sábado, setembro 7, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

Emoção é a palavra certa para definir a cerimônia de entrega do Diploma D. Waldyr Calheiros, realizada na noite de sexta, 20, na Câmara de Volta Redonda. A honraria, criada pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB) para comemorar o ano do centenário do bispo que entrou para a história por suas participações em movimentos sociais e políticos da cidade do aço, reconheceu a importância das pessoas que atuaram com o líder religioso na luta por um mundo mais fraterno.
A Casa ficou lotada e, ao todo, 53 pessoas foram homenageadas. “Estou muito feliz em estar aqui com as pessoas que ajudaram a mudar a história de nossa região. Eu costumo falar que, sem D. Waldyr, Volta Redonda seria outra. Portanto, no ano do centenário do nosso amado Bispo, é com grande alegria que estou tendo a oportunidade de contribuir para manter viva a história dele e, ao mesmo tempo, prestar um reconhecimento público às pessoas que estiveram ombro a ombro com D. Waldyr na luta por justiça social”, justificou Jari.
O Vigário Episcopal para o vicariato de Promoção Humana e Cuidado da Casa Comum, Juarez Sampaio, falou em nome dos homenageados. E lembrou que D. Waldyr não influenciou apenas os cristãos católicos apostólicos romanos, mas também a juventude, metalúrgicos, médicos e políticos, e despertou tantas vocações nos leigos. “Incentivou que estudassem teologia, queria as pessoas preparadas para serem um sinal do evangelho no mundo. Dos padres, pedia uma igreja de serviços, defendendo a vida, a justiça e as causas de Deus. Seu legado não morre se continuarmos semeando as sementes que ele deixou. Pois herança é o que se deixa para as pessoas, mas o legado de D. Waldyr ficou nas pessoas. Ele imprimiu em todos nós aqui o compromisso com a vida, com as pessoas e com o evangelho”, disse.

A vice-prefeita Fátima Lima também esteve na 2a edição da ExpoRio Turismo e destacou a presença dos artesãos de Barra Mansa. “Gostaria de cumprimentar o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, além de toda a sua equipe, pela organização do evento e pelo projeto, pois demonstra como o turismo tem força na capital e nos municípios do interior. Essa também é uma oportunidade que contribui para o trabalho de tantas mulheres empreendedoras da nossa cidade, que desenvolvem importantes ações em parceria com diversas secretarias da prefeitura de Barra Mansa”, declarou.
Presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Daniel Maciel, destacou a importância da participação de Barra Mansa. “Estar aqui é uma oportunidade de mostrar que o nosso município tem potencial turístico e desenvolve trabalhos excelentes. Trazer os nossos atrativos e o nosso artesanato para essa atualização e para agregar conhecimento, incentiva no avanço do trabalho e melhoria da renda de cada um, refletindo diretamente na economia de Barra Mansa como um todo”, disse.

O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização de jornais na sala de aula, anunciou os vencedores da sua quarta edição. Em terceiro lugar ficou o projeto ‘A COP-27 visita nosso bairro’, desenvolvido por Anderson Clayton Candido da Silva, professor de Geografia da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, de Volta Redonda, e do CIEP-477 Professora Rosa da Conceição Guedes, de Piraí. “As crianças possuem o mundo de informações na palma da mão, porém não sabem utilizar de maneira adequada. O jornal Joca nos ajudou com isso, trazendo informações completas e verdadeiras, assim, nosso projeto resultou em conhecimentos mais significativos sobre questões ambientais globais e locais, o envolvimento dos alunos em questões ambientais
do bairro, e a aquisição de pensamento crítico, o trabalho em equipe e a sensibilização”,
destacou Anderson, referindo-se ao jornal Joca, que é o principal jornal do Brasil para jovens e crianças. Inspirado nas publicações do gênero na Europa, usa uma linguagem adequada para o público infantojuvenil e aborda temas do noticiário de atualidades, além de assuntos inovadores que instigam a curiosidade desse público.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda participou da Expo Rio Turismo 2023 – maior evento de turismo do estado, realizado pela secretaria estadual de Turismo, comandada pelo deputado estadual licenciado Gustavo Tutuca, evento que reuniu cerca de 20 mil pessoas. O espaço que representou a cidade do aço contou com um estande do Projeto Arigó de artesanato e institucional da região do Vale do Café. Também houve apresentação cultural do Grupo Tambores de Aços – projeto da Fundação CSN. “O Projeto Arigó, que recentemente ganhou marca própria por meio de uma parceria com o UniFOA, teve grande destaque entre os participantes do evento, que se encantaram ao ouvirem a história que dá nome a ele”, contou a diretora de
Turismo da pasta, Débora Cândido.
No estande, o público teve acesso a informações sobre a cidade, com destaque para os espaços de eventos esportivos e culturais; a importância histórica de Volta Redonda no contexto da industrialização; atrativos como o Kartódromo Internacional, eventos tradicionais e projetos que estão por vir, como o Museu da Ciência e Tecnologia. A ExpoRio Turismo reuniu agentes de turismo, guias, estudantes, hoteleiros, consumidores e outros atores que movimentam o turismo, com o objetivo de promover os destinos do estado do Rio. O público presente teve a oportunidade de conhecer melhor o interior do estado, por meio da representação dos 92 municípios que levaram suas tradições culturais, gastronomia, história e atrativos
turísticos.

A Escola Técnica Estadual Barra Mansa (ETE Barra Mansa), unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), promoveu, entre os dias 19 e 21, a 20a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com direito a apresentação de projetos dos alunos que envolveram temas importantes como tecnologia, sustentabilidade e reciclagem. A cogestora da unidade, Andressa Xavier, expressou sua satisfação em estar organizando a Semana Nacional, e contou um pouco do objetivo do evento: “Nós buscamos sempre o desenvolvimento dos nossos alunos, ampliar o conhecimento e também envolver toda a comunidade local. O nosso maior objetivo é o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ETE Barra Mansa”.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp