Coluna Social

0
599
Screenshot

Cerca de sete mil fiéis participaram do ‘Com Maria, peregrinos de esperança’ – tema do I Congresso Mariano da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, que teve
sua conclusão no domingo, 8, na Co-Catedral Nossa
Senhora da Conceição, em Volta Redonda. D. Luiz
Henrique, Bispo Diocesano, comentou a realização do Congresso Mariano: “Louvamos e agradecemos a Deus pela realização do nosso primeiro congresso. Foram dias intensos de ações em nossas comunidades e, sem dúvidas, o evento ficará marcado em nossos corações. Coroamos a data, procurando mais uma vez reavivar a nossa fé e caminhada. Deus abençoe a todos que participaram deste evento”, declarou o líder católico. Importante: o evento arrecadou uma tonelada de alimentos não perecíveis, que serão destinados aos trabalhos sociais da Sociedade São Vicente de Paulo.
Amanhã, domingo, 15, das 9 às 13 horas, na Avenida Roosevelt Brasil, no Centro, Barra Mansa vai receber a Caminhada do Amicão 2024, com prestação de serviços de saúde para os cãezinhos, desfile dos pets, doação de ração e ações preventivas e educativas. A caminhada dos animais será de cerca de 500 metros e começará por volta das 11 horas. O evento é uma iniciativa da TV Rio Sul, e haverá desfile com premiação e troféus para os três primeiros lugares onde o estilo e a criatividade das fantasias serão colocados em prática.

Screenshot

Ballet

O projeto Ballet Educação, da Secretaria de Educação de
Volta Redonda, comemorou na quinta, 5, os 19 anos de sua aula inaugural, que aconteceu em 5 de setembro de 2005, no Teatro Gacemss, na Vila, com a apresentação do espetáculo “Don Quixote”. A professora
Izabel Santos Leal, uma das coordenadoras, lembra que a apresentação contou com 84 bailarinos, marcando o início de uma parceria com o Gacemss que durou 14 anos e que prossegue, atualmente, em cinco escolas municipais. “Muitas histórias marcaram a trajetória do projeto, como as viagens para o Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo. Esses intercâmbios abriram uma perspectiva maior para nossas bailarinas, e várias se profissionalizaram – é o caso da Bárbara Ribeiro, que recentemente foi dançar na Lituânia, e para outras que atualmente trabalham como professoras de dança, ajudando a multiplicar a praticar e o amor pela dança”, avaliou Izabel.
Atualmente, o projeto conta com 430 alunos matriculados e Izabel lembra a importância do projeto por oferecer às crianças da rede municipal de ensino a oportunidade de conhecer e praticar o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea, proporcionar uma vivência especial com a arte e a cultura e dar a possibilidade de mudança de vida para meninas e meninos – o que poderá ser conferido em novembro, quando acontecerão as apresentações do encerramento de 2024 no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., no Laranjal. “É gratificante e muito emocionante. Cada conquista dos nossos alunos bailarinos nos faz querer continuar por mais vinte, trinta, quarenta anos. É um trabalho lindo e apaixonado que estamos fazendo, e que se reflete na alegria de cada participante do Ballet Educação”, encerra.

Screenshot

Amanhã, domingo, 15, das 11 às 15 horas, a sede da Apae de Volta Redonda será palco do tradicional
‘Almoço Nipônico Beneficente’, organizado pela colônia nipo-brasileira da região, sendo que a renda arrecadada será destinada à Apae-VR. No cardápio, delícias como yakisoba de pernil e de frango, além de opções variadas de pratos típicos japoneses que serão vendidos no local, como bandejas de sushi, bandejas de hot filadélfia, tempurá de legumes, rolinho primavera de verdura e rolinho de camarão. O público poderá optar por retirar os pratos para levar para casa ou, se preferir, almoçar na própria instituição, onde serão disponibilizadas mesas na quadra para maior conforto dos participantes.
A colônia nipo-brasileira de Volta Redonda e Barra Mansa, que existe há mais de 40 anos, é composta por voluntários dedicados a manter viva a tradição e cultura nipônica na região. Todos os envolvidos no preparo e organização do evento fazem parte deste grupo que, além de celebrar suas raízes, realiza este almoço com o intuito de contribuir para a comunidade local.
As vendas antecipadas dos pratos já estão disponíveis na sede da Apae de Volta Redonda.