quarta-feira, julho 17, 2024

Curtas

Alunos da Escola Municipal Espírito Santo, localizada no Santo Agostinho, em Volta Redonda, conquistaram o 1o lugar na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, na categoria Comissão Julgadora. A competição foi feita pelo WWF- Brasil, ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente no combate à degradação socioambiental, organizada pela associação Quero na Escola, alinhada ao movimento global coordenado pela ONU (Organização das Nações Unidas) da Restauração de Ecossistemas (2021- 2030).
O resultado foi alcançado graças ao desenvolvimento de um plano de ação multidisciplinar, que propôs atividades de vivências ecológicas na sede do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba, em Valença, com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica; e a participação da unidade escolar na campanha #jogaatampinha, no projeto Tampet Sul Fluminense, que visa estimular a responsabilidade compartilhada de toda a população com a redução da poluição plástica, o incentivo à economia circular e à economia de recursos naturais em prol da sustentabilidade.
O projeto também abordou a importância do Rio Paraíba e seus serviços ecossistêmicos acerca da existência de um animal endêmico (que só existe em algumas regiões do estado do Rio) e ameaçado de extinção, o cágado-do-paraíba. Agora, o grupo formado por cinco estudantes, com idades de 12 a 15 anos, coordenado pelo professor Bruno Santos, viajará no mês que vem para a região Centro-Oeste como premiação e conhecerá a sede do WWF-Brasil, em Brasília, podendo participar de atividades de restauração de ecossistemas em um projeto na Chapada dos Veadeiros (Goiás).

As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, em conjunto com o Grupo Técnico de Educação Ambiental (GTEA), promoveram o 5o Concurso Fotográfico ‘Boas Práticas Ambientais’, no Parque Natural Municipal de Saudade, tendo como tema ‘O Voo Livre das Aves’. O concurso recebeu 45 fotos, sendo que 15 foram selecionadas e três foram premiadas. O 3o lugar ficou com a aluna Sara Nicole Morais, do 8o ano, do Colégio Municipal Prefeito Luiz Amaral. A aluna do Colégio Municipal Clécio Penedo Agda Camila Ribeiro, do 8o ano, levou o 2o lugar. O vencedor e 1o colocado do concurso foi o aluno Isaac Villa Verde Alves, do 7o ano da Escola Municipal Bartholomeu Anacleto, cuja foto ganhou o título de ‘Viva a vida como um pássaro, voe alto e vá atrás dos seus sonhos’.

O projeto ‘Vem Brincar’, com entrega gratuita de estruturas de brinquedotecas
e oficinas de contação de histórias, vai acontecer em Barra Mansa nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. As oficinas têm o intuito de despertar nos alunos o hábito da
leitura, e o projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público
no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
As brinquedotecas contam com 40 exemplares de livros de literatura infantil, sendo 10 em braile, 30 brinquedos educativos e 1 kit de tapete EVA. Já a contação de histórias vai levar para as crianças o título ‘Julinha Relógio na Biblioteca’, do autor Sérgio Vale, da Editora Komedi. Detalhe: em cada escola, será construído um cenário com elementos de uma biblioteca, que terá os objetos que saem da imaginação dos personagens e ajudam na contação da história. O ‘Vem Brincar’ tem a produção da Faço Arth Produções, apoio SSP Produções e Altia e conta com patrocínio da Grupo WLM, sendo realizado pelo Ministério da Cultura.

Serviço:
31/10 – 9h
Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 483 Ada Bogato Rua Isalino Gomes da Silva – Paraíso de Cima – Barra Mansa, RJ 31/10 – 13h30
Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira
Rua José Jorge dos Reis Meireles, 475 – Vista Alegre – Barra Mansa, RJ
01/11 – 9h
Escola Estadual Municipalizada Argemiro de Paula Coutinho
Praça Dona Maria Rodrigues Magalhães, 17 – São Luiz – Barra Mansa, RJ 01/11 – 15h
Escola Municipal Dr. Djair Machado Gomes
Avenida Ministro Amaral Peixoto, 1250 – Bocaininha – Barra Mansa/RJ

FLUMISUL – Se o Natal em Barra Mansa vai brilhar na avenida ou não, não importa. O que vale é que o governo Drable está acertando os detalhes para a realização da 22a Feira de Negócios do Sul Fluminense, a Flumisul. Detalhe: 100% dos estandes já foram vendidos, garantindo o sucesso do evento, marcado para o período de 22 a 25 de novembro, no Parque da Cidade. De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Bruno Paciello, a expectativa é de que a Flumisul movimente a
economia de toda região. “A Flumisul é maior feira multissetorial do estado do Rio de Janeiro, reunindo os melhores de cada setor. Tenho certeza de que muitos negócios serão fechados, contribuindo para o desenvolvimento econômico com a geração de emprego e renda em todo o Sul Fluminense”, disse.
A edição deste ano da Flumisul também será palco para o lançamento do Condomínio Industrial de Barra Mansa, sonho maior de consumo do prefeito Rodrigo Drable. “Ele vai forta- lecer e fomentar a nossa economia. Antes mesmo de seu lançamento, o Condomínio já possui um portfólio com empreendimentos interessados em fixar base em Barra Mansa, que possui a melhor logística do Brasil, às margens da Via Dutra, com entroncamento para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de possuir um ramal ferroviário”, concluiu Paciello.

A prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura, promove, neste fim de semana, mais uma edição da Feira do Livro. O evento acpntecerá das 9 às 18 horas, no Corredor Cultural, no Centro. Durante os três dias da feira, haverá contação de histórias, lançamento de livros, saraus, brincadeiras, doações, apresentações teatrais e musicais com a participação de autores de várias cidades, rodas de conversa, palestras, recreação e muita literatura.

O final de semana dos jovens de Barra Mansa e região será, com certeza, em Rialto, distrito de Barra Mansa. Veja a programação dos shows:

* Sábado 28/10: Netinho de Paula + Kimaneiro – a partir das 18h
* Domingo 29/10: Sexy Love + Opsamba – a partir das 18h
* DJ Flavinho nos intervalos

De 6 a 15 de novembro, Volta Redonda vai sediar mais uma edição da tradicional Feira de Flores e Plantas de Holambra. A exposição será realizada pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e o valor arre- cadado com as vendas será desti- nado para pagamento de despesas da instituição. “É um aporte de suma importância para mantermos a manutenção da Apae”, disse a coordenadora de eventos da instituição, Sheila Azevedo. A exposição acontece há mais de cinco anos e será realizada no térreo da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, das 8 às 20 horas.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Reduzindo juros

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp