quarta-feira, maio 25, 2022
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

O pensamento poético é uma das principais marcas de identidade artística de uma cultura. Por isso, desde 2017 a Fundação Cultura Barra Mansa, por meio da Biblioteca Adelaide Franco, realiza concursos de poesia com o objetivo de promover os escritores da cidade e tornar conhecidos os que estão em outras partes do mundo. Em três edições, quase 60 poemas foram selecionados para formar o lançamento do livro “Coletânea Literária Barra Mansa”, composto por 41 escritores, a maioria da própria cidade. O lançamento do livro foi realizado na quarta, 16, no Palácio Barão de Guapy, no centro da cidade, em uma cerimônia aberta ao público. Com tiragem de 500 unidades, cada autor receberá alguns exemplares, além de ter distribuição dirigida às bibliotecas da cidade e do Estado. “É fundamental o reconhecimento e a gratidão a cada um que contribuiu em todas as edições. Estes foram aventureiros, audaciosos, talentosos e vitoriosos. Esse resultado nos mostra que é possível atravessar uma verdadeira revolução com as políticas públicas de cultura de Barra Mansa. Conseguimos encontrar os caminhos trilhados e as diretrizes que conduzirão nossos passos em longo prazo”, disse o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo.

A Fundação Beatriz Gama (FBG) está com inscrições abertas para seis cursos profissionalizantes gratuitos. As vagas são para cabeleireiro, barbeiro, depilação, manicure, organização de eventos, com a novidade do curso de massoterapia. As inscrições devem ser feitas de forma presencial na sede da FBG, no Retiro. O candidato precisa ser morador de Volta Redonda e ter mais de 16 anos. Além disso, é necessário apresentar um documento de identidade e o comprovante de residência no ato da matrícula. “Os cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama são muito importantes. É um trabalho que tem forte impacto social para a população. São atividades que possibilitam aos participantes uma geração de renda, abrem portas ao empreendedorismo e favorecem a inclusão social”, disse a diretora social da Instituição, Ethiene Correia.

A Unimed Volta Redonda se uniu em prol da Casa da Criança e do Adolescente, ambas de Volta Redonda, e da Apae, de Angra dos Reis. Com o tema ‘Sua Luz Transforma Vidas’, a Cooperativa realizou diversas ações de final de ano com seu público interno, e na campanha arrecadou mais de R$ 20 mil, que foram destinados às instituições filantrópicas. Durante a semana, a Casa da Criança e do Adolescente recebeu o seu cheque, no valor de R$ 19.826,00, resultado da doação de 171 médicos cooperados e 664 colaboradores. “Alguns dos nossos programas foram suspensos por falta de patrocínio. Atualmente atendemos 795 crianças por mês em atividades destinadas às vítimas de maus-tratos, situação de vulnerabilidade e gestão em saúde. A Unimed Volta Redonda já é um apoiador mensal, mas quando recebi o cheque, eu chorei muito. Eu não tinha palavras para agradecer, pois estamos passando por muitas dificuldades. Só temos gratidão pelo trabalho e empenho. Esse dinheiro foi um milagre”, disse Francinele Ribeiro, coordenadora administrativa da Casa da Criança e do Adolescente. Para saber mais, contribuir ou se tornar um doador mensal, basta entrar em contato com a instituição pelos telefones: (24) 3343-2049 ou 3343-7262.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL-BM) realizou em sua sede, na noite de quinta, 10, a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2022. Sócios efetivos foram convocados para a ordem do dia, que tratou da prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2021, sob a gestão de Leonardo dos Santos, que realizou uma detalhada explanação do relatório submetido à apreciação e aprovado por unanimidade entre os presentes. Durante a apresentação, Leonardo destacou a importância de se garantir a transparência dos serviços prestados pela diretoria e colaboradores da CDL-BM e enfatizou o compromisso com a classe lojista. “Todo esse trabalho representa a prestação daquilo que aqui é realizado diariamente para o fortalecimento do nosso setor. Representamos os empresários, temos nossos associados e é essencial que eles tenham segurança sobre o que está sendo feito na instituição. Uma entidade forte, representa um comércio forte”, destacou.

O UniFOA acaba de promover mais uma importante etapa em sua história com a transferência do Campus José Vinciprova, da Vila, para o Campus Porfírio José de Almeida, do Aterrado. O novo ambiente conta com um maior espaço físico e oferece fácil acesso às entidades e pessoas. Tem mais. O Escritório da Cidadania continuará desenvolvendo os projetos de extensão, além de oferecer cursos e promover eventos que envolvem temas sensíveis da sociedade. Outro detalhe é que no novo campus está previsto o retorno presencial dos atendimentos dos núcleos de prática profissional do UniFOA.
Como será o futuro da logística e do transporte de cargas e entregas? Esse é o tema do Cargo Connect de 2021/2022 – Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), com inscrições abertas para a etapa regional até o próximo dia 26. Realizado pela Escola Firjan Sesi, a FLL é aberta para estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas, ONGs ou de uma equipe de garagem – formada por um grupo de amigos sem vínculo escolar –, que queiram se candidatar na etapa regional. A competição, que propõe que estudantes criem robôs feitos com peças de Lego, receberá inscrições do Rio de Janeiro e de outros estados em quatro categorias: Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação. O torneio está marcado para os dias 8 e 9 de abril e a etapa nacional está prevista para acontecer entre 27 e 29 de maio.
As inscrições dos grupos para o torneio remoto de robótica são gratuitas e podem ser realizadas por técnicos ou professores que tenham mais de 18 anos, no Portal da Indústria https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/first-lego-league-brasil/.

ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Lazer

Mudo e com a mão no bolso

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp