terça-feira, dezembro 3, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, em parceria com o Espaço Vírgula Hub de Inovação, iniciou a 2ª temporada do “Turiscast VR”, iniciativa apresentada no formato de podcast e que tem o objetivo fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico do município. Os programas acontecem semanalmente pelo canal ‘Turismo em Volta’, no YouTube, sempre às 16h30min das terças-feiras. Para acompanhar, basta acessar o link www.youtube.com/@turismoemvolta/streams. A mediação do podcast está a cargo da turismóloga Débora Cândido, diretora de Turismo da SMDET. “A cada semana serão abordados novos assuntos, sempre com convidados especiais. A ideia é chamar a atenção dos moradores e visitantes de Volta Redonda para conhecer a cidade e aprender mais sobre sua história e cultura. Esse novo meio de comunicação atuará como um guia de opções de lazer, hospedagem, gastronomia e eventos, entre outros assuntos”, anunciou Débora.

Mais nove pessoas em situação de rua receberam o certificado de conclusão do curso de Auxiliar de Manutenção da Construção Civil, oferecido pela prefeitura de Volta Redonda através do projeto Cidadão VR. A cerimônia aconteceu no Palácio 17 de julho, na última sexta, 1º, sendo que a qualificação totalizou 129 horas de aula e os alunos aprenderam técnicas de alvenaria, acabamento, elétrica, pintura e hidráulica no CQP (Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira), da Fevre, no Aero Clube. Os usuários foram indicados pelo Centro Pop, onde já recebem atendimento. Até o momento, passaram por esse projeto 38 usuários, sendo que os participantes recebem uma bolsa no valor de ¼ do salário mínimo, transporte e alimentação, além de uniforme e equipamentos de proteção individual (EPIs).

A Escola Municipal Damião Medeiros, localizada no Paraíso de Baixo, em Barra Mansa, está promovendo durante o mês de novembro a 8ª edição do projeto ‘Negritude Damião’, que acontece desde 2017, graças à Lei 10639/ 2003, que tornou obrigatória a inclusão da história afro-brasileira no currículo de todas as escolas. O projeto busca atender alunos e professores da unidade ao longo do ano e conta com o apoio da Gerência de
Promoção da Igualdade Racial (Gepir) e da secretaria de Educação do governo Drable. O encerramento, que acontecerá no dia 27 de novembro, será aberto ao público, e terá como tema “Nossa Gente, Nossa História”. Veja a programação para os alunos:
Dia 11 – 8 horas: Oficina de Percussão
com Adriana Soares
Dia 12 – 13 horas: Oficina de Maculelê
com Andréa Soares
Dia 26 – 13 horas: Oficina de Percussão
com Adriana Soares
Para o público:
Dia 26 – das 8 às 16 horas: Feira
Cultural: “Nossa Gente, Nossa História”,
com apresentações de Hip Hop, Batalha de
Rima e desfile Afro.

A prefeitura de Volta Redonda e a Fundação CSN estão valorizando as companhias de teatro ao promover, em novembro, um festival de teatro infantil, com espetáculos gratuitos, iniciados no domingo, 3, no anfiteatro do Zoológico, com a peça ‘Emoções em Férias’, da companhia Cria Teatro. Além da apresentação no Zoo-VR, outros espaços da cidade, como o Centro Cultural Fundação CSN, o ‘Beco do Arigó’, o Palco Cultural Urbano e a Biblioteca Municipal Raul de Leoni serão usados nas apresentações das atrações. Junto com o ‘Festival de Teatro Infantil’, a ‘Biblioteca Sobre Rodas’ estará presente para garantir a doação e a troca de livros, tudo gratuitamente.
Veja as próximas apresentações do Festival de Teatro Infantil:
10/11 – ‘O Jardim das Estrelas Perdidas’
(Cia Ribalta) – 14 horas – no Zoológico
Municipal, na Vila.
13/11 – ‘O Mentiroso’, com o Coletivo
de Artes Mudarte, às 9 horas, no Centro
Cultural Fundação CSN, na Vila.
14/11 – ‘História de todas as cores’, com
o Coletivo de Artes Mudarte, às 14 horas,
no Beco do Arigó, na Vila.
17/11 – ‘Marcas Invisíveis’, da Cria
Teatro, às 14 horas, no Zoo-VR.
23/11 – ‘Uma Viagem para Casa’, com
a Cia Ribalta – às 10 horas – no Palco Cultural
Urbano, na passarela do Viaduto Nossa
Senhora das Graças
24/11 – ‘O Jardim das Estrelas Perdidas’,
da Cia Ribalta – às 14 horas, no Zoo-VR
27/11 – ‘O que é Arigó?’ , com a dupla
Tiana Polioga e Paulito – às 14 horas, na
Biblioteca Municipal, na Vila

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

‘Compromisso com a democracia’

… para pessoas com deficiência

Via portal

Tá difícil

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp