Na noite de terça, 30, durante sessão solene, os vereadores de Volta Redonda concederam a Medalha Getúlio Vargas, a principal honraria do Poder Legislativo, a diversas personalidades. Coube a Rodrigo Furtado, por exemplo, homenagear o empresário Mauro Campos (ver foto). “A Medalha tem como principal objetivo agraciar pessoas cuja história pessoal se mistura com a de Volta Redonda. Mauro é um desses casos. Sua atuação, inclusive profissional, tem relação direta com o desenvolvimento da cidade o que o torna mais do que merecedor da honraria”, justificou Rodrigo. “Com mais de 39 anos de carreira, segue à frente do grupo Aceplan, que expandiu sua atuação para além da construção civil, passando a atuar nos ramos do varejo alimentício, agropecuária, energia sustentável e gastronomia. Precisamos valorizar essas pessoas”, completou.
O empresário agradeceu a indicação. “Espero que possamos continuar contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Volta Redonda, da região e de cada lugar onde nós atuamos e ainda vamos atuar. É uma satisfação inenarrável receber a homenagem e reconhecimento por tudo que fizemos nesses 36 anos de história. Agradeço ao Rodrigo Furtado e à Câmara por essa oportunidade e por serem grandes parceiros nessa caminhada, buscando sempre o desenvolvimento da nossa cidade”, completou Maurinho, como o empresário é conhecido.
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda inaugurou, no posto avançado de Pinheiral, o Espaço de Cuidados Médicos Dr. Antônio Carlos Leite Franco, em homenagem ao ex-prefeito Dr. Toninho, falecido em 11 de março de 2021, vítima da Covid-19. Ubirajara Vaz, presidente da AAP-VR, aproveitou e entregou à esposa do tradicional político, médicos dos mais conceituados no município, uma placa com Moção de Aplausos e Agradecimento. “Ele atendia a quantos o estavam esperando. Foi um dos maiores entusiastas da AAP-VR e um dos responsáveis para que trouxéssemos este Posto Avançado para a sua cidade, Pinheiral, que ele administrou tão bem em dois mandatos de prefeito. Para mim, era mais do que um médico, era um amigo”, afirmou Ubirajara.
Participaram da homenagem, o vice-presidente, José Lúcio da Silva (J. Lúcio), e ainda os seguintes integrantes da diretoria da AAP-VR: Clara Sabença; Rômulo de Carvalho; Geraldo Vida; Manoel Messias dos Santos; João Batista dos Santos e Jaime José Mateus.
A Fundação Cultura de Barra Mansa promove neste final de semana, sábado, 3, e domingo, 4, o Circuito da Cerveja Artesanal edição Rock in Blues. Será no Corredor Cultural, no Centro, e contará com dezenas de torneiras de cerveja, shows ao vivo, feira de venda de discos, food trucks e espaço kids para a criançada. A entrada é gratuita.
O Rotary Clube Alvorada de Barra Mansa, com apoio da prefeitura local, promoveu no sábado, 27, a 4ª edição do projeto Descarte Solidário, esperando recolher cerca de cinco toneladas de lixo eletrônico, como pilhas, monitores de computador, celulares, mouse, aparelhos de TV e rádio, impressoras e telefones. Segundo Anderson Ferreira de Oliveira, do Rotary, o lixo eletrônico será destruído para ser transformado em matéria prima em outras linhas de produção. “Muitos componentes retornam à cadeia produtiva para a fabricação de novos produtos. Porém, o processo exige um controle de tecnologia de ponta e segurança”, detalhou.
O Grêmio Barra-mansense de Letras deu início, na quinta, 1, a mais uma semana de Sarau Mestres da Poesia, com homenagens à escritora Nívea Moraes Marques, cujas poesias serão declamadas por outros grebalistas, em vídeos que serão publicados na página do Facebook do Grebal até quarta, feriado de 7 de setembro, sempre a partir das 18 horas por meio do link https://facebook.com/Grebal. Os declamadores serão: Paulo Rangel; Indieslay Meneguiti; Rita Rangel; João Pedro Barros; Estélia Meg; e Ceminha Guedes.
Volta Redonda perdeu duas pessoas das mais conceituadas no meio médico e jornalístico no último final de semana. Na sexta, 26, o médico Benjamin de Hollanda Cordeiro (ver foto), casado, pai de quatro filhos e avô de quatro netos, morreu, vítima do mal de Alzheimer. Ele era de Pernambuco, onde se formou, antes de se mudar para Volta Redonda, cidade em que trabalhou por mais de 40 anos, tendo sido médico do Hospital da CSN, entre outros.
Já no domingo, 28, faleceu, vítima de um infarto, o jornalista Helton Fraga, de 55 anos, que deixou esposa e dois filhos. Ele estava atuando como assessor de imprensa da Rodovia do Aço, tendo iniciado sua carreira como repórter da sucursal do jornal O Dia, em Volta Redonda. Helton também foi repórter especial do Jornal do Brasil e comandou o setor de Comunicação da CSN.
Em compensação, o final de semana passado foi de muita alegria para duas jovens de Volta Redonda, Milene e Gracie, além de Pedro Victor, que passaram por procedimentos dentro do projeto Coluna Reta, da prefeitura local, programa pioneiro de diagnóstico precoce e tratamento da escoliose idiopática, lançado em 2021, e que já realizou 12 cirurgias no total.
De acordo com o ortopedista especialista em coluna Juliano Coelho, todos os procedimentos cirúrgicos do programa foram bem-sucedidos.
“No sábado, 27, a equipe do programa operou Milene e Gracie, que têm previsão de alta para quarta (31). Além delas, Pedro Victor, de 18 anos, também passou por procedimento no fim de semana. Neste caso, foi necessária tração halo-craniana como pré-operatório de deformidade de alto valor angular na coluna vertebral. Ele ficará internado na unidade até o próximo dia 17, quando fará a cirurgia. No mesmo dia, outra menina será operada”, comentou o médico.
‘Desafios da Engenharia Pós-Pandemia’
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) está com inscrições abertas até 17 de setembro para os trabalhos acadêmicos indicados ao X Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2022. A seleção dos trabalhos é feita pelas próprias instituições de ensino. O tema deste ano é ‘Desafios da Engenharia Pós-Pandemia’. São candidatos à premiação projetos e/ou trabalhos de conclusão de curso de nível médio ou superior – TCC/monografias, dissertações ou teses de mestrado e de doutorado, referentes ao ano de 2021, aprovados e indicados pelas instituições de ensino cadastradas ou em cadastramento no Crea-RJ. O trabalho e/ou projeto deverá ser apresentado em formato de artigo.
Para mais informações e inscrição do trabalho acadêmico, basta acessar a página do X Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2022 no site do Crea-RJ.
‘Artesanato que faz acontecer’
Os artesãos de Barra Mansa têm até amanhã, domingo, 4, às 18 horas, para se inscrever no Prêmio ‘Artesanato que faz acontecer 2022’. A iniciativa é promovida pela PZ Eventos, uma empresa do Rio de Janeiro, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e visa estimular e aquecer o segmento. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site www.premioartesanato.com.br. Ao todo, cinco municípios do estado receberão o evento.
No ato do cadastro, o candidato precisa enviar uma apresentação e fotos da confecção de três peças, documentos de identidade e CPF. Também precisará indicar a categoria que pretende concorrer, tendo como opções os artesanatos: tradicional, de referência cultural, contemporâneo-conceitual, religioso, inovação tecnológica e mestre artesão. “Eles são referência no Estado e este evento faz com que produzam cada vez mais com qualidade e dedicação. Coloca nossos artesãos na vitrine fluminense e abrilhanta as ações realizadas para o setor pela secretaria na geração de trabalho e renda”, crê Bruno Paciello, titular da pasta de Desenvolvimento. A premiação está marcada para terça, 6, às 15 horas, na Praça da Matriz, no Centro, quando serão escolhidos os três primeiros colocados de cada categoria.
Chamada escolar em
Volta Redonda
A secretaria de Educação de Volta Redonda já está aceitando as inscrições para a Chamada Escolar 2023, com vagas para Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição, gratuita, deverá ser feita até o dia 30, exclusivamente pela internet, através do link: vr.rj.gov.br/chamadaescolar.
Para as vagas nas creches, podem ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2019 a 30/11/2022. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2017 a 31/03/2019. Documentos obrigatórios no ato da inscrição: certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade do responsável. Documentos complementares que deverão ser cadastrados, caso os responsáveis possuam: número do NIS (Número de Identificação Social); comprovante do último pagamento do benefício do Programa Auxílio Brasil ou declaração de beneficiário expedida pelo gestor municipal da Assistência Social (Smac); comprovante de trabalho (para vagas em creche). Os documentos complementares serão utilizados na prioridade da classificação das vagas existentes.
Critérios para classificação: morador de Volta Redonda; ser inscrito no CAD Único (NIS); estar inserido no Programa Bolsa Família; idade (o mais velho); renda familiar. Conforme legislação vigente, o candidato com deficiência e que comprovar através de diagnóstico médico terá prioridade na matrícula.
EJA
Sobre as vagas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Educação de Jovens e Adultos –, podem ser inscritos alunos com idade a partir dos 15 anos. A inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos ou pelo responsável legal para alunos menores (idade mínima de 15 anos). Documentos necessários: original da certidão de nascimento do candidato, ou carteira de identidade (RG); comprovante de residência.