Foto: Felipe Vieira
Cia Independente da PM pode ficar para 2026…
Na noite de quarta, 22, Barra Mansa voltou a registrar mais um homicídio. Foi o sexto em uma semana. O engraçado, se não fosse trágico, é que o crime ocorreu poucas horas após o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, visitar a cidade e prometer investimentos para a segurança do município. A vítima da vez foi Douglas Franca Dias, 36, que era dono de um depósito de bebidas na Avenida Presidente Kennedy. O assassinato ocorreu na Vila Delgado, e ele teria sido baleado por ocupantes de um Gol branco e de um Corsa prata. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. A onda de violência por conta das brigas de facções criminosas gerou uma grande reação dos políticos. Tanto que o secretário estadual da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, foi recebido pelo prefeito Luiz Furlani, por vereadores, pelo secretário de Ordem Pública, major Daniel Abreu, e pelo comandante do 28º BPM, tenente-coronel Moisés Sardemberg. No encontro, nenhuma medida concreta foi anunciada. Limitaram-se a anunciar que a Polícia Militar e a prefeitura de Barra Mansa estão planejando criar uma Companhia Independente da Polícia Militar. Traduzindo: a unidade atuaria de forma independente do Batalhão do Aço, que atende Volta Redonda, Pinheiral e Rio Claro, além de Barra Mansa. O local escolhido para receber a Companhia Independente foi o do antigo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), localizado no Bom Pastor. No Lazaredo, comunidade dominada pelo …. O local foi apresentado por Furlani como sendo propício para a instalação da unidade da PM no município. Detalhe: o imóvel precisará passar por reformas estruturais, entre outras.
A Companhia Independente ainda não tem data para começar a operar em Barra Mansa. Para Furlani, o ideal seria no final de 2025. Mas isso é pouco provável, especialmente por conta do baixo número de PMs disponíveis na corporação. Somente o Batalhão do Aço, segundo uma fonte, deveria ter 900 agentes. Tem apenas 600. Para piorar, o próprio coronel Menezes garante que existe um déficit de 17 mil policiais. “Antes de qualquer ação a gente faz um diagnóstico, se cerca de dados… Eu conversei com o prefeito Furlani. A Companhia Independente é o embrião de um batalhão, é o primeiro passo. Já falei com o prefeito sobre a dificuldade que a gente tem esse ano, o governador está sensível e está sendo feito um esforço para a gente ter mais recursos e conseguir aumentar o efetivo geral da PM. Temos hoje 43 mil policiais, e o ideal seria ter 60 mil”, ressaltou o coronel em entrevista ao KbumCast, um programa que teve a condução surpreendente do ex-prefeito Rodrigo Drable.
Segundo o coronel Menezes, a criação da Companhia Independente de Barra Mansa tornou-se compromisso. Mas o prazo, ele não adianta. “Eu disse ao Furlani que viria para Barra Mansa após as mortes da semana passada, por uma ordem do governador, para que a gente possa estar mais próximo. Determinei o reforço do policiamento e agora, em reunião com o Furlani, estamos construindo a questão da Companhia Independente”, disse o oficial ao ex-prefeito Drable. “Trabalharemos em união para buscar solu- ções e criar pontes, em vez de muros. Seremos duros nas respostas, e tenho certeza que a soma de esforços trará bons frutos. Os últimos registros na cidade foram movimentações pontuais, mas vamos agir de forma marcial para punir os responsáveis”, prometeu, reforçando que “a proximidade da Polícia Militar com os municípios asfixia economicamente a atuação do tráfico de drogas nas cidades”.
Para o secretário estadual da PM, há um projeto de expansão das atividades das facções criminosas. “O objetivo deles é dar maior musculatura financeira, expandir, ter mais dinheiro controlando mais áreas. O que aconteceu no Centro de Barra Mansa foi uma cena de disputa de poder. A gente tem trabalhado de maneira intensa para evitar essa expansão, em especial do Comando Vermelho”, completou. Em release enviado à imprensa, Furlani agradeceu a ‘pronta’ resposta do Estado aos últimos registros de violência na cidade. “Estamos aqui para anunciar ações que visam melhorar a segurança pública na nossa cidade. Barra Mansa não será o quintal desses vagabundos. Agradeço todo o apoio do tenente- coronel Sardemberg; do nosso secretário estadual da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes; da Polícia Civil que avança com as investigações dos crimes ocorridos; do Poder Legislativo e de toda a nossa equipe empenhada nessa construção coletiva de Segurança Pública”, declarou o prefeito.
Apesar das evidências, o secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, acredita que a Cia. Independente da PM estará em funcionamento ainda este ano. “Ter essa unidade em nosso município significa uma resposta ainda mais rápida aos criminosos, além de impedir a atuação deles, pois teremos um serviçovde inteligência da PolíciavMilitar mais próximo. O antigo CRIAAD oferece uma estrutura já adaptada para a instalação. Esperamos que a nova unidade esteja em funcionamento ainda em 2025”, concluiu, bem otimista. Melhor que não tenha tanta esperança para não se arrepender!
Apoio político
A comunidade do Lazaredo, local apontado para receber a tão sonhada Cia Independente da Polícia Militar, já foi visitada pelo t e n e n t e – c o r o n e l Sardemberg, comandante do 28º BPM, e pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB), ainda em 2024. É que o parlamentar fez uma Indicação Legislativa, em outubro do ano passado, pedindo para que a Polícia Militar criasse um Batalhão da PM exclusivo para atender Barra Mansa. Após visita à antiga sede do CRIAAD, no Bom Pastor, Jari fez uma emenda impositiva no valor de R$ 160 mil para adequação do espaço. Jari, que não foi convidado a acompanhar a visita do coronel Menezes a Barra Mansa, comemorou o anúncio da criação da Companhia Independente. “Fiquei feliz com a notícia, pois já havíamos encaminhado uma emenda para a reforma do espaço. Agora, vamos continuar cobrando da secretaria estadual de PM e do Governo do Estado para que isso saia do papel o quanto antes e que Barra Mansa tenha um efetivo policial que possa garantir a segurança dos barra- mansenses”, completou.
Já o deputado estadual Munir Neto, que participou da recepção ao coronel Menezes, aproveitou para anunciar que vai articular junto aos parlamentares da Alerj o apoio para a criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar em Barra Mansa. “Barra Mansa passa por um momento muito delicado. Nós precisamos somar forças com o prefeito Furlani, o tenente- coronel Sardenberg e o coronel Menezes, nessa mobilização para encerrar essa onda de violência que está ocorrendo na cidade. Nós vamos conversar com todos os deputados na Assembleia, pedindo apoio para que a criação da Companhia Independente da PM se torne uma realidade o mais breve possível”, disse Munir, que completou: “A população de Barra Mansa não vai ficar refém de criminosos, e podem ter certeza que daremos todo apoio necessário ao prefeito Furlani”.