Grampos

0
1050

Na praça – Quem leva os filhos para brincar na Praça da ETPC, na Sessenta, vive reclamando da prefeitura de Volta Redonda por não cuidar da manutenção dos brinquedos existentes, como mostra a foto. Mas isso vai mudar. É que a secretaria de Infraestrutura do governo Neto já recebeu licença ambiental para tocar as obras de revitalização da praça, incluindo áreas de lazer, quadras, calçadas, iluminação, brinquedos, aparelhos de ginástica, jardim, drenagem pluvial e até para a construção de uma ‘nova’ fonte de água (não existe nenhuma, grifo nosso).

Passeata do pó (I) – Depois da Marcha da Maconha e da Marcha da Família, vem aí a ‘Passeata do Pó’. Calma, gente, não é nada disso que vocês estão imaginando. Trata-se de um protesto de moradores e políticos de Volta Redonda contra o pó preto que sai dos altos-fornos da Usina Presidente Vargas e cai sobre a cabeça de todos. Será amanhã, domingo, 17, a partir das 9 horas, com concentração na Praça Brasil. Os organizadores estão prometendo distribuir saquinhos de pó (pó preto que sai da aciaria dos altos da UPV) que representarão, dizem, o presente da CSN aos moradores da cidade do aço, que amanhã, domingo, 17, fará 68 anos de vida. “Vai ter velinha de aniversário, parabéns e fixação dos cartazes nas grades do centro”, prometem.

Passeata do pó (II) – As reclamações geraram tantas postagens e uso político da situação que levaram o prefeito Neto a se reunir com representantes da CSN na terça, 12, para cobrar da empresa mais agilidade no cumprimento das ações previstas no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado, em 2018, pela direção da CSN com o Inea. “Em todos estes anos como prefeito, não me lembro de ter visto a situação como está e de ouvir tanta reclamação dos moradores”, justificou Neto, questionando a manutenção dos equipamentos de controle da emissão de poluição atmosférica, principalmente, da sinterização.

Passeata do pó (III) – Neto foi além. Agendou uma visita à UPV para checar a situação. “Sabemos que, pelo TAC, a CSN tem um prazo até agosto de 2024 para implantar as medidas eficazes de controle da poluição do ar, mas a população não aguenta mais. É preciso que algo seja feito com urgência”, afirmou. O diretor de Metalurgia da CSN, Fabian Franklin, explicou ao prefeito que a siderúrgica tem aprimorado a manutenção nos equipamentos de controle da poluição e teria até 2025 para reduzir em 40%, em relação a 2020, a emissão de partículas no ar. “O que acontece é que, nesta época do ano, a região é acometida pelo fenômeno meteorológico de inversão térmica, que impede a circulação natural dos ventos. Isso aumenta a sensação de poluição do ar”, justificou.

Passeata do pó (IV) – Depois do encontro, Neto foi às redes sociais e voltou a frisar que o prazo que a CSN teria para reduzir a poluição seria até 2024, e não 2025, como destacou Fabian Franklin. “É bom lembrar que em 2018 a CSN assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o governo do Estado para que até 2024 promova melhoras nas condições de operação da Usina Presidente Vargas, principalmente na parte da produção que envolve a emissão de partículas no ar, esse pó preto que no período de seca ataca nossa saúde. Ou seja, a empresa (CSN) tem ATÉ 2024 para implantar medidas que ajudem a melhorar essa situação, mas é importante que as coisas comecem a sair do papel. Até mesmo pelo fato da população não aguentar mais”, escreveu.

Passeata do pó (V) – A questão do pó preto, que cai sobre a cidade do aço desde que a CSN começou a operar, pode até levar um bom número de moradores à Praça Brasil para mostrar a insatisfação da população com a poluição em Volta Redonda. Mas que é evidente o uso político do protesto, isso ninguém pode negar. É só chegar época de eleição que os políticos logo se assanham em bater na CSN como se isso fosse lhes render votos e orações.

Desapropriação – Para poder construir um novo viaduto (as obras já começaram) sobre a linha férrea que corta a cidade do aço, na altura do Jardim Amália, o prefeito Neto mandou desapropriar uma área de 2.195,61 m2 da CSN na Avenida Integração, no Aterrado. No Decreto, de número 17.204, o valor não é revelado.

Cidadania – A CSN recebeu uma comenda do Ministério da Cidadania por ter sido a segunda empresa brasileira que mais investiu na lei de incentivo ao esporte. No total, o MC premiou as cinco empresas que mais investiram na Lei de Incentivo ao Esporte em 2021. De acordo com o relatório da pasta, foram apresentados 2.507 projetos no ano passado, um aumento de 56% no número de propostas em relação a 2020. A CSN foi representada pelo Diretor Institucional, Jurídico e de Comunicações, Luiz Paulo Barreto, que destacou o fato de a siderúrgica ter fortes compromissos com programas sociais e desportivos. Tem mais. Barreto disse que há anos a Fundação CSN se destaca apoiando a arte, esportes e a cidadania.

Gratuidade (I) – A prefeitura de Volta Redonda entrou com um recurso na Justiça para tentar manter a gratuidade nas passagens de ônibus para as pessoas a partir dos 60 anos, direito que os idosos tinham baseado em uma lei municipal, que foi derrubada. “A prefeitura vai novamente recorrer, pois entende que a gratuidade e todos os benefícios conquistados a favor da Melhor Idade devem ser mantidos”, argumenta Neto.

Gratuidade (II) – Para quem não sabe, as empresas de ônibus conseguiram derrubar a gratuidade prevista aos idosos acima de 60 anos e que estava em vigor desde o ano passado, argumentando que a lei municipal aprovada e sancionada por Neto não poderia se sobrepor a uma lei federal, que prevê gratuidade apenas a quem tem acima de 65 anos. “As empresas operadoras do serviço público de transporte de passageiros não mais transportarão gratuitamente os passageiros com idade entre 60 anos e 64 anos e 364 dias”, destacou o Sindpass a respeito. “Entramos com um recurso para que a gratuidade volte a vigorar”, insiste Neto.

Mudando (I) – Na noite de quarta, 13, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou que seu candidato à sucessão de Cláudio Castro (PL), o advogado Felipe Santa Cruz, desistiu da empreitada. Vai virar candidato a vice-governador na chapa do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). “Não podemos deixar que nosso estado fique nas mãos de uma turma que vem mostrando enorme incapacidade de nos dirigir e muito menos de um radical”, justificou Paes. “A melhor alternativa, sem dúvida nenhuma, é o Rodrigo Neves, político e gestor experimentado e capaz e com mais chances de vitória”, completou.

Mudando (II) – A mudança vai atingir o estômago de muita gente boa na região, como os pré-candidatos do PSD que contavam com apoio de Paes. Aliás, como será que Deley e Munir vão reagir à nova aliança do PSD com o PDT? Vão continuar apoiando Castro (PL) ou vão aderir à chapa Rodrigo/Felipe?

Aliança – Outra aliança estranha para as eleições de outubro é a que será anunciada oficialmente neste sábado, 16, entre o PSB de Marcelo Freixo, de esquerda, com o PSDB de Cesar Maia, de direita, para concorrer ao governo do Estado. Muitos tucanos estão abrindo o bico contra a esquerda festiva, representada por Freixo, pré-candidato à sucessão de Castro.

Melando – As chances de Garotinho disputar a sucessão de Cláudio Castro pelo União Brasil foram por água abaixo. Na segunda, 11, o presidente estadual do União Brasil, prefeito Waguinho, participou da reunião do comitê central de coordenação da campanha de Castro, juntamente com representantes de outras 14 siglas aliadas. Waguinho ganhou até lugar de destaque na cabeceira da mesa, ao lado do governador, e foi tratado, segundo a imprensa da capital, como a estrela da reunião.

Base – No encontro promovido por Castro, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, que comanda o DC no estado, esteve presente ao lado de Waguinho, do UB, e dos líderes do Podemos, PMN, Avante, Pros, MDB, PRTB, PL, Republicanos, e PSC. “Estou muito feliz por poder integrar a equipe de coordenação da pré-campanha ao lado de presidentes de outros partidos e de pessoas tão comprometidas como o pré-candidato a vice, Washington Reis”, frisou.

Federal (I) – Com a decisão do UB de fechar com Castro, Garotinho, que é tido como puxador de votos, deveria se candidatar a deputado federal para aumentar as chances de a legenda eleger um número maior de políticos da baixada fluminense. O problema é que Garotinho, de pirraça por não obter apoio para se lançar à sucessão de Castro, ameaça não disputar a eleição para a Câmara. Aí, a quantidade de votos necessários para alguém se eleger pelo União Brasil vai aumentar muito…

Federal (II) – Com Garotinho no páreo, a previsão é de que, para se eleger, os políticos da região pelo União Brasil teriam que obter pelo menos 50 mil votos. Sem Garotinho puxando a legenda, o número deve subir para algo em torno de 60 mil votos no mínimo. Quem consegue?

Federal (III) – As incertezas sobre outubro estão levando os candidatos à loucura. Há quem garanta que o clima na equipe de um dos pré-candidatos à Câmara por Volta Redonda é digno de velório. E a equipe teria sofrido uma baita baixa na semana passada, quando uma das principais assessoras do dito-cujo se aborreceu com as bravatas do chefe e pediu contas. Não foi a primeira.

Federal (IV) – O ex-prefeito de Volta Redonda, Paulo Baltazar, lançou-se oficialmente como pré-candidato do União Brasil à Câmara. O pontapé foi com a realização de um culto na noite de segunda,11, na sede da Aciap-VR, que reuniu cerca de 300 pessoas. “Realizar um culto de lançamento da pré-campanha tem dois sentidos: de entrega e de gratidão. Queremos que seja feita a vontade de Deus. Ele é o nosso absoluto. Por isso separamos esse dia para consagrar a Ele todo nosso trabalho. Vamos seguir em defesa da família, da justiça social, da liberdade religiosa e em defesa da vida”, pontuou Baltazar.

Federal (V) – Com a pré-candidatura a deputado federal lançada, Baltazar destacou a necessidade de aumentar o número de representantes realmente comprometidos com a região. Ele está certo. Tem muita enganação por aí.

Vacinação – A partir de segunda, 18, a prefeitura de Volta Redonda vai começar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 a 5 anos, usando a Corona Vac, imunizante que é produzido pelo Instituto Butantan. A recomendação é de que sejam aplicadas duas doses em um intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas.

Doutor – O babalorixá Fabrício de Xangô – que dirige um terreiro em Volta Redonda e já foi entrevistado pelo aQui – recebeu esta semana o título de Doutor Honoris Causa (por causa nobre), concedido pela Faculdade Febraica e a Ordem dos Capelães do Brasil. É o primeiro sacerdote de uma religião de matriz africana do sul do estado a receber o título, pelo combate à intolerância religiosa na região. Fabrício afirmou estar “honrado e grato” pelo reconhecimento do trabalho.

Combustíveis (I) – Desde o último dia 4, o Procon Estadual e técnicos das secretarias estaduais de Defesa do Consumidor e da Fazenda vistoriaram 471 postos de gasolina, o que resultou na autuação de 120 estabelecimentos. Entre os autuados, foram encontrados problemas como preço fora da expectativa após redução do imposto, ausência da tabela de transparência da composição de preços visível para os clientes e comercialização de gasolina fora da validade. “Já recebemos mais de 200 denúncias e parte delas foi apurada. Os preços chegaram a uma média menor do que o previsto, compatível com a redução do ICMS”, disse o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, lembrando que os consumidores podem denunciar os postos com preços acima do esperado pelo site www.procononline.rj.gov.br e pelo WhatsApp em (21) 98104-5445.

Combustíveis (II) – No Médio Paraíba, segundo o Procon estadual, os preços de combustíveis mais em conta estavam em Volta Redonda, com a gasolina a R$ 5,98 e o etanol, R$ 4,99. Os preços mais caros foram constatados em Barra Mansa: gasolina a R$ 7,02 e etanol a R$ 6,29.

Apoio (I) – A maioria dos pré-candidatos a deputado estadual e federal pelo União Brasil assinou manifesto para que o partido apoie o governador Cláudio Castro (PL) à reeleição. A ideia é minar a tentativa do diretório nacional do UB de lançar Garotinho como candidato. O documento pró-Castro foi assinado pelos pré-candidatos a deputado estadual do partido que são do Sul Fluminense: Betinho Albertassi, Maurício Batista, Guto Nader e Joice Nicolau. E ainda os pré-candidatos a federal: Samuca Silva, Paulo Baltazar, Geraldinho do Gelo e Luiz Furlani.

Apoio (II) – O nome da jovem Joice Nicolau foi uma das surpresas na lista de apoio a Cláudio Castro. É que a moça ainda não havia divulgado que seria candidata a deputada estadual. Ela já foi assessora legislativa na Câmara, no gabinete do ex-vereador Fernando Martins, e candidata a vereadora em 2020, conquistando 433 votos.

Apoio (III) – Já o nome do vereador Neném, que é pré-candidato a deputado federal pelo UB, não apareceu na lista. Neném, entretanto, jura ser Castro desde criancinha. “Não sei por que não consta meu nome, mas vou caminhar com Cláudio Castro por gratidão a tudo que ele tem feito por Volta Redonda”, disse ao aQui.

Candidatura – Por falar em Neném, na segunda, 18, ele lança oficialmente sua pré-candidatura à Câmara. Será no salão de festas do Ricardo Buffet. No encontro, deverá receber apoio do prefeito Neto e do pré-candidato a deputado estadual, Munir Francisco.

Conversa – Munir Francisco, aliás, anda apostando em dobradinhas com diversos pré-candidatos a deputado federal. Na quarta, 13, ele esteve com o vereador Jorginho Fuede (PSDB), candidato à Câmara, em uma reunião com eleitores no Aero Clube. “Queremos continuar trabalhando muito por nossa cidade, só que, agora, eu na Alerj e ele (Jorginho) na Câmara”, postou Munir em suas redes sociais.

Pandemia – O lançamento da pré-candidatura de Gustavo Tutuca em Volta Redonda foi marcado por desrespeito às normas sanitárias da cidade, que obriga as pessoas a utilizarem máscaras em ambientes fechados. No convescote na segunda, 12, no Clube Umuarama, quase ninguém utilizava máscaras. No palco do evento, com mais de 15 pessoas, apenas o ex-diretor do Furban, Ronie Oliveira, usava o equipamento. É pena.

Apoio – O deputado federal Doutor Luizinho (PP) promoveu o lançamento da sua pré-candidatura em Volta Redonda na sexta, 8. O evento contou com a presença do prefeito Neto, do ex-governador Pezão e da secretária de Saúde de Volta Redonda, Conceição Souza. Tem mais. Diversos funcionários do alto escalão do Hospital Regional, mantido pelo governo do Estado, também fizeram questão de participar do convescote.

Dinheiro – O prefeito Neto assinou o Decreto Municipal 17.222, abrindo crédito suplementar de R$ 7,8 milhões para custeio de serviços de saúde pública. O recurso foi enviado pelo governo do Estado, através da secretaria estadual de Saúde. O motivo: a cidade ainda estar em estado de calamidade pública por conta da crise financeira.

Reforma – A secretaria de Saúde de Volta Redonda contratou a empresa LPC Engenharia e Construções para reformar a Academia da Saúde no Volta Grande III. A obra deve durar três meses e custar R$ 223 mil.
Compra – A Guarda Municipal de Volta Redonda vai comprar oito motos, todas zero quilômetro, pelo valor total de R$ 220 mil. A licitação será no dia 2 de agosto.

Carne – Por falar em licitação, a prefeitura de Volta Redonda vai realizar em 26 de julho um certame para comprar gêneros alimentícios – tipo carne. Ao todo, devem ser gastos R$ 256 mil. Os alimentos devem ser usados no Arraiá da Cidadania, que deve ocorrer em agosto. Entre outros, serão comprados 1,2 mil espetinhos de carne, mil espetinhos de frango e mais de mil salsichões.

Sem licitação – A secretaria de Ação Comunitária da prefeitura de Volta Redonda vai gastar R$ 5.980,00 com o aluguel de ônibus da empresa MO D’Mary. O empenho já foi publicado e ele foi assinado por Carla Passos Duarte, titular da pasta.

Aluguel – Por falar em Carla Duarte, substituta de Munir Francisco na Smac, ela aparece como beneficiária de um contrato de aluguel firmado por ela e mais duas outras pessoas – Paulo Cesar Monteiro (já falecido) e Marcus Aurélio – com a prefeitura de Volta Redonda. Cada uma vai receber R$ 3.600 de aluguel – meses de abril e maio – da sede onde funciona o setor de renovação das carteiras de motoristas do Detran, no Centro.

Da série ‘perguntar’… – O posto do Detran, que ocupa imóvel no centro de Volta Redonda, não ia mudar para o Shopping Park Sul?

Pipoca – Mais uma da Smac: vai investir R$ 744 na compra de sacos de pipoca conforme processo 127/2022 da R2M Comércio e Serviço Ltda.

Conforto – A prefeitura de Volta Redonda vai gastar R$ 19 mil comprando cadeiras executivas giratórias. A empresa I. R. M. Mathias Comércio de Móveis é quem irá fornecer o produto para o conforto de quem trabalha na Procuradoria Geral do Município.

Colônia de férias – A secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda está com inscrições abertas para a sua Colônia de Férias de Inverno 2022, marcada para o período de 18 a 22 de julho, nos ginásios poliesportivos do Açude, 249, Retiro, Santa Cruz, Santo Agostinho, Siderlândia, Três Poços e Vila Rica/Tiradentes. O público-alvo é formado por crianças de 6 a 17 anos, e as inscrições devem ser feitas nos próprios ginásios com os professores das unidades.

Castração – Volta Redonda recebe neste sábado, 16, o projeto itinerante ‘Caravana Pet’, que oferece castrações gratuitas a cães e gatos. Vai ficar na Praça Sávio Gama, no Aterrado. Os procedimentos serão agendados para serem realizados ao longo de três semanas. Detalhe: os pets a serem castrados não devem ser levados ao evento de solicitação das cirurgias. A ação é uma iniciativa do Instituto Casa do Pai, por intermédio do vereador Vander Temponi. Tem mais. O ‘Caravana Pet’ é um projeto financiado por uma emenda parlamentar do deputado federal Delegado Felício Laterça.

Boletos – Já está proibido, em todo o estado do Rio, o envio do chamado “boleto de proposta” – em que um produto ou serviço de uma empresa é apresentado ao cliente, que pode adquiri-lo efetuando o pagamento do código de barras. É o que determina a Lei 9.784/22, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), já em vigor. “O consumidor acaba sendo sutilmente levado a achar que deve pagar determinado boleto, pelas razões mais variadas: por confiar estar pagando por algo contratado anteriormente, por temer a inclusão em um cadastro negativo pela falta de pagamento, ou até mesmo pela distração, uma vez que tais boletos podem vir juntamente com outros boletos de serviços efetivamente contratados pelo consumidor”, justificou Martha.