terça-feira, dezembro 3, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

A prefeitura de Barra Mansa apoiou o lançamento do livro ‘Migração Italiana e
Memórias de Mulheres’, escrito pela professora Syrléa Marques Pereira. O livro
apresenta histórias de famílias, contadas por mulheres, através de encontros, fotografias,
documentos e pequenos objetos pessoais colecionados e conservados através do tempo que narram e materializam o deslocamento de seus antepassados que vieram para o Brasil. “As pessoas vão encontrar no meu livro a memória de mulheres que moram em Barra Mansa, como a Vilma Marins, e conhecer mais a respeito da trajetória de imigrantes italianos que vieram morar no distrito de Amparo em 1873”, contou.

Na tarde de segunda,m21, o presidente da Câmara de Volta Redonda, vereador Edson Quinto, promoveu um café para lembrar a importância da conscientização de todos
sobre o ‘Outubro Rosa’ e ainda pelo ‘Novembro Azul’, reunindo os funcionários da Casa, que
puderam ouvir palestras dos representantes do GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, e da vereadora eleita Gisele Klingler, que passa por um tratamento oncológico. “Eu descobri meu câncer através de um autoexame da mama. É importante a mulher conhecer seu corpo, fazer o toque. Eu senti um caroço diferente e procurei ajuda médica. E houve a confirmação após o exame de imagem. É muito importante esse diagnóstico precoce para que o tratamento possa dar certo”, comentou Gisele. Os vereadores Cacau da Padaria, Novaes e Neném também participaram do evento.

Screenshot

Representantes da FOA e da Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda se reuniram para formalizar uma parceria que vai disponibilizar o preenchimento de vagas na fundação, beneficiando as mulheres vítimas de situação de violência doméstica e familiar. Participaram do encontro o assessor de Conformidade Regulatória da FOA, Tiago Amorim; a secretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim; as assessoras técnicas da SMDH: Juliana Rodrigues (chefe de Gabinete), Patrícia Vieitas do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e Kátia Teobaldo (Promoção de Políticas para Mulheres).
“As mulheres sofrem assédio, situações de violência, e se a Fundação tem o interesse de ajudar essas mulheres, e passa a fazer parte da rede de atendimento oficial que temos no município, é muito bem-vinda. Essa atitude vai fortalecer ainda mais a nossa rede municipal. Temos também o Projeto Mulheres Mãos à Obra, que capacita mulheres na construção civil, onde poderemos desenvolver e aprofundar mais esta parceria com a FOA, que administra uma universidade e agora um hospital”, afirmou Glória Amorim.
“Queremos atender as mulheres que são protegidas pela Lei Maria da Penha, que estão em situação de violência doméstica e familiar. Elas terão a nossa prioridade para ocuparem as vagas. Poderão também realizar cursos técnicos e até superior na Fundação, com direito a bolsa de estudos. É um projeto social onde poderemos fazer muitas coisas juntos”, pontuou Tiago Amorim, assessor da FOA.

Termina amanhã, domingo, 27, o prazo para quem quiser se inscrever para participar da II Copa de Ginástica de Volta Redonda, marcada para acontecer no dia 9 de novembro, no ginásio da São Geraldo. O evento, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, é destinado a pessoas de 3 a 18 anos das redes de ensino pública ou privada da cidade do aço. As inscrições podem ser feitas com a professora Kelly Silva, pelo telefone (24) 99859-4714, ou por e-mail [email protected]. Neste ano, as disputas serão de Solo, Trave, Salto Mesa e/ou Mini, Trampolim – duplo mini e trampolim – e ginástica Rítmica.
A Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda está percorrendo os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade do aço para oferecer, gratuitamente, corte de cabelo e design de sobrancelhas a cargo dos alunos das oficinas de inclusão produtiva da pasta. O atendimento é realizado das 9 às 16 horas, e na terça, 29, o serviço estará no Cras do bairro Santa Rita de Cássia e no Degase, no Roma. No dia 30, no Abrigo Seu Nadim, no Aterrado.

A Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda recebeu cinco mil exemplares do Estatuto da Juventude do Brasil, enviados pela secretaria geral da Presidência da República graças ao trabalho desenvolvido pela CoordJuv, voltado para o público jovem e a demanda pelas cópias do documento. Além de otimizar o trabalho da pasta, que promove as oficinas de divulgação do Estatuto da Juventude, o documento vai estar em cada unidade de ensino de Volta Redonda que contemple o 9o ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, incluindo as redes Municipal, Estadual e Particular. “A ideia de equipar as bibliotecas das escolas que atendem o público jovem com o estatuto já existia. Parte dos exemplares que vieram do governo do estado, íamos doar para as escolas estaduais. Porém, agora, será possível atender todas as unidades”, reforçou.

A CoordJuv-VR recebeu também exemplares do ID Jovem (Identidade Jovem), programa do governo Federal que foi recentemente remodelado. Para identificar o público que tem direito à ID Jovem, a coordenadoria vai entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social (Smas). A Identidade Jovem é um documento gratuito voltado para pessoas entre 15 e 29 anos, estudantes ou não, que sejam de família de baixa renda e tenham o CadÚnico atualizado. A carteira garante acesso a benefícios como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; e isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

O Lar Acolhedor de Barra Mansa, man- tido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu na terça, 22, alimentos perecíveis e mais de 300 latas de leite em pó, tudo adquirido pela pasta. Os itens irão beneficiar as crianças assistidas pela unidade, que abriga crianças de 0 a 17 anos e 29 dias. O endereço do local é mantido sob sigilo para preservar os acolhidos, mas quem quiser contribuir de alguma forma pode entrar em contato com a pasta pelo telefone (24) 3020-0272.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

‘Compromisso com a democracia’

… para pessoas com deficiência

Via portal

Tá difícil

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp