quarta-feira, maio 22, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

FCSN lança concurso de grafites
Na quarta, 12, durante a abertura do Polo de Street Art, evento criado para comemorar o Dia do Arigó (5 de abril), a Fundação CSN, em parceria com a secretaria de Cultura de Volta Redonda, abriu as inscrições para o concurso da Arigó Parade, que escolherá oito artes para grafite que serão transformadas em esculturas do pássaro arigó, cujo nome passou a ser usado para identificar os trabalhadores que se mudaram para Volta Redonda quando da construção da CSN, na década de 40. No lançamento, Anderson de Souza, titular da Cultura, e Hélder Oliveira, gerente de Articulação da Fundação CSN, grafitaram duas esculturas de Arigó, para a admiração do público.
O Polo de Street Art nasceu com o objetivo de estimular a produção artística e fomentar a linguagem do grafite, bem como formar grafiteiros para atuarem no mercado de trabalho não apenas na cidade do aço, mas na região. Para tanto, os grafites selecionados serão utilizados na criação do Beco do Arigó, que ficará ao lado da antiga sede (abandonada) dos Correios, na Vila. O local será inspirado no famoso Beco do Batman, localizado em São Paulo, e terá várias intervenções feitas por grafiteiros convidados e pelos formandos dos Ninhos do Arigó, mantidos pela FCSN.
Enquanto pintava uma das esculturas de Arigó, Hélder fez o convite a outros artistas: “Nós pintamos esses dois primeiros Arigós e agora convidamos o público e os demais artistas não só do sul fluminense, mas do estado inteiro, a participar desse projeto”, disse. Em meio às latas de tinta e grafitagem, Anderson ressaltou a importância da iniciativa: “Volta Redonda é urbana, então a identidade cultural da cidade é essa ocupação urbana que estamos fazendo. São artes que movimentam o turismo, a economia criativa local. Agora, com a Arigó Parade e as esculturas de Arigós que serão pintadas por artistas da região, teremos uma verdadeira galeria de arte a céu aberto”, pontua.

Curso
A abertura do Polo de Street Art marcou o início da formação em grafite para jovens nos chamados Ninhos do Arigó. Os interessados na temática e maiores de 16 anos poderão se inscrever até o dia 25. O curso, que terá duração de três meses, acontecerá no Centro Cultural Fundação CSN e na Biblioteca de Volta Redonda.

Miss Melhor Idade
O Centro de Atendimento ao Idoso de Barra Mansa promoveu mais uma edição do seu concurso de Miss Melhor Idade, reunindo oito candidatas, sendo que a vencedora foi Vanilda Alves Barros. A segunda colocação ficou com Maria Virgínia Souza Moura, coroada rainha da melhor idade, seguida da terceira colocada, Leila Regina Silva Cintra, nomeada princesa do concurso. O evento foi realizado no Clube Municipal e contou com a participação da vice-prefeita, Fátima Lima, do vereador Eduardo Pimentel e do deputado federal Luiz Antônio Corrêa.

Cursos profissionalizantes
A Fundação Beatriz Gama promoveu na terça, 11, a aula inaugural do programa ‘Formando Profissionais’, que conta com 600 alunos inscritos para os cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de cabeleireiro, maquiagem, estética corporal, depilação, corte e costura, confeitaria, manicure e mecânica – que são ministrados na FBG -, e ornamentação de eventos, com aulas nos Cras da Água Limpa e Siderlândia. As capacitações têm duração de quatro meses e são voltadas para moradores de Volta Redonda maiores de 15 anos.
“Nos últimos dois anos, formamos mais de 650 alunos e estamos iniciando estas novas turmas com 600. São futuros profissionais que estão passando por cursos de excelência, com instrutores qualificados e, com certeza, estarão prontos para o mercado de trabalho formal, ou para atuarem como empreendedores individuais”, afirmou o presidente da FBG, Vitor Hugo de Oliveira.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp