sexta-feira, setembro 13, 2024

Geral

Almoço especial
O aniversário de Volta Redonda é amanhã, domingo, 17 de julho, mas o Restaurante Popular antecipou as comemorações pelos 68 anos do município oferecendo um almoço especial na quinta, 14. O local, decorado com tema de festa julina, teve cardápio típico dos ‘arraiás’, com salsichão com farofa e canjica de sobremesa. Aliás, os resultados da casa são para comemorar. Nos seis primeiros meses de 2022, a unidade serviu 221.838 almoços e 39.571 cafés da manhã.
O Restaurante Popular atende, por dia, mais de duas mil pessoas, 300 para o café da manhã, entre 7 e 9 horas, e 1,8 mil para o almoço, de segunda a sexta, com refeições balanceadas a custo baixo. Com o subsídio de mais de 50%, garantido pela prefeitura, o almoço sai a R$ 3,50 e o café da manhã a R$ 1,50 para a população. O local ainda oferece gratuidade nas refeições para pessoas em situação de rua assistidas pelo Centro POP.

‘Qualifica Fevre’
Os 80 primeiros estudantes beneficiados pelo programa ‘Qualifica Fevre’, da Fundação Educacional de Volta Redonda, receberam seus certificados de conclusão do curso de Qualificação Profissional em Assistente Administrativo. Durante o primeiro semestre letivo, com um total de 120 horas, os alunos dos colégios municipais João XXIII e Getúlio Vargas fizeram a capacitação para o mercado de trabalho no contraturno das aulas. Cada unidade formou duas turmas e novos alunos iniciam o curso no próximo dia 8 de agosto nos colégios Getúlio Vargas, João XXIII e José Botelho de Athayde.
O ‘Qualifica Fevre’ foi idealizado pela ex-secretária de Educação e ex-presidente da Fevre, Therezinha dos Santos Gonçalves, a Tetê, que faleceu no domingo passado. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos da rede pública municipal, com idade a partir de 14 anos, o primeiro contato com o mundo do trabalho.
A professora Elita Maria Nogueira, assessora de gabinete da Fevre, lembrou que o futuro dos jovens cidadãos volta-redondenses sempre foi uma preocupação de Tetê. “O ‘Qualifica Fevre’ promove a qualificação profissional do aluno, desenvolvimento do pensamento crítico e aquisição de novas competências”, ressaltou.
A diretora-geral do Colégio João XXIII, professora Roberta de Souza Silva, e o diretor-geral do Colégio Getúlio Vargas, professor Edmilson Silva, fizeram questão de ressaltar a importância do projeto, criado e implantado por Tetê à frente da Fevre. “Só temos a agradecer pela dedicação e maestria como profissional da Educação”, disse Roberta. “A implementação da qualificação profissional para os alunos da Fevre é um dos legados que Tetê deixa para a Rede Municipal de Ensino”, avaliou Edmilson.

Programa Mulher
Pró-reitora de extensão do UniFOA, a engenheira agrônoma Ana Carolina Callegário foi nomeada, no último dia 5, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro para compor o Núcleo Regional do Programa Mulher do Crea-RJ, na Inspetoria Regional de Volta Redonda. Ela fica no cargo até 31 de dezembro do ano que vem.
Segundo Ana Carolina, a nomeação é um importante conquista para a representatividade feminina em uma das carreiras profissionais que por muito tempo foi protagonizada por homens. “Com esse desenvolvimento feminino e essa luta da gente para ocupar os mesmos espaços, é muito importante ter uma representante no Crea, no sentido de buscar sempre mais oportunidades para as mulheres e conseguirmos, de fato, ficar no mesmo patamar”, destacou, lembrando que ela foi a primeira mulher a assumir uma coordenação de Engenharia no Centro Universitário de Volta Redonda, tendo ficado por oito anos à frente do curso de Engenharia Ambiental, até assumir a Pró-Reitoria de Extensão.

Paixão de Cristo
A prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo, pretende resgatar a tradição da Semana Santa voltando a encenar a tradicional ‘Paixão de Cristo’. O prefeito Neto lembrou que no final dos anos 90, início dos anos 2000, a Fundação CSN era responsável pela produção do espetáculo, encenado no campo do Recreio do Trabalhador. “A ‘Paixão de Cristo’, além do cunho religioso, é uma manifestação cultural, que também promove o turismo para o município. Nossa equipe vai se dedicar desde já à montagem desse grande projeto”, afirmou Neto, avisando que a Igreja Católica foi convidada a prestar consultoria na montagem do espetáculo.
De acordo com o secretário de Cultura, Anderson de Souza, a realização da ‘Paixão de Cristo’ vai envolver diversos parceiros. “O espetáculo é amplo e inclui atores, diretores, palco de grandes dimensões, cenário, figurinos, acessórios, sonorização e muito mais. Além disso, pelo projeto em estudo, a montagem de 2023 vai resgatar a tradição, mas com elementos mais modernos e novas tecnologias”, comentou.
A segunda dama do município, Nadeia Faria, esposa do vice-prefeito, Sebastião Faria, contou que estava de posse do projeto executado pela Fundação CSN e sempre teve vontade de resgatar a tradição na cidade. “Em conversa informal com o prefeito Neto, ele se mostrou muito interessado e com vontade de retomar esta grande produção. Fiquei muito feliz, pois acho que os mais velhos vão relembrar da beleza dos antigos espetáculos e os mais novos terão a chance de viver esta experiência fantástica”, disse Nadeia, lembrando que tem uma memória afetiva com a Paixão de Cristo, pois sua mãe, Neide Alves Maranduba, falecida em 2016, atuava como figurante no espetáculo.

‘Arraiá do Bem’
O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado de sua família, prestigiou no domingo, 10, o ‘Arraiá do Bem’, realizado no Corredor Cultural. Segundo ele, a festa simboliza o resgate dos tradicionais acontecimentos socioculturais de Barra Mansa, que em épocas passadas reunia as entidades na Feira do Amor. “Hoje, o Corredor Cultural abriga essa festividade promovendo o encontro entre famílias e amigos”, avaliou.
O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro também comentou o evento. “Essa é uma oportunidade para que a população conheça o trabalho realizado por entidades sérias, como a Apae, o Cemae, entre outras”, disse.
A festa aliou diversão e apoio ao trabalho das ONGs e instituições (Apae, Grupo Acolher, Asilo São José, Casa Rosa, Acolhendo Sonhos, Sonhando Juntos, Mãos Dadas, Lar de Jesus e Cemae), que atuam no município em benefício do próximo.
A coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Barra Mansa, Sônia Coutinho, relatou que a instituição recebeu cerca de 150 doações, entre cestas de doces e eletrodomésticos, para a realização do bingo. “As pessoas entendem e aprovam o nosso trabalho. As doações são uma maneira de nos apoiar nesta jornada”.
Alexandre Campos, mais conhecido como Xandão, da ONG Sonhando Juntos, afirmou que os resultados deram saúde financeira para que a instituição continue atuando na reforma de residências cujas famílias estão em situação de risco. Já Tony Carvalho, do Grupo Acolher, salientou que o evento promoveu a integração entre as instituições participantes. “Foi uma grande festa, que transcorreu num clima de paz, amizade e voltada para a continuidade de ações que fazem a diferença no dia a dia dos cidadãos em condição de vulnerabilidade”, concluiu.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Demora no agendamento

Baixa libido

Em ordem

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp