segunda-feira, janeiro 17, 2022
CasaGERALCurtas

Curtas

Idosos no cinema
Cerca de 200 idosos dos Grupos de Convivência da Melhor Idade em Volta Redonda tiveram uma tarde de cinema na segunda, 20. Convidados pela secretaria de Ação Comunitária (Smac), eles assistiram, em sessão exclusiva no Cine 9 de Abril, ao filme “Noites de Alface”, com a atriz Marieta Severo.
O longa conta a história do rabugento Otto (Everaldo Pontes) que, depois de presenciar a morte de sua esposa Ada (Marieta Severo), volta a ter problemas para dormir sem o seu remédio natural: um chá de alface que a mulher preparava todas as noites. Sozinho e cansado, sua única opção é observar o cotidiano de seus peculiares vizinhos, mas logo sua participação começa a ficar mais interativa do que o esperado.
Antes da exibição do filme, o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, conversou com os idosos e deu boas notícias para 2022. “Estou muito feliz com o retorno das atividades nos Cras e para 2022 vamos ampliar ainda mais as ações. Queremos aumentar o número de grupos de convivência de 62 para 80”, afirmou, anunciando ainda que no ano que vem os integrantes dos Cras vão ganhar novos uniformes. Além, é claro, do retorno dos passeios para a terceira idade. “Tenho certeza de que vamos conseguir avançar ainda mais em 2022”, falou.
O prefeito Antônio Francisco Neto não esteve no cinema, mas enviou um vídeo para cumprimentar os grupos da terceira idade. “Obrigado por acreditar nos nossos projetos. Aproveitem a tarde para se divertirem”, disse Neto, desejando um feliz Natal e um Ano-Novo de prosperidade a todos”.

O interior do estado do Rio conta agora com um moderno equipamento de radioterapia. O aparelho, que é de última geração, foi adquirido na Suécia, é um dos mais modernos no Brasil e chegou à cidade do aço em três caminhões, com destino ao Centro Cuidar da Unimed Volta Redonda. O serviço radioterápico da unidade começará a funcionar logo no início de janeiro de 2022.
A radioterapia é uma modalidade que utiliza a radiação para eliminar as células tumorais. É indicada para tratar o câncer, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O equipamento da Unimed Volta Redonda é 100% digital e proporciona mais assertividade no tratamento e mais exatidão na área a ser irradiada.
“Nosso aparelho permite uma avaliação por imagem em tempo real e maior precisão de entrega de dose de radiação, o que traz menos efeitos colaterais e melhor resposta ao tratamento”, detalhou o médico Vitório Moscon Puntel, vice-presidente Cooperativa.
Ele lembra que, ao longo do ano, a Unimed Volta Redonda investiu mais de R$ 60 milhões em novos equipamentos e ampliação dos serviços hospitalares. “Além da radioterapia, está prevista também a implantação do PET-CT, um dos aparelhos mais modernos para o diagnóstico do câncer”, acrescentou.

Sete filhotes de gato e quatro cães foram doados durante a oitava edição do “Família Animal”, feira de adoção realizada no domingo, 19, na Vila, pela secretaria de Meio Ambiente do governo Neto, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Volta Redonda e de entidades protetoras de animais independentes. O evento foi o último realizado em 2021. Ao todo, 96 animais foram doados pela iniciativa ao longo do ano.

Papai Noel visita crianças do Hospital do Retiro
O ‘Natal da Cidadania’, desenvolvido pela prefeitura de Volta Redonda, fez a festa das crianças e adolescentes internados no Hospital do Retiro, distribuindo brinquedos, abraços e sorrisos. Foi na quarta, 22, beneficiando a todos que estavam na ala pediátrica da unidade. O bom velhinho também distribuiu brinquedos para as crianças que estavam aguardando por atendimento na recepção e para outras em observação no setor ambulatorial. A alegria das crianças ao ver o Papai Noel contagiou a todos: mães, pais, avós e os profissionais de saúde que acompanharam de perto a ação natalina e os cuidados na aproximação com os pacientes.
A pequena Sofia, de 1 ano, foi uma das crianças que receberam a lembrancinha do Papai Noel. A mãe, Gabriela de Souza, ficou feliz com a atitude, mas espera comemorar o Natal já em casa, ao lado da família. “Estamos aqui desde domingo e esperamos ter alta logo para comemorar a data em casa. Fiquei extremamente feliz pelo gesto de carinho da prefeitura na entrega dos presentes, não imaginava que isso pudesse acontecer, não esperava, foi algo muito significativo para mim diante da rotina do hospital”, comentou.
O superintendente da pediatria do Hospital do Retiro, médico Amaro Inácio Filho, destacou que ações como essas contribuem para a melhora do quadro clínico dos pacientes. “Essas ações são fundamentais para o paciente, principalmente, as crianças hospitalizadas. Sem dúvida, quando um voluntário chega vestido de Papai Noel ou de outro personagem, percebemos que as crianças ficam alegres, com sorriso no rosto, com uma disposição antes não observada. Costumo dizer que alegria é saúde e contagia, por isso, é importante essas ações voluntárias em um hospital”, disse.
A enfermeira responsável pela pediatria, Gilmara Aguiar, ressaltou que durante o ano outras ações são feitas para as crianças em parceria com grupos voluntários. “No Dia das Crianças, recebemos a visita de grupos voluntários, como os Palhaços da Alegria, Liga da FOA, entre outros, que se vestem de super-heróis, trazem presentes, contam histórias e fazem todos felizes”, comentou.

A Casa do Papai Noel, na Praça Brasil, fechou as suas portas ontem, quinta, 23, recebeu e contabilizou a impressionante marca de cerca de 40 mil visitantes, com a distribuição de mais de 18 mil brinquedos. O presidente do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, que coordenou as atividades na Vila, estava feliz da vida. “É uma alegria ver as crianças ganhando o esperado presente de Natal, muitas contam apenas com essa lembrança no fim do ano. O ‘Natal da Cidadania’ resgata o sonho natalino de amor e esperança para todos, principalmente para as famílias mais carentes. O projeto envolveu todo o secretariado municipal”, justificou PC.

O Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), terá a celebração da missa do Natal do Senhor, nesta sexta, 24, às 20h35min, presidida pelo vice-reitor do Santuário, padre Wagner Ferreira. Mais cedo, a TV Canção Nova fará a transmissão da missa da Solenidade de Natal com o Papa Francisco, direto do Vaticano, às 15h30min, no horário de Brasília. A bênção Urbi et Orbi será transmitida amanhã, dia 25, às 8 horas.

Artigo anteriorBate bola – Sergio Luiz
Artigo seguintePra desestressar
ARTIGOS RELACIONADOS

Tendências de futuro

Não é de ninguém

Geral 1285

LEIA MAIS

“Não enganei ninguém”

Luto sem fim

Grampos

Grampos Barra Mansa

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp