domingo, maio 19, 2024
CasaEditoriasBarra MansaDoenças oftalmológicas

Doenças oftalmológicas

A secretaria de Saúde de Barra Mansa acaba de lançar um projeto-piloto direcionado ao diagnóstico de doenças oftalmológicas que podem levar à cegueira. Cerca de 20 pacientes, inclusive, já passaram pela avaliação na Clínica da Família da Vista Alegre e serão encaminhados para a linha de cuidado específica, que pode acontecer no Hospital dos Olhos de Barra Mansa ou no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O secretário da Pasta, Sérgio Gomes, explicou que o projeto integra um planejamento de 2020, e que foi interrompido, na época, devido à pandemia da Covid- 19. “Agora, a secretaria retoma as ações, que são bastante eficientes. Nós esperamos que o diagnóstico precoce melhore a qualidade de vida da população e também reduza expressivamente a fila de cirurgias e tratamentos oftalmológicos no município”, disse.
O oftalmologista Álvaro Salles está acompanhando os procedimentos realizados por uma equipe técnica especializada em telediagnóstico ocular. “Nossa meta é dar celeridade às triagens e avaliações a fim de evitar que pacientes tenham a sua capacidade visual comprometida. A projeção é realizar pelo menos 50 consultas por semana e alcançar pessoas com risco de perda visual, como as portadoras de glaucoma, degeneração macular, catarata e retinopatia diabética em todas as 49 unidades de saúde do município”, explicou.
A seleção dos pacientes, segundo explicou Álvaro Salles, é feita pela própria unidade de saúde, conforme histórico clínico do paciente. “Começamos o projeto pela Clínica da Família em função da facilidade estrutural existente no local. É importante lembrar que alguns fatores elevam a chance de desenvolvimento de cegueira, como as alterações secundárias à diabetes e hipertensão”.
Entre as principais causas da cegueira estão:
– GLAUCOMA: A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, provocando danos no nervo óptico. Alguns casos são assintomáticos, o que eleva o risco do (a) paciente obter um diagnóstico somente por meio de exames oftalmológicos. A descoberta tardia da doença pode ocasionar a perda gradual ou total da visão.
– DEGENERAÇÃO MACULAR: Essa doença compromete a mácula (pequena região no centro da retina que permite que uma pessoa possa ver detalhes), o que pode levar à perda progressiva da visão.
– CATARATA: Trata-se da transparência do cristalino, lente localizada atrás da íris. A doença está associada a quase 48% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.
– RETINOPATIA DIABÉTICA: Ocasionada pela alta concentração de açúcares no sangue, levando a alterações dos vasos sanguíneos da retina, o que pode causar cegueira irreversível. Ou seja, é fundamental que diabéticos (as) realizem consultas frequentes com oftalmologista, além de acompanhamento médico para o controle e o tratamento adequado do diabetes.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp