segunda-feira, janeiro 17, 2022

Curtas

Tarde de autógrafos
No mês da Consciência Negra, a educadora, atriz e escritora barra-mansense Mônica Melanie promoveu uma tarde de autógrafos do livro ‘Tantos (Re) Versos’. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal Adelaide Franco, no Palácio Barão de Guapy, e alguns dos 50 textos publicados no livro fizeram parte do sarau que também ocorreu no local.
Os textos destacam os momentos marcantes vividos pela autora durante a sua vida familiar, infantil, acadêmica e social e que são compartilhados com a realidade de uma gama de leitores que vivenciaram tais momentos em suas individualidades ou, até mesmo, socialmente.
A vice-prefeita, professora Fátima Lima, comentou o livro. “Em tempos onde as pessoas estão muito conectadas tecnologicamente, a Mônica consegue publicar seu livro e oferecer a poesia como opção de formação de leitores críticos e reflexivos, levando em consideração que a literatura também é um instrumento de mudanças. Fico feliz porque ela é mais uma escritora que eleva o nome da nossa cidade. É Barra Mansa em destaque”, disse.

 

Para amadores
O Ginásio de Skate Fernando Schmidt, localizado no Jardim Tiradentes, será palco amanhã, domingo, 28, a partir das 8 horas, do maior campeonato de skate do interior do estado do Rio, o ‘Roots Boards em Chile’. O evento foi organizado pela Associação dos Skatistas de Volta Redonda, com apoio da secretaria de Esporte e Lazer (Smel). O ‘Roots Boards em Chile’ vai distribuir cerca de R$ 5 mil em prêmios como skates, shapes, rolamentos, roupas, entre outros, além de uma passagem para o Chile, que será do vencedor da categoria Amador. Além desta, as outras categorias da competição são: Mirim; Iniciante; Feminino; Master. A abertura do evento será às 8 horas, e a competição está prevista para iniciar às 9 horas.
As inscrições podem ser feitas via mensagem pelo Instagram da associação (@askvr2021), com taxa de R$ 20 + 1kg de alimento para qualquer categoria. Também serão aceitas inscrições presenciais no dia do evento, podendo ser feitas antes do início das provas de cada categoria

História da cidade do aço
É como uma máquina do tempo, que remete à época em que Volta Redonda tinha acabado de se emancipar de Barra Mansa e que pouco lembra a cidade do aço de hoje em dia. Esse é o sentimento de quem passa pela passarela do Viaduto Nossa Senhora das Graças, que liga a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, ao Aterrado. O local ganhou a mostra fotográfica “Nossa História Passa Por Aqui”, com imagens antigas que contam uma parte da trajetória do município. A exposição tem encantado moradores e atraído olhares curiosos e outros mais nostálgicos.
O missionário Renan Costa de Souza, o popular “Jesus é Paz”, que diariamente fica na passarela do viaduto, disse que tem sido testemunha da admiração das pessoas. “É uma inspiração dada por Jesus Cristo. Tudo o que o homem fizer sempre é inspiração dele. As pessoas têm parado, visto, admirado, gostado muito. Eu mesmo observo algumas fotos e é uma volta ao passado. Quando vejo as imagens, me lembro que já estive falando de Jesus nesses locais, evangelizando”, falou.
A galeria de arte urbana ‘Erastótenes Roberto Alves de Sousa’ foi entregue na semana passada, apesar da chuva, para aproveitar a presença de visitantes ilustres, como o presidente da Alerj, deputado estadual André Ceciliano. O espaço foi batizado com o nome de Erastótenes, artista plástico de Volta Redonda, falecido em 2009.
O projeto prevê ainda a abertura de um palco para apresentação de música, sarau de poesia e teatro. Segundo o secretário de Cultura, Anderson de Souza, o local foi projetado para que a população pudesse ter acesso à arte em locais abertos. A galeria conta com a curadoria da arquiteta e artista plástica Juliene de Paula. A exposição de fotografias é apresentada por meio de 47 painéis fixos na estrutura da passarela. Os painéis de 100x50cm foram confeccionados com material reciclado da própria prefeitura. O acervo fotográfico pertence à prefeitura, e alguns registros foram feitos pelas lentes do fotógrafo Geraldo Gonçalves.
O telhado da passarela já havia ganhado novas cores no meio do ano, quando o artista visual Roberto Tommy fez um grafite representando o pássaro Arigó, ave de migração que faz parte da história de Volta Redonda. A seleção do artista foi por chamamento público.

 

Presentes para idosos
O Natal também pode ser marcado pela solidariedade. É o que defende o Grupo de Ação Voluntária da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (GAV). E, segundo os voluntários que participam do grupo, é uma atividade extremamente gratificante. Assim, como já virou tradição, o GAV já está desenvolvendo a campanha “Árvore de Natal Solidária”, que reúne pedidos dos idosos que vivem na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) João Miguel da Silva, administrada pela AAP-VR.
São pedidos simples e as cartinhas podem ser conferidas e adotadas na Árvore de Natal Solidária, localizada no hall de entrada do Centro Integrado de Saúde e Assistência (CISA), Rua 535, nº 835, no bairro N.S. das Graças. Quem quiser participar da ação deve adotar uma carta, do dia 1º até o dia 17 de dezembro. E os presentes devem ser entregues até o dia 18. Já a entrega dos presentes para os idosos vai acontecer no dia 19 de dezembro, na ILPI. Seja você também um Papai Noel Solidário nesta data tão especial.
Mais informações: 2102-1920 e 2102-2004: Gerência de Assistência Social da AAP-VR..

 

Barra Mansa já teve desfile com Papai Noel
Para garantir a magia e o encanto característicos do Natal, a prefeitura de Barra Mansa preparou uma programação especial para a abertura oficial da festividade no município. Foi na noite de quinta, 25, quando o Papai Noel percorreu as principais avenidas até chegar à Praça da Matriz, onde receberá, em dezembro, as crianças em um presépio montado na principal praça de Barra Mansa. “Em todos os domingos de dezembro que antecedem o Natal – dias 5, 12 e 19 -, teremos atrações especiais com direito a shows gratuitos para a população. Pensamos nesta programação com muito carinho, pois nosso objetivo é presentear a população de Barra Mansa”, destacou o prefeito Rodrigo Drable.
Nos domingos de dezembro, o tráfego de veículos na Avenida Joaquim Leite ficará interrompido até as 17 horas, no trecho entre a Travessa Barão de Guapy e a Praça da Matriz. A interdição será a partir das 23 horas dos dias 5, 12 e 19 e um palco será montado para a realização das apresentações musicais do Domingão de Natal, que acontecerão às 10 horas e às 14 horas todos os dias. “Além dos shows, teremos, em todos os dias, praça de alimentação, banheiros químicos e brinquedos para as crianças”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello.

Artigo anteriorBate bola – Sergio Luiz
Artigo seguinteBoa parceria
ARTIGOS RELACIONADOS

Curtas VR

Tendências de futuro

Vai uma gelada?

LEIA MAIS

“Não enganei ninguém”

Luto sem fim

Grampos

Grampos Barra Mansa

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp