A jovem Paola Almeida, 23 anos, na foto, tem paralisia cerebral e é assistida pela Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda). Pois bem. Nada a impede de se apresentar em um espetáculo de dança neste sábado, 29, às 19 horas no Teatro Gacemss. Através de linguagens corporais, ela vai participar da mostra ‘Por Caminhos: Uma Jornada Dançante’, a cargo da Companhia Huios, cuja verba arrecadada será revertida para a Apadefi. Sobre cadeira de rodas, Paola expressa seu lado artístico e fala de como a oportunidade tem sido importante em sua vida. “É tudo muito novo e maravilhoso. Tem me dado um renovo e trago autoestima com tudo que estou aprendendo. Tenho muito a agradecer pelo meu crescimento dentro da Apadefi e pela oportunidade que estão me dando”, afirma. “Paola não é uma inclusão na cia, ela é a cia. Paola é da família, como todos os outros, e a resposta do cumprimento do nosso propósito: todos serão alcançados, além das quatro paredes”, avalia a professora Andreia Tissi sobre a participação de Paola Almeida. Para participar do evento, é necessário comprar os ingressos, no valor de R$ 40 a R$ 80, disponíveis no site Ingresso Digital e na bilheteria do teatro. Também é possível adquirir o ingresso solidário através de contribuição de 1 kg de alimento não perecível
A Secretaria de Cultura de Volta Redonda, em parceria com a Academia Volta- redondense de Letras, está aceitando inscrições para a edição 2025 do projeto ‘Poesia & Ponto’, que promove a difusão de obras poéticas que serão expostas em diversos espaços culturais e educacionais do município. Podem participar escritores naturais ou residentes em Volta Redonda, com obras de tema livre, que serão selecionados pela pasta. Além da exposição física, as obras selecionadas integrarão um e-book a ser publicado pela Academia Volta-redondense de Letras. O presidente da AVL, Jean Carlos Gomes, ressaltou o valor da ação: “Esta iniciativa beneficia tanto os poetas locais, que ganham visibilidade para seus trabalhos, quanto o público, que pode apreciar a poesia em diversos contextos urbanos”. As inscrições estão abertas até 15 de abril e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail. O edital completo com todas as normas de participação está disponível no site avl.org.br.
A Escola Municipal de Hipismo de Volta Redonda se destacou na primeira etapa do Ranking Feerj (Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro) 2025, realizada no final de semana, na Sociedade Hípica Brasileira, na cidade maravilhosa. A principal conquista foi na prova com obstáculos de até 90 centímetros com Danilo Caeres Andrade, montando Golden Boy. A amazona Isabela Machado Carreira, montando Dom Quixote, ficou em quarto lugar; e o quinto lugar ficou com Cristina Rufini, também com Dom Quixote. A equipe de Volta Redonda também ficou com o sétimo lugar, com Frederico Pedro Tavares, montando Golden Boy. Nos obstáculos até 60 centímetros, a EMHVR conquistou o terceiro lugar, com Bárbara de Miranda Ribeiro, montando SL Banzé. E nos obstáculos até 80 centímetros, Lara Martins com o cavalo El Baron ficaram entre os dez primeiros. O treinador do grupo, Yasser Pereira, fez questão de parabenizar os alunos pelo desempenho. “Essa foi a primeira competição da qual a nossa escola participou em 2025, e já conseguimos um ótimo resultado. Agora, é seguir treinando para a próxima etapa do Ranking Feerj 2025, que acontece em 13 de abril, em Teresópolis”, disse.

A Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod) de Barra Mansa promoveu na terça, 25, uma palestra educativa no Colégio Estadual São Pedro, no bairro São Pedro, a respeito da assistência e prevenção à dependência química. Com o tema ‘Vamos conversar?’, o projeto tem o objetivo de aproximar e melhorar o relacionamento entre o aluno, a unidade escolar e o responsável. Segundo César dos Santos Thomé, coordenador do projeto, a ideia é oferecer orientação para que os jovens possam ter um futuro pleno e de sucesso. “As comunidades terapêuticas atuam justamente com esse intuito, de prevenir e auxiliar os jovens e as pessoas que buscam ajuda e aquelas que estão expostas, para que tenham um futuro próspero, saudável, além de um bom relacionamento com seus responsáveis e no ambiente escolar”, frisou César, lembrando que a pessoa que precisar de algum apoio ou orientação pode entrar em contato pelo Disque Ajuda – (24) 98154-0016 – ou pelo e-mail ([email protected]).

Na manhã de domingo, 23, a Avenida Roosevelt Brasil foi palco da ação ‘Mulheres Ativas’, promovida pela Prefeitura de Barra Mansa em homenagem ao mês da mulher. O prefeito Luiz Furlani, a vice- prefeita Luciana Alves, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, além de outras autoridades do poder Executivo e Legislativo, prestigiaram o evento. “Este evento em homenagem ao Mês das Mulheres é o primeiro de muitos que acontecerão na Avenida Roosevelt Brasil. Em breve, teremos a Vila do Coelho, que trará alegria às nossas crianças. teremos também o ‘Domingo da Família’ com muitas atividades programadas. A ação ‘Mulheres Ativas’ não só celebrou as mulheres, mas também reforçou a importância da promoção de uma vida mais saudável, criando momentos de lazer e bem-estar para todos”, pontuou o prefeito Furlani.