Curtindo os últimos dias do ano ao lado da família, bem longe da prefeitura de Barra Mansa – que está em recesso até o dia 2 de janeiro –, o prefeito Rodrigo Drable teve tempo de conversar com o aQui sobre os bons e maus momentos de 2023. E ainda a respeito do ano que vem, quando terá a missão de tentar eleger seu sucessor. Embora não tenha citado o nome de quem será, não há dúvida de que o candidato do grupo Drable será o vereador licenciado Luiz Furlani, atual secretário de Governo da prefeitura de Barra Mansa.
Veja abaixo a entrevista exclusiva concedida por Rodrigo Drable ao jornal aQui:
aQui: O que marcou a vida do senhor em 2023?
Rodrigo Drable: No campo político foram os prêmios nacionais que recebemos, na área da saúde e da educação, com nossas escolas em horário integral e as inovadoras escolas vocacionadas, tanto a socioambiental quanto a de música. Foi um ano de muitas inaugurações de unidades de saúde, de quadras e campos, da maior Flumisul de todos os tempos, da vinda de novas empresas, e de alguns percalços também,
que fazem parte da construção da nossa história.
aQui: Qual foi o pior momento que enfrentou em 2023? Por quê?
Drable: O pior foi a internação pelo ataque do cachorro. Foi uma
experiência horrorosa. Fui ajudar uma pessoa que estava em risco de ser morta e acabou que também me arrebentei. Aquele dia eu achei que pudesse morrer, sangrei demais. Mas Deus foi bom, o senhor ficou bem e eu também me recuperei logo. Foi terrível, mas faria novamente.
aQui: E o melhor? Por quê?
Drable: Os melhores momentos são com nossa família. Ver os filhos crescendo e comemorando suas vitórias. Mas, além disso, tivemos muitas conquistas na cidade,
a inauguração da Pontedo Fórum, ponte Ruth Coutinho, o avanço do Pátio de Manobras, a evolução da nossa Santa Casa, muito asfaltamento, muita obra enterrada que as pessoas esquecem, mas que são fundamentais para o futuro. O desenvolvimento do condomínio industrial! Enfim, tivemos muitos momentos comemorativos e que ainda vão dar muito motivo pra comemorar!
aQui: O que gostaria de ter concluído, em termos de obras, e não concluiu? Por que não conseguiu?
Drable: Gostaria de ter acabado o viaduto da Bárbara, mas infelizmente nos deparamos com um problema ocasionado na sua construção. Mas esse é mais um problema que vamos matar no peito e logo vai estar concluído também!
aQui: As eleições vão impactar o seu governo durante 2024?
Drable: Claro que sim. Se fizermos o sucessor, as obras não vão parar, e terei a oportunidade de continuar colaborando com a linha de desenvolvimento que estabelecemos. Se não acontecer, e vier alguém novo, é sempre aquele problema de parar tudo, como sempre acontece, para não nos darem o mérito das obras e processos que iniciamos.
aQui: Como ser prefeito e cabo eleitoral em 2024? Drable: Não sou bom de campanha, sou bom de trabalho. Meu candidato é tão trabalhador quanto eu. Vamos trabalhar.
aQui: O que espera de 2024?
Drable: Vitórias! Muitas!