quinta-feira, novembro 25, 2021

Geral

Zoológico ganha novos hóspedes
O Zoológico de Volta Redonda está prestes a ganhar três novos: o tigre-siberiano da foto, apelidado de Tom, de 22 anos, e duas fêmeas de babuínos-verdes. Todos foram transferidos do zoo de Santa Catarina e estavam sendo aguardados em Volta Redonda ontem, sexta, 05. De acordo com o diretor do Zoológico, biólogo Jadiel Teixeira, os animais ficarão em período de adaptação, em quarentena natural de integração ao novo ambiente. Segundo ele, o tigre-siberiano é a maior subespécie de tigres e com o novo felino, o Zoo-VR passa a ter duas onças-pardas, uma onça-pintada e dois tigres.
“É importante esclarecer que o tigre não pode ser devolvido à natureza, por ser exótico. Ele foi reproduzido em cativeiro e está adaptado ao recinto. O trabalho desenvolvido nos zoológicos, por meio do enriquecimento ambiental, é justamente para dar condições dos animais, se sentirem estimulado a desenvolver seus sentidos com enriquecimento alimentar, sensorial, ambiental, cognitivo e social”, explicou.
Jadiel citou que as duas fêmeas de babuínos-verdes chamadas de ‘Totó’ e ‘MEG’ serão inseridas após a quarentena junto ao babuíno que vive no Zoo-VR de forma solitária. “As fêmeas de babuíno serão pareadas com o animal que existe no Zoo-VR para criar grupos familiares”, disse.

A Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda acaba de lançar o projeto “Trampo Jovem”, que passa pela formação de um grupo de WhatsApp no qual a pasta vai enviar mensagens sobre vagas de emprego, estágios e cursos gratuitos na cidade do aço. “Atingimos 267 pessoas no primeiro grupo em menos de 24 horas, e o segundo já conta com mais de 150 jovens. De acordo com a demanda, vamos criando outros, a ideia é conectar a oferta de cursos, vagas e empregos com a juventude”, disse a titular da Juventude, Larissa Garcez. Para ingressar no grupo e receber as mensagens é fácil, basta acessar o link: https://chat.whatsapp.com/DsxNqhwyCrL0T3opmD5ao8. O perigo é a ferramenta ser usada para outros fins…

Aliás, o mercado de trabalho em Volta Redonda está cada vez mais disputado. Pensando nisso, o UniFOA, em parceria com a secretaria de Ação Comunitária (Smac) da prefeitura local, fechou um acordo para auxiliar jovens acima de 18 anos na procura por vagas de emprego. Entre os planos previstos estão a elaboração de currículos, simulações de entrevistas de emprego e dicas de postura profissional nas redes sociais e ainda nas unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que serão definidos pela Smac, entre os dias 22 e 26 de novembro. Na sequência, de 29 de novembro a 3 de dezembro, o evento será realizado no Campus José Vinciprova do UniFOA, na Vila, onde as pessoas serão orientadas para a criação de um perfil na rede social LinkedIn e para a elaboração de um plano de ação, visando a reinserção no mercado de trabalho.

Os cursos de Jornalismo, Enfermagem e Publicidade e Propaganda do UniFOA venceram o concurso elaborado pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a produção de campanhas radiofônicas de prevenção à sífilis. Com o podcast intitulado ‘Saúde e Ciência’, o UniFOA passa a fazer parte de um seleto grupo de seis instituições privadas e federais do país vencedoras do chamamento público para a campanha. Ao todo, foram 18 estados participantes, 51 municípios e 41 instituições de ensino superior.
Os vencedores foram anunciados na Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita, que aconteceu entre os dias 19 e 20 de outubro. A avaliação dos trabalhos foi realizada ao longo dos primeiros meses de 2020 e contou com profissionais de diversas instituições renomadas do país. “É muito importante para os estudantes ter contato com as disciplinas curriculares, mas também em projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, desde o primeiro momento o acadêmico estará conectado e engajado com as atividades. Além disso, com a aplicação do trabalho o aluno desenvolverá as hard e soft skills, relevantes para o perfil do futuro profissional”, disse o Pró-Reitor Acadêmico do UniFOA, professor Luciano Marins.

Em homenagem à memória de Maria Aparecida Araújo (ver foto), o Grêmio Barramansense de Letras promoveu no sábado, 30, mais uma edição do Sarau Mestres da Poesia. Em formato virtual, o vídeo pode ser visto na página do Facebook do Grebal: https://www.facebook.com/grebal. Durante o evento foi apresentado o livro “Sonhos e Realidade”, cujas poesias da eterna grebalista ganharam voz com Ceminha Guedes, Estélia Meg, Indieslay Meneguiti, João Pedro Barros e Rita Rangel, além do presidente do grêmio, Paulo Rangel, com direito a show musical de Abrahão Lincoln Graciosa Machado.
Para compor as apresentações, o Grebal abre espaço para que artistas da região também apresentem seus trabalhos e os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (24) 99912-1975 ou pelo e-mail [email protected]

Previous articleCurtas
Next article‘O maior’
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

COMENTÁRIOS RECENTES

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp