quarta, 6, para doar sangue. “Mesmo com a correria do dia a dia, podemos ajudar quem precisa. São minutos que fazem a diferença na vida de quem precisa. Sou doadora assídua e apoio ações em prol do bem-estar da nossa comunidade”, disse a vice-prefeita, falando sobre o atendimento que recebeu na unidade. “Aqui no Hemonúcleo temos uma sensação de estar em casa, somos muito bem tratados pela equipe da coleta. É tudo organizado e não existe muita espera. A agulha aparenta doer, mas só aparenta”, descontraiu Fátima.
A coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, falou da importância do exemplo que a vice-prefeita deu. “É muito importante vermos que nossos representantes estão empenhados em trabalhar junto com todos os setores. A querida Fátima é um exemplo a ser seguido. Aqui o importante mesmo é fazer o bem ao próximo, através do simples ato da doação de sangue”, disse Thaís, agradecendo a vice-prefeita pela doação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos Barra Mansa

Pegou fogo

Longe de Brasília

LEIA MAIS

Lazer

Mudo e com a mão no bolso

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp