A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa celebrou seus 62 anos de história com um café da manhã em sua sede no Ano Bom, que reuniu associados, líderes empresariais, autoridades e personalidades do movimento lojista para um momento de confraternização e reconhecimento da trajetória da entidade. A abertura foi conduzida pela diretora de Eventos, Juliana Rolim, que destacou a importância da data e uma homenagem especial ao mês Internacional da Mulher. “Esta é uma manhã muito especial, quando nos reunimos para celebrar não apenas os 62 anos da CDL, mas também a força e a determinação das mulheres que fazem a diferença no setor empresarial e na sociedade”, disse. O presidente da CDL-BM, Gleidson Gomes, aproveitou para prestar uma emocionante homenagem a todas as mulheres empreendedoras, mães, líderes e colaboradoras que transformam desafios em oportunidades e contribuem significativamente para a economia local. Na ocasião, duas mulheres de destaque foram homenageadas: Maria Graças Fernandes Marcelino, a Gracinha, da empresa Gracinha Modas; e Paola Tenchine, cuja dedicação tem impulsionado o empreendedorismo na região, promovendo capacitação e oportunidades para os comerciantes locais. Tem mais. Concedeu o título de sócio honorário ao reitor do UBM, Bruno Lemos, pela sua dedicação no resgate e fortalecimento da instituição
A Orquestra Filarmônica de Volta Redonda, com patrocínio da CSN, iniciou seus trabalhos de 2025 na noite de terça, 18, no Teatro da Fevre, no Laranjal, com um concerto regido pelo maestro Nilton Soares e apresentação da pianista Simone Leitão como so- lista. A próxima apresentação será em comemoração ao aniversário da CSN, no dia 7, com a Série Cicuta – Concerto Didático I, no Cine 9 de Abril. Será um ensaio aberto com programa similar ao da Série Arigó, que será apresentado no dia seguinte, 8 de abril, também no 9 Abril, com regência de Nilton Soares e Johnatha Bastos como solista.
O Clube Foto Filatélico de Volta Redonda promove de 31 de março a 9 de abril, a Mostra Cine Tech, evento que vai combinar cinema, tecnologia e acessibilidade, com programação gratuita. A abertura contará com a presença da Fanfarra dos Ex-Alunos da ETPC e a performance teatral ‘No Circo da Vida o Artista é o Espetáculo’. Também no primeiro dia, o filme ‘Favela do Papa’ será exibido, seguido de um debate com o diretor Marco Antônio Pereira.

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa promoveu na noite de terça, 25, o primeiro ‘treinão’ funcional na Avenida Prefeito Roosevelt Brasil, no Centro. A atividade, gratuita, continuará acontecendo às terças e quintas, a partir das 19h30min, e tem o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover mais qualidade de vida para a população. “Esse treinão é um projeto-piloto aqui na Roosevelt, mas a nossa intenção é levá-lo para outros bairros. Queremos incentivar a população a se mexer, cuidar da saúde e garantir um envelhecimento mais saudável”, justificou Mário Jorge, titular da pasta. “Esporte é vida, esporte é saúde, e a nossa expectativa é que, em breve, a demanda cresça e possamos oferecer essa atividade todos os dias. Já no início, percebemos que a adesão tem sido grande, o que mostra que esse projeto veio para ficar”, comemorou o prefeito Luiz Furlani, reforçando o convite para que todos compareçam à Avenida Roosevelt Brasil nos dias e horários da atividade.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi comemorado pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, por meio do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, que realizou um dia de conscientização e diálogo sobre a importância de combater a discriminação racial. A ação aconteceu no Corredor Cultural, localizado entre o Parque Centenário (Jardim das Preguiças) e o Palácio Barão de Guapy, no Centro. “Promovemos um momento de informação sobre o nosso Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, que fica dentro da Assistência Social. Contamos com uma equipe técnica multiprofissional para auxiliar os cidadãos, no recebimento de denúncias e acolhimento, incluindo assessoria jurídica e psicológica para as vítimas de injúria racial e discriminação. O Centro não está ali só para as pessoas negras, mas para toda a população que presencie e observe casos de violação de direitos”, pontuou Joseane Ricarte. “Em Barra Mansa, temos um lugar que as pessoas podem procurar. É um equipamento que serve como mecanismo na proteção e garantia de direitos”, frisou. O grupo Abadá Capoeira fez uma exibição e o mestre do grupo, Luiz Carlos Rocha, o Pretinho, falou do poder da transformação da capoeira em sua vida. “A capoeira de Barra Mansa tem dezesseis campeões mundiais que levam o nome do município para outros países. Eu sempre passo aos meus alunos, meninos e meninas, a importância de crescer respeitando o outro e ter humildade”, enfatizou.
Para promover o conhecimento, a socialização, a saúde mental e emocional da melhor idade, a Prefeitura de Barra Mansa acaba de lançar o programa ‘Passaporte Cultural’, que levou na quarta, 26, 15 moradoras assistidas pelo Cras da Vila Coringa ao Palácio Imperial, em Petrópolis. O prefeito Luiz Furlani, a secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, e a vice- presidente da Fundação Cultura, Aline Ribeiro, acompanharam o embarque do primeiro grupo da Melhor Idade. “Estou emocionada. Na verdade, é uma mistura de sentimentos que a gente não sabe explicar. Todo mundo está animado. Somos idosos, porém, somos crianças no nosso coração. Fiz aniversário recentemente, e essa viagem para mim é um superpresente”, destacou Orminda Feliz Santos, 60 anos.
A equipe da Tecnobots, da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, foi um dos destaques do Festival Sesi de Robótica, realizado em Brasília – um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil. Os 10 jovens terminaram a competição na 12ª colocação geral, o melhor desempenho entre todas as escolas públicas do país e garantiram a primeira suplência nacional para competições de robótica que serão realizadas no exterior, como nos EUA, África do Sul, Grécia e Austrália. “A conquista em Brasília é um marco para a escola e para a educação pública da cidade. Mostrou que o investimento em educação e tecnologia pode gerar frutos extraordinários. Foi uma vitória gigante para todos nós”, afirmou o diretor da E.M. Walmir de Freitas Monteiro, Felipe Nóbrega.