sexta-feira, junho 2, 2023
CasaEditoriasBarra MansaDoenças oftalmológicas

Doenças oftalmológicas

A secretaria de Saúde de Barra Mansa acaba de lançar um projeto-piloto direcionado ao diagnóstico de doenças oftalmológicas que podem levar à cegueira. Cerca de 20 pacientes, inclusive, já passaram pela avaliação na Clínica da Família da Vista Alegre e serão encaminhados para a linha de cuidado específica, que pode acontecer no Hospital dos Olhos de Barra Mansa ou no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O secretário da Pasta, Sérgio Gomes, explicou que o projeto integra um planejamento de 2020, e que foi interrompido, na época, devido à pandemia da Covid- 19. “Agora, a secretaria retoma as ações, que são bastante eficientes. Nós esperamos que o diagnóstico precoce melhore a qualidade de vida da população e também reduza expressivamente a fila de cirurgias e tratamentos oftalmológicos no município”, disse.
O oftalmologista Álvaro Salles está acompanhando os procedimentos realizados por uma equipe técnica especializada em telediagnóstico ocular. “Nossa meta é dar celeridade às triagens e avaliações a fim de evitar que pacientes tenham a sua capacidade visual comprometida. A projeção é realizar pelo menos 50 consultas por semana e alcançar pessoas com risco de perda visual, como as portadoras de glaucoma, degeneração macular, catarata e retinopatia diabética em todas as 49 unidades de saúde do município”, explicou.
A seleção dos pacientes, segundo explicou Álvaro Salles, é feita pela própria unidade de saúde, conforme histórico clínico do paciente. “Começamos o projeto pela Clínica da Família em função da facilidade estrutural existente no local. É importante lembrar que alguns fatores elevam a chance de desenvolvimento de cegueira, como as alterações secundárias à diabetes e hipertensão”.
Entre as principais causas da cegueira estão:
– GLAUCOMA: A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, provocando danos no nervo óptico. Alguns casos são assintomáticos, o que eleva o risco do (a) paciente obter um diagnóstico somente por meio de exames oftalmológicos. A descoberta tardia da doença pode ocasionar a perda gradual ou total da visão.
– DEGENERAÇÃO MACULAR: Essa doença compromete a mácula (pequena região no centro da retina que permite que uma pessoa possa ver detalhes), o que pode levar à perda progressiva da visão.
– CATARATA: Trata-se da transparência do cristalino, lente localizada atrás da íris. A doença está associada a quase 48% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.
– RETINOPATIA DIABÉTICA: Ocasionada pela alta concentração de açúcares no sangue, levando a alterações dos vasos sanguíneos da retina, o que pode causar cegueira irreversível. Ou seja, é fundamental que diabéticos (as) realizem consultas frequentes com oftalmologista, além de acompanhamento médico para o controle e o tratamento adequado do diabetes.

Artigo anteriorGrampos Barra Mansa
Artigo seguinteBBB da vida real (II)
ARTIGOS RELACIONADOS

Uma boa ideia

Curtas Barra Mansa

Plano de metas

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp