sexta-feira, setembro 13, 2024
CasaEditoriasBarra MansaCheio de orgulho

Cheio de orgulho

Rodrigo Drable entrega certificados para organizações contempladas no edital do Funcria

A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da prefeitura de Barra Mansa entregou na terça, 18, os certificados às entidades contempladas no edital do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcria). A solenidade aconteceu no Parque Natural de Saudade e contou com a participação do prefeito Rodrigo Drable e do titular da pasta, Jota Chagas, entre outros.
Drable aproveitou para destacar o trabalho realizado pelas instituições: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Instituto Universo Acreditar, Creche Menino Jesus, Associação Cultural ARTEMAGIA e Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros, que foram contempladas. “É uma alegria muito grande estarmos aqui, pois a implementação e a utilização dos recursos do Fundo para amparar entidades que realmente impactam a vida das nossas crianças é algo maravilhoso. São cinco entidades que são orgulho para a nossa cidade pela sua excelência, então nós estarmos podendo, através do Fundo, dar suporte às atividades realizadas é importantíssimo, pois serão cerca de duas mil crianças e adolescentes beneficiados. O próximo desafio agora será o Fundo do Idoso, que ainda possui uma série de barreiras a serem superadas”, disse.
O presidente do CMDCA, Leonardo dos Santos Abreu Alves, ressaltou a importância do edital para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes. “A distribuição desses recursos nos dá a oportunidade de investir no trabalho de instituições que prestam um trabalho relevante no nosso município”, disse, lembrando que após o período de inscrições, cinco projetos atenderam às especificações e foram selecionados para receber valores provenientes do Funcria, que somados ultrapassam os R$500 mil.
De acordo com o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, a verba do Funcria é proveniente de uma parceria público-privada. “Os recursos do Funcria são fruto da lei que oportuniza ao cidadão ou empresa doar 6% do valor a pagar de Imposto de Renda para os fundos municipais dos direitos da criança e do adolescente e do idoso”, explicou.
Membro do CMDCA, Alexandre Martins acrescentou que a partir da entrega dos certificados, o próximo passo é a formalização do contrato. “Os recursos distribuídos entre as empresas deverão ser utilizados nos projetos apresentados pelas instituições através do edital. Após a entrega dos documentos e a assinatura do acordo, a previsão é de que os projetos estejam em ação no início de 2023”, salientou.
O presidente da Apae Barra Mansa, Luis Alberto Lopes Feijó, falou da importância da participação das empresas privadas e da prefeitura para o desenvolvimento dos trabalhos na instituição. “Nós temos hoje uma estrutura, tanto do serviço social quanto de psicologia, que além de atender lá dentro da instituição, acompanha cada família para saber a real necessidade de cada uma delas, são cerca de 280 atendidas. Nossos recursos vêm de doações, dos trabalhos que desenvolvemos em festas com a barraca da pizza frita, de instituições e empresas, além é claro da Prefeitura de Barra Mansa, que é a nossa grande parceira”, concluiu.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp