quinta-feira, março 28, 2024
CasaEditoriasCSNFogo na usina

Fogo na usina

Incêndio atinge fábrica de aços longos da CSN; chamas assustaram moradores

A CSN registrou na terça, 28, mais um incêndio na UPV. É o segundo que se tem notícia nos últimos 12 meses. Desta vez, a área atingida foi a torre de refrigeração da fábrica de aços longos. O incidente ocorreu durante a reforma do sistema da torre de refrigeração. Segundo o aQui apurou, funcionários operavam uma máquina de oxicorte (técnica de corte em alta temperatura), quando as fagulhas atingiram o revestimento acústico da telha, provocando o incêndio. Apesar de as chamas terem se espalhado rapidamente, resultando numa coluna densa de fumaça no céu da usina, ninguém se feriu.
O fogo foi controlado em questão de minutos pelo Corpo de Bombeiros da CSN e do Estado, e órgãos ambientais foram informados do ocorrido. O Inea e a secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda enviaram representantes à UPV para periciar a área atingida e acompanhar o trabalho dos bombeiros. Nenhum relatório técnico foi divulgado, mas tanto a CSN quanto o Sindicato dos Metalúrgicos emitiram notas sobre o ocorrido. A
empresa amenizou a gravidade da situação, disse que o controle das chamas foi rápido e que não houve feridos.
Já o Sindicato reclamou que não foi comunicado oficialmente do incêndio. “Pedimos providências à DRT e aguardamos que seja devidamente apurado e esclarecido (o incêndio). Mesmo com a informação da CSN de que não houve vítimas, a apuração deve ser rigorosa, pois é clara a falta de medidas de prevenção contra acidentes dentro da Usina, o que muitas vezes coloca a vida dos trabalhadores em risco. Vamos acompanhar a apuração dos fatos”, prometeu Edimar Miguel.

Mais fogo
No final de abril do ano passado, outro incêndio atingiu a área de armazenamento de embalagens e componentes da CSN. Foi na noite do dia 26 e, na época, várias explosões foram ouvidas por moradores do Aterrado e Jardim Paraíba, mas felizmente ninguém se feriu. A produção da siderúrgica não chegou a ser afetada porque o galpão incendiado ficava distante da área produtiva. Em nota, a CSN informou que não havia trabalhadores no local e que o fogo foi controlado por bombeiros do Estado e da própria UPV.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp