sexta-feira, março 29, 2024
CasaGERALCurtas Barra Mansa

Curtas Barra Mansa

Festa com saúde
O prefeito Rodrigo Drable e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, planejam entregar até o fim deste mês as obras das Unidades de Saúde do Ano Bom, São Francisco de Assis e Mangueira, na Região Leste. As inaugurações farão parte do calendário de comemoração dos 189 anos do município, celebrados em 3 de outubro.
De acordo com Drable, o prédio do Cremeb foi adaptado e estruturado para receber a UBSF do Ano Bom, que terá capacidade de atendimento para 500 pessoas/dia. A unidade, totalmente climatizada, será referência na vacinação contra a Covid-19 e terá ainda serviços de consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista, além de fazer curativos, exames, tratamento odontológico, fornecer medicação básica e fazer encaminhamento para consulta com especialista. “Nosso intuito é atender na unidade até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Vale destacar que, desde a década de 1960, quando o Cremeb foi inaugurado, essa é a primeira grande reforma estrutural e física realizada no imóvel”, comentou o prefeito.
Já a Unidade de Saúde da Família na Mangueira está sendo totalmente reconstruída. “Construímos quatro consultórios amplos para atendimento médico, ginecológico, odontológico e para atendimento dos profissionais do Nasf, além de outros serviços”, destacou Sérgio Gomes.
Na UBS Maria Verônica Silva, no São Francisco de Assis, estão sendo realizados serviços de revitalização, como pintura das paredes e substituição do piso, além da troca do mobiliário, recuperação do muro que foi duramente atingido ao longo dos anos pela ação das chuvas de verão e a reestruturação de todo o entorno. A unidade tem como meta 30 atendimentos/dia, mas totalizando os serviços ofertados, este número pode chegar a 100 atendimentos/dia.

Empresa vai recolher animais de médio e grande porte abandonados nas ruas
A secretaria de Saúde de Barra Mansa deu um passo importante para coibir a permanência de animais de médio e grande porte abandonados nas ruas do município. Passa pela contratação de uma empresa especializada em captura, transporte, estadia, cuidados veterinários, alimentação e destinação adequada de bovinos, muares e equinos.
Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, a medida visa reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas e evitar riscos de transmissão de doenças. “A presença de bovino, equino e muar nas ruas, e sem cuidados básicos de sobrevivência, coloca em risco a saúde dos próprios animais e dos humanos, devido à transmissão de doenças, causando expressivo impacto no controle de zoonoses, já que eles espalham lixo, o que favorece a presença de roedores e aracnídeos. Há também a insegurança no trânsito. Ao longo das décadas, Barra Mansa tem registrado um acelerado processo de crescimento de bois, mulas e cavalos soltos em vias públicas de bairros periféricos e centrais. Por isso, este serviço é de extrema importância”, esclareceu.
Os animais apreendidos serão encaminhados ao alojamento da empresa, que tem sede em Porto Real, no distrito de Bulhões. Na unidade, eles receberão os cuidados necessários, como alimentação, tratamento veterinário e medicamentos. “Todos os animais alojados serão vacinados e vermifugados como medida preventiva, como forma de obter um controle sanitário integral. Além desses procedimentos, os animais serão chipados com todas as suas informações cadastrais”, pontuou.
Antônio Marcos também esclareceu que o prazo máximo de permanência dos animais nos alojamentos da empresa é de sete dias, conforme previsto na Lei Municipal nº 2.937/97. A liberação do animal para o proprietário será efetuada de segunda a sexta-feira, entre 9 e 16 horas, mediante o pagamento de taxas referentes à diária, no valor de 10 UFIRs, multas que variam entre 125 e 325 Ufirs e a quitação das despesas relativas aos exames para detectar anemia infecciosa equina e mormo, o acompanhado veterinário e a Guia de Trânsito Animal. Decorrido esse período, o animal será repassado à empresa como forma de ressarcimento pelos serviços já prestados.
“As multas são salgadas. Portanto, fica o alerta de reforço das cercas das propriedades a fim de evitar a fuga desses animais”, alertou o coordenador, lembrando que equipes responsáveis pelo serviço já estão percorrendo os bairros com maior incidência de casos. E ele lembra que a solicitação para o recolhimento dos animais pode ser feita pelo telefone (24) 3326-2588, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas.

Domingão de compras (I) – A prefeitura de Barra Mansa promove amanhã, domingo,12, das 9 às 16 horas, na Avenida Joaquim Leite, a volta do ‘Domingão de Compras’. Ou seja, vai apostar todas as suas fichas que não haverá aglomerações e que todos vão respeitar as regras contra o coronavírus. Para atrair mais público, haverá uma apresentação da Banda Sinfônica da cidade, um estande de exposição de carros antigos, além do estande do Tiro de Guerra e de algumas secretarias do governo, que estarão expondo seus serviços.

Domingão de compras (II) – Para garantir a diversão dos familiares, a prefeitura vai oferecer food trucks, brinquedos, feira de artesanato e doação de mudas e de animais.

Covid-19 – Para compensar, a prefeitura passou a abrir 21 postos de Saúde para garantir a 3ª dose da vacina aos idosos que estão em lares de longa permanência.

Domingão de Compras (III) – O evento, com espírito puramente comercial, ainda contará com um torneio de basquete 3×3, que será realizado numa quadra montada na Avenida Joaquim Leite. O campeonato será dividido em quatro categorias, sendo masculino sub-18, sub-23 e adulto, além do feminino geral.
Pix (I) – Na manhã de quarta, 8, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria de Finanças, realizou uma reunião com a Nota Control, uma empresa com ampla experiência na emissão e armazenamento de notas eletrônicas e atuação em diversos municípios, com o intuito de inovar mais uma vez, oferecendo aos munícipes a chance para pagar taxas municipais, como o IPTU e o ISS, através do Pix.

Pix (II) – A ferramenta ainda está sendo desenvolvida para que possa ser utilizada em breve, visando facilitar os pagamentos não apenas para o cidadão, como também para o poder público. Além disso, trará como benefício a facilidade de identificação no pagamento.

Pix (III) – Em Volta Redonda, é bom que Rodrigo saiba, a empresa foi convidada a deixar o barco (ops, o sistema de administração de controle e emissão de Notas Fiscais).

Incêndio – Na quarta, 8, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, realizou a formatura da 1ª turma de brigada voluntária de combate a incêndio, que é composta por civis e soldados do Tiro de Guerra.

Adicional noturno – O Poder Executivo será autorizado a conceder um adicional noturno de 20% para servidores públicos civis. É o que determina o Projeto de Lei 3.554/21, do deputado Márcio Gualberto (PSL), aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na última quarta-feira, 8. A medida seguirá para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
O texto recebeu alterações da Comissão de Constituição e Justiça, determinando que a implementação da norma esteja vinculada à apresentação de um estudo de impacto orçamentário e financeiro. O texto também precisa ser regulamentado pelo governo do Estado. Na última semana, a Alerj já aprovou em primeira discussão a autorização do mesmo adicional para bombeiros e policiais civis.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp