Coluna Social

0
352
Screenshot

O Natal da prefeitura de Volta Redonda está se firmando como a maior festa natalina da região. Os números de 2024 superaram os dos anos anteriores, com 21 mil presentes distribuídos na Casa do Papai Noel, que recebeu cerca de 100 mil visitantes na Praça Brasil, na Vila. “Foram 24 dias de muito movimento. A decoração fez os olhos de crianças e adultos brilharem, e tenho certeza que muitas lembranças ficaram gravadas em fotos de celulares. E, além dos volta-redondenses, recebemos caravanas de diversas cidades, como Barra do Piraí e Vassouras, por exemplo”, avaliou o coordenador da festa, Ricardo Ballarini.
“Garantimos que, pelo menos, 21 mil crianças ganhassem um brinquedo nesse Natal. Ver a alegria delas ao ganhar o presente das mãos do Papai Noel não tem preço. Fico muito feliz por essa festa democrática, aberta a todos. Acredito que Volta Redonda honra o verdadeiro espírito do Natal, que é comemorar o nascimento de Jesus, com o Natal da Cidadania. Agora, é só esperar o ano que vem”, comentou o prefeito Neto. A iluminação da Praça Brasil segue acesa à noite até o dia 6 de janeiro.

Em 2024, os alunos da rede municipal de Barra Mansa participaram da 19ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) e alcançaram excelentes resultados. Entre os destaques, João Pedro Pereira Menna Barreto Luna, aluno do 9º ano do Colégio Municipal Antônio Pereira, no Goiabal, que conquistou duas medalhas: ouro estadual e bronze nacional. A secretária de Educação de Barra Mansa, Fátima Lima, comemorou e comentou a importância da conquista. “Um orgulho imenso ver um de nossos alunos alcançar esse patamar na educação. Ter um jovem, como o João Pedro, se destacando nacionalmente é um grande incentivo para os outros estudantes. Além disso, aproveito para parabenizar os profissionais docentes das escolas, principalmente os responsáveis pela formação do João Pedro, pois temos talentos que são moldados pelos nossos professores e tenho certeza de que muitos outros alunos vão se inspirar para obter o mesmo feito”, acredita Fátima.

Aliás, Fátima Lima também recebeu o estudante Miguel Rocha, de 13 anos, medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) e na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Omerj). Aluno do 8º ano do Colégio Nossa Senhora do Amparo, no Centro, Miguel conquistou ouro estadual e prata nacional na Obmep 2024, sendo que em 2023 ele já havia sido bronze estadual na mesma competição. Já na Omerj 2024, Miguel foi medalhista de bronze, tendo recebido menção honrosa na edição anterior.

Para os fãs e sobreviventes dos anos 80 – ou aqueles que apreciam o bom e velho pop rock nacional –, a banda Blitz fará o show da virada em Volta Redonda, no tradicional Réveillon da Paz. A apresentação acontece na próxima terça, 31, na Praça Brasil, na Vila, com entrada gratuita e classificação livre. Considerada uma das bandas mais icônicas da música brasileira, a Blitz subirá ao palco após a contagem regressiva para 2025, que será feita em um telão. Antes, o público terá shows regionais e DJ a partir das 20h. A praça contará, ainda, com praça de alimentação, e, pensando na segurança das famílias que vão acompanhar a chegada do novo ano, a Secretaria de Cultura anunciou que não haverá queima de fogos na Vila. “O Réveillon da Paz será uma festa segura para todas as famílias de Volta Redonda que forem à Vila Santa Cecília a fim de curtir um sensacional show da Blitz com muita segurança. Assim como no ano passado, não teremos queima de fogos, para poder garantir toda a segurança do público presente, pensando também no bem-estar dos autistas, animais, acamados e idosos”, disse o secretário de Cultura, Anderson de Souza. Se a Vila não terá a atração, a prefeitura de Volta Redonda resolveu espalhar a queima de fogos – de baixo ruído e com até cinco minutos de duração – em 19 bairros: Açude 4; Água Limpa; Belmonte; Bela Vista; Caviana; Dom Bosco; Eucaliptal; Jardim Suíça; Jardim Ponte Alta; Monte Castelo; Roma; Santa Cruz; Santa Rita do Zarur; São Geraldo; São Sebastião; Siderlândia; Três Poços; Vila Rica; e Vila Brasília. A celebração vai ocorrer nas partes mais altas dos bairros, sendo acompanhada por técnicos para garantir a segurança dos moradores. “É um momento de celebração muito aguardado por todos. Vamos levar a queima de fogos para alguns bairros da cidade, para os moradores que gostam desse espetáculo. Aguardaremos a chegada de 2025 com muita saúde e paz para todos”, comentou o prefeito Neto.