A foto é do time do Versátil Clube Siderópolis, em 1989, tirada no campo do Comercial, na Colina.
Em pé da esquerda para a direita: Clebinho, Franz, Carlos Magno, Marquinho, Deivison, Rildo, Cristiano, Didi e Jati (treinador). Agachados: Toizinho, Fernando, Edinho, Gilson, Barriga, Tônico, Gela e Rafa.
Cabeça a prêmio
Analisando a campanha do Voltaço na série C do Brasileirão, chego à conclusão de que o jogo de hoje, sábado, 19, às 16 horas, contra o Bragantino será decisivo para a classificação – ou não – para a série B em 2019. Explico: O tricolor de aço jogou três partidas fora de casa, perdeu as três; fez duas em casa, e venceu ambas. A princípio, o saldo seria bom. Mas não é, pois vem de sofrer uma goleada (4 a 1) para o Luverdense, na segunda, 14.
E fica a dúvida: qual time entrará em campo hoje para enfrentar a equipe de Bragança Paulista? O que venceu todas ou o que só perdeu? Se for o primeiro, poderá se recuperar na competição e teria renovadas as esperanças de voltar a brigar por uma vaga no G4, mesmo dependendo de outros resultados. Uma vitória daria até uma sobrevida ao técnico Marcelo Salles. Uma derrota, porém, poderá antecipar a saída do treinador.
A goleada diante do Luverdense, que ressuscitou o time de Lucas do Rio Verde-MT, abalou muito a moral dos jogadores e dos torcedores, que não acreditam mais no time e pedem providências à diretoria. Entendo e concordo, afinal, os dirigentes prometeram economizar no estadual para investir em um ‘grande time’ para a série C, o que não ocorreu.
Por outro lado, prefiro dar um voto de confiança ao técnico e ao elenco e acredito que o time poderá repetir as boas atuações jogando em casa. Entretanto, se perder, o caldeirão pode ferver no Raulino. Convoco a todos para que compareçam e incentivem o Voltaço. Depois, a história será outra. Quem viver verá!
Classificação
O grupo B da série C tem o Operário-PR liderando com 10 pontos, seguido do Bragantino, também com 10, mas perdendo no critério do maior número de cartões vermelhos (2 x 0). O Cuiabá vem em seguida com os mesmos dez, perdendo no saldo de gols. O quarto colocado é o Botafogo-SP, com nove pontos. O Volta Redonda ocupa a oitava posição, com seis pontos.
Eleições (I)
O ex-vice-presidente do Voltaço, Gabriel Torturella, foi sabatinado pelo grupo de torcedores do Voltaço durante reunião no Aero Clube. A certa altura, o clima esquentou e Gabriel teve que responder a várias perguntas indiscretas. E desmentiu que tenha apoio do ex-presidente Rogério Loureiro e do prefeito Samuca Silva. Há controvérsias.
Eleições (II)
Há quem garanta que Torturella não se saiu bem na sabatina, principalmente, por não ter apresentado nenhum programa para administrar o clube.
História
Essa é forte. Na década de 80, um conhecido zagueiro do Voltaço caiu em campo, e levou a mão à panturrilha, como se estivesse com câimbras. Imediatamente, o doutor Cláudio Bittencourt foi socorrê-lo e perguntou: “O que houve, rapaz?”. O orelhudo becão não titubeou: “Ai, ai, doutor, estou tendo contrações na barriga da perna”. O médico quase caiu sentado no gramado. Mas que botinada!
Lista
Um passarinho me contou que existe uma lista com o nome de 50 novos sócios do Volta Redonda, todos com direito a voto nas próximas eleições. Detalhe: a lista seria irregular, tal qual urna da discórdia que até hoje divide as eleições do Vasco da Gama. Isso vai dar o que falar. Com a palavra, a diretoria do tricolor de aço.
Master 50
Prossegue hoje, sábado, 19, o campeonato de Master 50 da LDVR. Pela Chave A, Siderlândia x Tocantins jogam no Siderlândia; e Pinheiral x São Luiz, no campo 1 do Capitólio. Pela chave B teremos Aero Clube x Vila Mury, no campo 2 do Aero; e Novo Mundo x Coroados, no Novo Mundo, na Sessenta. Todos os jogos às 9 horas.
Encontro
A disputa pela presidência do Voltaço promete esquentar ainda mais. O prefeito Samuca, por exemplo, já é tido como de oposição à atual diretoria, que deverá lançar o nome do vice-jurídico Flávio Horta Júnior. Segundo uma fonte, Horta Junior teria pedido apoio do ex-presidente e ex-prefeito Neto, que tem um bom número de votos no Conselho. A conferir.
Além no Aço
Será no dia 10 de junho, domingo, no Clube Náutico, a partir das 10 horas, o 15º Além No Aço – Encontro de Alemparaibanos na cidade do aço, com serviços de bar e restaurante, música ao vivo a cargo de Condé e Taís e, como aperitivo, Elismárcio, a revelação do forró. Muito papo para matar a saudade da terrinha. Entrada franca.
Bola fora
Para o time do Voltaço, que tomou uma goleada histórica do Luverdense por 4 a 1. Lamentável!
Bola dentro
Para o zagueiro Dedé, ex-Voltaço, que foi incluído na ‘lista de espera’ do técnico Tite para a Copa do Mundo. Exemplo de superação, o mito deu a volta por cima depois de passar por uma séria contusão no joelho. Ficou quase dois anos se recuperando, depois de enfrentar várias cirurgias. Que mantenha a humildade que lhe é peculiar. Valeu!