‘Dados do bem’

Inscrições para testes de diagnóstico de Covid-19 estão sendo feitas por aplicativo

A secretaria estadual de Saúde começou a oferecer testagem por RT-PCR para Covid-19 em Volta Redonda e em alguns outros pontos do estado. Os testes – 1.500 por dia – podem ser agendados pelo aplicativo ‘Dados do Bem’ e os exames estão sendo feitos no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns.
A escolha da unidade levou em consideração, vejam só, o aumento de casos na região. “Estamos tomando as medidas necessárias para o enfrentamento aos novos casos de Covid-19 no estado. Vamos ampliar ainda mais o número de leitos e testar o maior número possível de pessoas”, disse o titular da pasta da Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Ele tem razão. Informações extraoficiais, obtidas pelo aQui, por exemplo, mostram que o Hospital Regional está com sua capacidade de atendimento totalmente tomada. Durante os últimos dias, 14 voltarredondenses foram transferidos para o HR. Prova é que a central de regulação dos leitos estaria enviando pacientes com Covid-19 para os hospitais de Barra Mansa, entre outras cidades.
“Ele fala sobre o problema do Rio afetar Barra Mansa. E é verdade. Estão mandando pacientes para cá porque temos leitos (vazios) e estamos organizados. Na prática, quem não está organizado começa a sufocar quem está”, comentou o prefeito Rodrigo Drable a respeito de um vídeo que está viralizando nas redes sociais, feito por um médico de Barra Mansa que pede atenção de todos para o aumento dos casos da Covid-19.

Em Volta Redonda, o prefeito Samuca Silva se mostra preocupado e já adiantou a assessores que, se o Hospital Regional parar de receber pacientes do município, terá que adotar medidas rigorosas de isolamento social. Segundo uma fonte do aQui, os hospitais particulares começam a sentir os efeitos da nova onda do coronavírus. “O Hospital Unimed já abriu mais leitos para a Covid e no ICC (antigo Vita) já tem pacientes com o vírus em área não exclusiva”, contou a fonte, sem querer ser identificada.

Como funciona o aplicativo
O usuário deve baixar, pelo celular, o aplicativo do ‘Dados do Bem’, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes. O agendamento dos testes será de segunda a segunda, das 7 às 19 horas. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da sua moradia pelo próprio aplicativo. O resultado fica pronto em até 72 horas e também é disponibilizado pelo aplicativo.

Quem pode testar
Voltada a pacientes sintomáticos a partir de 12 anos, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas, além de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid-19.

RT-PCR
Feito através da coleta de amostras no nariz com uma espécie de cotonete. Após receber o resultado, caso seja positivo para Covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes também.
Passo a passo para baixar o aplicativo
Acesse a loja de aplicativos do seu celular e faça o download do app. Esta etapa pode ser realizada também pelo site Dados do Bem pelo link https://dadosdobem.com.br/.

Atualização
A Prefeitura de Volta Redonda atualizou ontem, sexta, 4, os dados sobre o coronavírus na cidade. São 8.506 casos confirmados e 27.347 notificados como suspeitos. Foram registrados 261 óbitos (mais uma mulher de 78 anos). Há 7.220 curados e 12.347 exames deram negativo. Houve um aumento de 1,57% de casos suspeitos. A ocupação de leitos de UTI está em 0%.

Deixe uma resposta