A Expo VR de 2025 tem tudo para ser a maior de todos os tempos e espera, vejam só, movimentar cerca de R$ 20 milhões na economia da região. Marcada para acontecer na Ilha São João nos dias 1, 2 e 3 de agosto de agosto, além do palco principal, terá sete espaços multiculturais e sala de palestras. O lançamento da Expo VR aconteceu na sede da CDL-VR e terá à frente o jornalista Luciano Pançardes, (ver foto), CEO do Diários Eventos, idealizador do novo formato. Com entrada gratuita, a Expo-VR , segundo ele, vai transformar a Ilha São João, em Volta Redonda, em uma verdadeira cidade cenográfica com uma megaestrutura com palco oficial, tendas multiculturais de apresentações, áreas gourmets, auditório para palestras e negócios, e, além disso, promete celebrar a diversidade cultural nas diversas manifestações artísticas regionais e nacionais. “Sonhava em fazer um megaevento na nossa região, mas precisava ser algo que ninguém jamais viu acontecer por aqui.
É um enorme prazer e uma responsabilidade ainda maior idealizar e produzir um evento tão grandioso, um projeto único. Há um ano e meio estou nessa empreitada de idealizar, reunir parceiros e fazer acontecer. Apresentar o projeto é fazer a Expo VR 2025 ganhar forma e espaço na mente das pessoas. Ela é multicultural, vibrante e vai proporcionar uma experiência única. Nossa região será impactada pela cenografia e a junção de todas as artes: da arquitetura à literatura, da poesia às artes plásticas, da música às performances artísticas. A Expo VR já é o maior evento multicultural do Sul Fluminense”, pontuou Luciano Pançardes.
Para a primeira edição, devem passar pela Expo VR, nos três dias, em torno de 50 mil pessoas para aproveitar as mais de 50 horas de evento. Três grandes atrações nacionais se apresentarão no palco principal da festa. Nas sete tendas multiculturais acontecerão, simultaneamente, exibições de teatro, cinema, música, literatura, arte de rua, circo entre outras expressões da cultura local. No setor de negócios, três grandes palestrantes nacionais se apresentarão, somados a outros nomes da região. Ao todo, serão cerca de 15 palestras nos mais diferentes assuntos. A área gastronômica é um evento à parte, com área gourmet composta por restaurantes da região, área de food truck e comidas tradicionais de festas. “A grandiosidade dos números, os diversos espaços e tudo que estamos planejando em termos de palcos, cenografia, acessibilidade, praça de alimentação, negócios, sustentabilidade e atrações vão tornar a Expo VR um evento onde todos vão querer estar, tanto as marcas quanto as pessoas”, avalia Luciano Pançardes
Um grupo de cerca de 20 pessoas, entre moradores da Residência Inclusiva de Volta Redonda e familiares, participou no fim de semana de um passeio à Praia do Jabaquara, em Paraty. O local foi escolhido por ter acessibilidade para cadeirantes e portadores de outras necessidades especiais, e agradou a todos. Thiago Carlos Ribeiro, 37 anos, que é autista, conta que essa foi a segunda vez que foi à praia. “Foi muito bom. Gostei tanto que gostaria de morar pertinho da praia”. A coordenadora da Residência Inclusiva, Flávia Roberta dos Santos Cardoso, explica que passeios assim contribuem para promover a socialização e inclusão dos moradores. “Apesar de todo o trabalho realizado pela equipe da RI, eles têm poucas oportunidades de vivenciar a experiência como a dessa viagem. Momentos como esse proporcionam um ambiente onde a diversidade é valorizada e respeitada. Enfatiza que outros eventos são realizados com esse objetivo, dentre eles: celebração de Natal, Páscoa e diversos passeios”, disse. A diretora do Departamento de Proteção Especial (DPES) da Smas, Mariana Pimenta, explica que a programação faz parte do planejamento da unidade, lembrando que o espaço ainda promove a inclusão social, o pertencimento e o lazer ocupando outros espaços. “Levar eles até uma praia é garantir o acesso a outros espaços, dizer para a sociedade que existem pessoas com deficiência e que elas podem ocupar qualquer espaço que é de direito delas. Esse é o nosso papel como assistência”, frisou Mariana Pimenta.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa e a Fundação Cultura vão realizar de 11 a 17 de abril, a primeira edição da ‘Páscoa da Família’. Será na Avenida Roosevelt Brasil, no Centro, e terá distribuição de ovos de chocolate para crianças cadastradas nos Cras. O horário de distribuição será das 16 às 20 horas (segunda a sexta); 10 às 16 horas (sábado) e 8 às 12 horas (domingo).
“Eu encaro esse desafio como uma forma de honrar o legado do nosso eterno presidente, Ubirajara Vaz. Para isso, vamos trabalhar muito e sei que posso contar com a dedicação e talento da nossa diretoria e colaboradores”. A afirmação foi feita pelo novo presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Geraldo Vida, que, junto com os demais diretores de sua chapa, eleita em 26 de março, tomou posse na manhã de terça, 1, na sede da Rua 35, na Vila. Entre as prioridades, Vida citou a conclusão do terceiro piso da Unidade Aterrado, o aumento do número de associados e a melhoria nos serviços previdenciários, jurídicos e de saúde. Na posse, o ex-presidente José Lúcio da Silva, o J. Lúcio, enalteceu o trabalho voluntário de todos os diretores, que emprestam suas experiências para o crescimento da associação e melhoria da qualidade de vida dos associados e comunidade. Na foto, a nova diretoria executiva da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda.