quinta-feira, março 28, 2024
CasaGERALGeral 1172

Geral 1172

Anime Fest Fan

A segunda edição da Anime Fest Fan, realizada neste final de semana, na Ilha São João, atraiu, segundo a prefeitura de Volta Redonda, cerca de 30 mil pessoas, de sexta a domingo, é claro. Com competições de games, gincanas, áreas temáticas envolvendo música, animes e dança, a feira de cultura nerd é tida como a “maior do interior do país”. O evento foi organizado pela secretaria de Cultura, em parceria com o Grupo Akai.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância de ver a cidade sediando o maior evento da cultura geek e pop do interior do Rio de Janeiro e do Brasil. “Cerca de 30 mil pessoas, a maioria jovens e adolescentes, passaram pelo evento, mobilizando a nossa juventude e incentivando ainda mais essa cultura em nossa região”, avaliou o prefeito Samuca Silva.

O evento teve a participação de pessoas de todas as idades. A cosplayer Gabriele Rodrigues, 23, adorou. “Eu não estou competindo, venho porque gosto muito. Esse é o segundo ano em que participo e pretendo continuar. Volta Redonda está de parabéns por dar essas opções”, disse.

Na manhã de domingo, 20, um susto. Com a chuva que caía sobre a cidade, o público era bem pequeno. Apesar do contratempo, o dublador João Vitor Granja, do seriado Stranger Things, pôde se apresentar e animar a feira.

Carnaval de rua 

Na sexta, 18, a prefeitura de Volta Redonda promoveu uma audiência pública na Câmara para discutir o carnaval de rua de 2020.  E a secretaria de Cultura apresentou a proposta de organizar o período no ano que vem (nos anteriores não era organizado, não?) para que os blocos de rua, as associações de moradores e outros órgãos públicos possam opinar e apresentar sugestões. Titular da pasta, Aline Ribeiro falou que a audiência é muito válida em relação à democracia e diálogo. “A SMC tem buscado construir pontes com a sociedade para alinhar nossos objetivos, pautados pelo Plano Municipal de Cultura, com a nova realidade cultural de Volta Redonda”, afirmou a dublê de arquiteta e engenheira da cultura de Volta Redonda. 

Mais realista, o presidente da Câmara, Edson Quinto, deu seu pitaco. “Parece que está longe, mas não está. Precisamos ter uma logística eficiente para que todos possam aproveitar da melhor maneira possível e foi isso que discutimos na audiência”, afirmou.

Dentre as sugestões, a que mais chamou atenção foi sobre o que fazer para que os blocos carnavalescos saiam em ‘forma de cortejo’, ou seja, que percorram ruas ou avenidas e não fiquem parados em determinado local, como ocorre. Representando os blocos, o estudante Natan Teixeira disse que o carnaval de 2020 será um grande desafio. “Eu acredito que esse espaço é um excelente canal de diálogo para que nós possamos ter um momento democrático e construir um carnaval que possa atender também as nossas demandas”, palpitou.

Melhores do Ano 2019

A noite de sexta, 18, foi de festa em um local de eventos de Barra Mansa para comemorar os 86 anos de fundação da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços da cidade. Durante o evento, a direção da Aciap-BM promoveu a entrega do ‘Prêmio Melhores do Ano 2019’, criado na década de 90, para reconhecer as melhores empresas dos setores comercial, industrial, de agronegócio e de prestação de serviços do município. Este ano, no agronegócio, a Fazenda Desengano, do produtor rural Jair Medeiros, foi contemplada com o prêmio.

Na categoria prestação de serviços, a Impactante Comunicação Visual e a Transporte Generoso ficaram com os troféus. A Tuplantas e a Santa Clara Embalagens foram as empresas que se destacaram na categoria Comércio. Já na categoria Indústria, a Neovia e a Metalúrgica Barra Mansa foram as empresas agraciadas. 

O prêmio da categoria Empreendimento Social foi para o núcleo do CVV (Centro de Valorização da Vida) de Barra Mansa, que realiza um importante trabalho de apoio emocional e prevenção do suicídio, e no município é coordenado pela voluntária Cristiane Guedes Leal.

A noite de homenagens foi encerrada com a premiação do produtor rural André Luís Gonçalves de Souza, do Grupo Girolando NS, com o prêmio ‘Empresário do Ano 2019’. “Estou imensamente feliz. Primeiro, pelo prêmio de Empresário do Ano. Depois, por ver que a Aciap-BM homenageou a sua ex-presidente, Denyse Singulani, com uma medalha que tem o nome do meu avô. Tudo isso é muito gratificante!”, disse emocionado.

II Rio Sul Valley Conference  

Em novembro, Barra Mansa será a casa da inovação, tecnologia e empreendedorismo do Sul Fluminense com a realização da segunda edição do Rio Sul Valley Con-ference, marcada para o dia 9, sábado, das 8 às 18 horas, no auditório da CDL local. O tema a ser discutido será “Evolução na Era Digital”. O encontro terá 10 horas de atividades, 10 palestras, com perspectiva de 200 participantes, reunindo estudantes, professores, empreendedores, designers, programadores, administradores, empresários, entusiastas e pessoas interessadas em tecnologia, inovação e evolução.

Líder da edição e voluntária da comunidade Rio Sul Valley (RSV), Ana Carla Langaro explica que o Sul Fluminense vem registrando um grande avanço tecnológico. “A comunidade não está fora da curva do amparo ao desenvolvimento regional. Neste ano iremos abordar o tema da evolução digital, lidando com pessoas de diversas idades. Com o objetivo de agregar valor através de palestras, networking e painéis, o Rio Sul Valley Conference é uma ação que visa o compartilhamento e repasse de conhecimentos das áreas de empreendedorismo, inovação e tecnologia, com temas relacionados às constantes mudanças da atual geração”, informou.

Para participar, é necessário adquirir o ingresso, que terá todo o valor revertido em benefícios para os participantes e comunidade RSV. As inscrições já estão no segundo lote, por R$ 50. O próximo e último lote custará R$ 60. Essa quantia inclui café da manhã e tarde.  Descontos podem ser conseguidos através do Instagram da RSV, @riosulvalley. O evento não possui fins lucrativos, e conta com o apoio da prefeitura de Barra Mansa.

O coordenador de Engenharia Mecânica, Diniz Félix, conta que o evento terá três níveis de ações: exposição, o encontro dos visitantes com os ‘Embaixadores dos Carros’, e a apresentação do projeto Mini Baja. Segundo ele, também serão realizadas outras atividades, como a premiação “Custom Rockie of the Year”, que será direcionada ao aluno com o melhor veículo customizado e, também, a apresentação de um filme sobre a evolução do automóvel. “É a nossa primeira exposição e o diferencial é que os alunos do curso ficarão ao lado de cada carro para explicar suas alterações e funcionalidades, isso que torna o evento inédito. A atividade irá proporcionar momentos de lazer e interação com o público, despertando curiosidades e tirando dúvidas no centro universitário, que está cumprindo, mais uma vez, o seu papel formador na sociedade”, concluiu.

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda está oferecendo no seu Centro de Prevenção à Saúde do Idoso (CPSI), um serviço de atenção psicológica a jovens acima de 14 anos. O objetivo é alertar a população, já que a Organização Mundial de Saúde, em pesquisas recentes, mostra que a depressão é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. De acordo com a psicóloga Katia Silvério, do CPSI, o índice de problemas psicológicos entre jovens e adolescentes evoluiu por uma série de fatores, como o consumo precoce de álcool e drogas; o bullying, que está cada vez mais frequente nas escolas; e, sobretudo, a participação das redes sociais na vida deles. “A exposição nas redes sociais vem se tornando um grande aliado da depressão, pois leva o adolescente a pensar que é obrigado a ter uma imagem perfeita e uma vida feliz o tempo todo, podendo, assim, provocar ansiedade, tristeza, baixa autoestima chegando, por fim, a um processo depressivo”, justifica a psicóloga.

Para arrecadar presentes para os idosos assistidos em várias instituições ligadas à AAP-VR, os integrantes do Grupo de Ação Voluntária da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda criaram o projeto ‘Árvore de Natal Solidária’. Os presentes doados serão entregues na tradicional “Festa de Natal das ILPI’s” (Institutos de Longa Permanência para Idosos), promovida pelo GAV, na sede campestre da Associação, em Pinheiral, no dia 11 de dezembro.

Para participar, a pessoa escolhe um dos cartões com o nome de um idoso e da instituição, colocados em uma das duas árvores montadas no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso e na sede da AAP-VR. O presente deverá ser entregue até o dia 22 de novembro na unidade onde o cartão foi retirado. A Confraternização de Natal reunirá os internos do Lar dos Velhinhos São José (Vista Alegre – Barra Mansa), ILPI Vila Vicentina (Ano Bom – Barra Mansa), Recanto dos Velhinhos (Pinheiral) e ILPI João Miguel da Silva (antigo Asilo Dom Bosco – Volta Redonda).

Após estrear o último musical com o single “É o Homem”, o cantor e compositor Tiago Rosas, que é de Volta Redonda, anunciou que dentro em breve estará lançando o seu primeiro trabalho em estúdio. Fruto de uma bem-sucedida campanha de financiamento, o álbum trará à tona experiência de anos dedicados à música misturada ao frescor de uma voz que se destaca no cenário da nova música brasileira. “Me dediquei a compor canções mais ousadas, que reivindiquem a existência através da matéria rotineira do dia a dia. O cotidiano simultaneamente como fonte de inspiração e lugar de expressão. Apenas a potência desse próprio ser, desse fazer, desse cantar. O álbum assume a levada rítmica da música estrangeira para também fazer soar melodias e harmonias reconhecíveis na música brasileira”, adiantou o artista.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp