terça-feira, maio 24, 2022
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

Quiosque da Inclusão Produtiva
A secretaria de Ação Comunitária (Smac) inaugurou na manhã de terça, 29, como mostra a foto, o novo Quiosque do Programa de Inclusão Produtiva, que será usado para comercializar os alimentos produzidos no Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA) São Sebastião. Localizado no Mercado Popular da Vila, o espaço foi revitalizado, ganhando nova pintura.
No local, 15 participantes do CEPA São Sebastião vão trabalhar, em forma de rodízio, produzindo e vendendo alimentos. No Mercado Popular da Vila já existe outro quiosque funcionando destinado a venda de artesanatos.
A coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva, Marlene Mota, explica que o quiosque é um espaço para as famílias que estão em acompanhamento nos CRAS, pelo Serviço de Atendimento Integral às Famílias (PAIF). “As famílias são encaminhadas ao Centro de Educação e Produção Alimentar e ao Centro de Inclusão Produtiva para produzirem e venderem seus produtos, seja alimentício ou de artesanato, como forma de geração de renda, empreendedorismo e assim, alcançando sua autonomia”, explicou a coordenadora, ressaltando que todo o lucro obtido com a comercialização desses produtos são divididos entre elas.
O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, ressalta que o objetivo é fortalecer a autonomia dos usuários dos Cras. “Todas as oficinas realizadas no Programa de Inclusão Produtiva visam oferecer qualificação profissional aos nossos usuários dos CRAS, principalmente para aqueles que se encontram em vulnerabilidade social. Buscamos também resgatar a autoestima do público participante e permitir que eles consigam gerar renda e se manter”, disse Munir, que está deixando a pasta para sair como pré-candidato a deputado estadual pelo PSD.

Na quarta, 6, a Cia Truks, referência nacional na arte do teatro de animação, apresentará na Escola Municipal Professor Wladir Telles, no Jardim Vila Rica, como parte do projeto ‘O Surpreendente Mundo dos Objetos’, o espetáculo Sonhatório, peça criada por Henrique Sitchin e Gabriel Sitchin, com texto e direção de Henrique Sitchin. O elenco é formado por Gabriel Sitchin, Rogério Uchoas e Thaís Rossi. As apresentações, gratuitas e abertas ao público, serão às 8, 9h30min, 13h30min e às 15h30min.

 

Inclusão Digital para Idosos
Atualmente, quem não domina pelo menos o básico no uso da internet passa por sérias dificuldades. Afinal, vários serviços, como a obtenção do contracheque dos aposentados e pensionistas ou a declaração do IR (imposto de renda) só são obtidos por este meio. Pensando nisso, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, em parceria com a secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, está promovendo o Projeto de Inclusão Digital para Idosos.
O curso, com aulas em Volta Redonda, Barra do Piraí e Pinheiral, é destinado a pessoas com 60 anos ou mais e é gratuito para associados e não associados da AAP-VR e quem quiser mais informações pode ligar para o número 2102-1990. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas presencialmente nas unidades da AAP-VR dos três municípios. Os documentos necessários são: CPF, comprovante de residência e comprovante de vacinação contra a Covid 19.
O presidente da APP-VR, Ubirajara Vaz, explicou que o projeto foi conquistado por sua entidade graças a uma emenda parlamentar do deputado delegado Antônio Furtado e que, nas aulas, as pessoas vão aprender a navegar na internet, acessar sites com segurança, utilizar redes sociais e outros serviços. “O Projeto de Inclusão Social chega em boa hora, quando todos nós, independentemente de idade ou condição social, precisamos estar o mais por dentro possível das coisas da internet. Tenho certeza de que irá facilitar muito a vida dos que participarem”, concluiu.

LEÃO AMIGO DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO IDOSO
Na manhã de terça, 29, o prefeito Neto recebeu um grupo de contadores de Volta Redonda e aproveitou para pedir o apoio da classe para a campanha “Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso”, que busca ampliar a captação de recursos do Fundo Municipal para Infância e Adolescência (Finad) e para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), que financia projetos sociais para este público.
“A campanha se refere à porcentagem que você pode repassar do seu Imposto de Renda (IR) para as entidades de assistência a idosos, crianças e adolescentes. O prefeito pediu nosso apoio e os contadores vão pedir aos clientes para destinarem essa parte do imposto para essas entidades. Sempre estamos juntos para dar o apoio à nossa cidade”, ressaltou o contador Antônio Carlos Pereira Teles, que é presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Volta Redonda (Aescon).
O vereador Luciano Mineirinho, que também é contador, lembrou que a classe representa 90% de quem faz a declaração de imposto de renda dos empresários da cidade. “A gente está muito feliz, é um momento ímpar para a classe dos contadores, isso nos valoriza. E o mais importante: o empresário não vai pagar nada a mais. Ele apenas vai tirar um percentual e repassar para essas entidades. A classe está engajada nessa batalha com o prefeito Neto e vamos juntos buscar uma arrecadação máxima para nossa cidade”, destacou.
Neto, além de agradecer a participação dos contadores, destacou a importância da campanha para ajudar quem mais precisa. “Nosso governo sempre pautou ações em prol da Melhor Idade e dos jovens. Agradeço ao Mineirinho e a todos que estiveram presentes. Tenho certeza de que cada um pode colaborar para melhorar a vida de nossos idosos, crianças e adolescentes”, avaliou.
Quem pode doar e como fazer
Pessoa Física – Até o dia 29 de abril de 2022, a pessoa física pode doar até 3% do IR devido no ato da declaração do exercício de 2021, diretamente através do Programa da Receita Federal, na Declaração de Ajuste Anual do IR, desde que utilize o modelo completo e entregue a declaração dentro do prazo. Neste caso, o próprio sistema já calcula o valor que poderá ser destinado. O passo a passo se encontra disponível no site www.voltaredonda.rj.gov.br/leaoamigo/.
Para o próximo ano, em vez de doar 3%, as pessoas físicas poderão doar até 6% para os fundos. É só realizar um depósito nas contas bancárias determinadas até o último dia útil do mês de dezembro de 2022, e encaminhar ao fundo escolhido, a cópia do depósito juntamente com o número do CPF para o e-mail: [email protected]
Pessoa Jurídica – A pessoa jurídica que faz seu imposto de renda com base no lucro real pode destinar até 1% de seu IR devido até o último dia útil do ano (calendário fiscal). A doação também é feita por depósito nas contas do fundo.
Contas para depósito (pessoa física ou jurídica):
Criança e adolescente: Banco 104 – Caixa Econômica Federal, Agência 4375, Código da Operação: 006, Conta Corrente: 00000001-9, CNPJ: 39.560.297/0001-85.
Pessoa Idosa: Banco 104 – Caixa Econômica Federal, Agência 4375, Código da Operação: 006, Conta Corrente: 00000008-6, CNPJ: 15.283.545/0001-20.
Para emissão do Recibo de Destinação (pessoa física e pessoa jurídica), segue o mesmo trâmite das pessoas físicas, porém, desde que envie por e-mail o número do CNPJ.

 

Pré-vestibular gratuito
Estão abertas as inscrições para um curso pré-vestibular gratuito, oferecido pela prefeitura de Volta Redonda, Fevre e a UFF (Universidade Federal Fluminense). Os interessados podem se inscrever pelo site oficial do ICEx-UFF (icex.sites.uff.br) até sexta, 8 de abril. A princípio, serão ofertadas 40 vagas, a serem distribuídas para candidatos selecionados entre estudantes de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares de Volta Redonda. Detalhe: prioritariamente, serão selecionados alunos que já concluíram o ensino médio ou que estejam cursando o 3º ano do ensino médio ou em vulnerabilidade social.
A aula inaugural do curso Pré-Enem está marcada para o dia 18, sendo que as aulas serão às segundas, quartas e sextas, das 18 às 21 horas, no Colégio Prof.ª Delce Horta Delgado, no Aterrado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Lazer

Mudo e com a mão no bolso

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp