O Bispo Emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda, D. João Maria Messi, comemorou seu aniversário de 90 anos celebrando uma Santa Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Santa Cecília, na Vila. Estiveram presentes D. Luiz Henrique; o arcebispo de Niterói, D. José Francisco Rezende; o Bispo Emérito de Nova Iguaçu, D. Luciano Bergamin; e o superior da Ordem dos Servos de Maria, Frei Gilson Freitas. Também participaram padres, diáconos, seminaristas e fiéis da comunidade local e de cidades vizinhas, inclusive do Rio de Janeiro, onde o líder católico acumulou amigos. “Meus irmãos e irmãs, agradeço por terem participado da Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 anos de minha vida. Louvo e agradeço pela presença de todos. A vida é um dom precioso de Deus, como nos assegura o Apóstolo São Tiago em sua carta: ‘Todo o dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto, descendo do Pai das luzes’. Por isso, eu te louvo, Pai do céu e da terra, sim, o Pai, pois assim foi do teu agrado”, disse Dom João Maria Messi.
O Zoológico de Volta Redonda recebeu três novos pedalinhos, contando agora com 11 unidades do tipo em seu lago. As três unidades são parte das 10 adquiridas para modernizar a oferta da prática de lazer. Os pedalinhos são uma das atrações favoritas dos visitantes do zoológico, e o que é melhor: o uso é gratuito.
O Centro UniversiTatoo de Volta Redonda (UniFOA) acaba de conquistar o Selo de Empregabilidade, uma certificação criada em 2023 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece as instituições que se destacam na promoção da empregabilidade de seus estudantes. A certificação é concedida com base em critérios rigorosos, como a taxa de empregabilidade dos
egressos, a qualidade dos programas de estágio, as parcerias com empresas e o apoio ao empreendedorismo.
Ana Carolina Callegario, pró-reitora de Extensão do UniFOA, destacou a importância do selo para a instituição: “O Selo de Empregabilidade prova que a instituição não está apenas focada na formação acadêmica, mas também em como essa formação impacta a empregabilidade dos alunos após a conclusão do curso. A instituição acompanha de perto os egressos, garantindo que estejam preparados para o mercado de trabalho e que suas carreiras sejam bem-sucedidas”, disse.
O Sistema Firjan está com 2.058 vagas gratuitas para o Ensino Médio. Podem se candidatar ao processo seletivo jovens do estado do Rio, com no mínimo 14 anos até dezembro de 2024, que já tenham concluído ou que estejam em fase de conclusão do 9o ano do Ensino Fundamental em 2024. As oportunidades estão distribuídas em 16 unidades, para aulas em turno integral em 2025, sendo que no interior, as vagas são distribuídas entre as unidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Friburgo, Macaé, Petrópolis, Resende, Três Rios e Volta Redonda. O edital completo está disponível no site www.msconcursos.com.br e as inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de outubro.
O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2025. Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, e será exigida documentação comprobatória desta condição, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do SESI. Mais informações pelo telefone 0800 0231 231.
A Prefeitura de Barra Mansa promove um trabalho de incentivo à prática da leitura com a Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco, localizada no Centro. O local conta com mais de 21 mil títulos, incluindo livros clássicos e obras para pesquisa, gibis e
mangás, além de trabalhos escritos por autores barra-mansenses e os
que falam da história do município. Outro destaque é o acervo em braile, que possibilita a leitura das pessoas com deficiência visual (parcial ou total). A Biblioteca Municipal pode ser visitada de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 15 horas. Ela funciona no térreo do Palácio Barão de Guapy, na Rua Custódio Ferreira Leite, no 1, Centro. As pessoas que possuírem livros em bom estado (exceto enciclopédias e livros didáticos) podem doá-los à Biblioteca. Mais informações em (24) 3029-9366.
A Galeria Clécio Penedo está promovendo a exposição ‘Trabalho Diário – Fotojorna- lismo’, de Felipe Vieira, natural de Volta Redonda e que atualmente faz parte da equipe de Comunicação da prefeitura de Barra Mansa. Detalhe: ele iniciou a carreira como fotógrafo do aQui.
A mostra, composta por 15 fotografias, todas de excelente qualidade, poderá ser vista até o dia 27 de outubro. “Na era da informação instantânea, cada imagem tem o poder de contar histórias que palavras sozinhas muitas vezes não conseguem transmitir, despertando emoções e promovendo reflexões essenciais sobre a realidade que nos cerca”, pontua Felipe.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou a exposição dos trabalhos de Felipe Vieira. “Nessa apresentação podemos ver imagens de efeitos da natureza, impactos ambientais, temos também de operações policiais. O fotógrafo jornalista é aquele que está sempre preparado no momento em que um fato relevante acontece e nisso o Felipe Vieira é especialista”, ressaltou Bravo.
A Galeria, localizada no Palácio Barão de Guapy, no Centro, fica aberta para o público das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, e das 9 às 15 horas, aos sábados e domingos.
Amanhã, domingo, 13, a Apae Volta Redonda promoverá mais um evento beneficente para comemorar a reinauguração da quadra da instituição, que passou por uma reforma completa. Com 100% da renda revertida para a Apae, o público terá a oportunidade de aproveitar uma tarde de samba ao som de Geraldo Gonçalves Juremeiros, conhecido por sua dedicação ao samba de raiz. No evento, haverá ainda a apresentação da Fanfarra da Apae, composta pelos assistidos da entidade, em um momento emocionante de música, cultura e solidariedade.
Além da programação musical, haverá um almoço típico, com o tradicional feijão
tropeiro, já incluído no valor do ingresso, de R$ 40. Outro destaque será a Mostra Cordel, uma exposição que reunirá o talento de artistas e artesãos regionais, apresentando peças exclusivas de moda, arte e fé. Uma oportunidade única para prestigiar e adquirir criações autênticas que valorizam a cultura local.
Hoje, sábado, 12, às 18 horas, o Instituto Dagaz e a Associação de Moradores do Volta Grande II promovem uma apresentação do Cinestesia, de cinema de rua, com direito a pipoca, cachorro quente e brincadeiras em comemoração ao Dia das Crianças. Será na Rua 1217, com entrada franca.
Hoje, sábado, 12, é aniversário do líder comunitário Alan Cunha, que presidiu a Associação de Moradores do bairro Açude, membro da Comunidade Evangélica Projeto Vida e que por pouco não se elegeu como vereador por Volta Redonda. O jovem obteve, sem ajuda da legenda, 1.327 votos pelo MDB.
Na quinta, 10, a prefeitura de Volta Redonda retomou o projeto de oferecer passeios aos grupos de terceira idade que participam do programa ‘Viva a Melhor Idade’, da Secretaria de Esporte e Lazer. Quatro ônibus totalizando 270 pessoas – entre idosos, profissionais
da Smel e da agência de turismo que organiza as viagens – partiram rumo a Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.
As viagens começaram no dia 30 de abril e foram suspensas durante o período eleitoral, sendo retomadas na quinta, 10, e já beneficiaram mais de 10 mil participantes dos programas da terceira idade.