quarta-feira, julho 17, 2024
CasaEditoriasVolta RedondaCurtas Volta Redonda

Curtas Volta Redonda

Jogos estudantis
A versão 2023 do Jevre (Jogos Estudantis de Volta Redonda), iniciada ontem, sexta, 15, com abertura em um ginásio de um clube particular da cidade do aço, o do Clube dos Funcionários, sem que a opção tenha sido explicada pelas autoridades locais, está sendo disputada por 50 escolas das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular, com a participação de cerca de 3 mil alunos. As competições vão até o dia 1o de novembro.
O evento, organizado pela Smel, conta com uma novidade: três novas modalidades esportivas – Teqball, Beach Tênis e Futevôlei estarão sendo disputadas, sendo que o encerramento e a premiação estão marcadas para o dia 1 de novembro, às 14 horas, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr, ao lado do Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal.
Os estudantes estão divididos por faixas etárias: Sub-9 (nascidos em 2014 e 2015) – em formato de festival; Sub-11 (nascidos em 2012 e 2013); Sub 13 (nascidos em 2010 e 2011); Sub-15 (nascidos em 2008 e 2009); e Sub-17 (nascidos em 2006 e 2007).
As modalidades deste ano são: Atletismo; Badminton; Basquetebol e Basquete 3×3; Beach tênis e Tênis de campo; Cabo de guerra; Câmbio; Futebol; Futsal Sub 9, 11 e 13; Futsal Sub 15 e 17; Futevôlei; Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim; Handebol; Judô; Karatê; Natação; Queimada; Skate street; Taekwondo; Tênis de mesa; Teqball; Voleibol e Vôlei de praia e Xadrez.
Alunos/atletas classificados em 1o, 2o e 3o lugares em cada modalidade serão premiados com medalhas. Todas as escolas que se inscreveram receberão um troféu pela participação. Em relação à premiação geral para a unidade escolar campeã do Jevre 2023, será utilizado o critério de quadro geral de medalhas.

Descontos do IPTU de 2024
A secretaria de Fazenda de Volta Redonda está orientando os aposentados e pensionistas que pensam em pedir o desconto de até 50% no IPTU de 2024 a solicitar já o benefício. Até o momento, já foram feitas cerca de duas mil solicitações. O pedido deve ser feito exclusivamente pela internet (voltaredonda.rj.gov.br/ aposentados), e quem tiver dificuldade de acesso pode procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de onde mora ou a subprefeitura do Retiro. Detalhe: o atendimento também pode ser feito na sede do Furban-VR, ao lado da prefeitura, no Aterrado, das 12 às 17 horas, como apoio para o preenchimento e envio da solicitação e dos documentos necessários.
“Para evitar grande procura no período final do prazo, que é 30 de novembro, orientamos aos contribuintes que têm direito ao desconto que façam o pedido para garantir o benefício. É simples, rápido, pode ser feito pelo celular e, caso o aposentado ou pensionista precise de ajuda, além das equipes dos Cras e da subprefeitura, o atendimento também foi ampliado com profissionais no Furban, para prestarem todo o apoio necessário”, explica a subsecretária de Fazenda, Lygia Morelli, lembrando que o município conta com cerca de 11 mil aposentados e pensionistas cadastrados no sistema.
Para pedir o desconto, basta imprimir o requerimento disponível na internet, preencher e enviar uma foto do documento preenchido, além da documentação necessária (foto ou escaneada).
É preciso também preencher alguns requisitos: ser aposentado ou pensionista por morte (anexar certidão de casamento
ou de óbito); ter renda de até 10 salários mínimos nacionais; ser proprietário ou possuidor do imóvel; residir no imóvel (casa ou apartamento) que deseja solicitar o desconto; não possuir débitos em aberto com a prefeitura, inclusive o IPTU 2023 precisa estar quitado completamente no dia da solicitação do desconto.

Auxílio nos Cras e subprefeitura do Retiro
Com o atendimento sendo realizado de forma on-line, os contribuintes que tiverem dificuldade de acesso à internet podem solicitar ajuda nos Cras dos bairros, onde também estão afixados cartazes com orientações sobre como preencher e enviar o requerimento e a documentação necessária para pedir a isenção. E as equipes dos Cras também estarão preparadas para auxiliar no procedimento.
Outra opção é o aposentado ou pensionista ir à subprefeitura, localizada na Avenida Antônio de Almeida, no 46, bairro Retiro. Outras informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 156 – Central de Atendimento Único (CAU).
“Queremos evitar as filas que costumam ocorrer no atendimento presencial. Além da praticidade e comodidade, outra facilidade do requerimento online é que a resposta também pode ser obtida pela internet, evitando que o contribuinte precise vir à prefeitura, caso o pedido seja aprovado sem pendências”, explicou Claudete Amorim Pereira, diretora do Departamento de Impostos Imobiliários da SMF, acrescentando que, caso a solicitação tenha alguma exigência pela administração municipal, a mesma terá que ser sanada presencialmente.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp