sexta-feira, abril 19, 2024
CasaEditoriasEsporteBate-Bola Sergio Luiz

Bate-Bola Sergio Luiz

Olha aí o timaço do Industrial E.C. em 1965. Pertence ao acervo do Jaime Gambá.

Em pé da esquerda para a direita. Gaia (técnico), Romeu,Maciel, Nelson, Gambá, Neném, Basílio e Jeferson Vargem Alegre. Agachados: Nelsinho Garganta, Coração, Helinho, Jair Amorim, Patureba, Jair e Jairzinho.

Voltaço derruba o Falcon
No linguajar dos boleiros existe um bordão que diz: “de virada, é mais gostoso”. E foi assim que o Voltaço conseguiu, na quarta, 22, em plena Arena Batistão, a sua classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, ao abater o Falcon (SE) por 3 a 1. O time sergipano abriu o marcador com gol do volante Ronald, ainda no primeiro tempo, sendo que o Volta Redonda teve um gol anulado de Bruno Barra.
No segundo tempo, o tricolor de aço empatou logo aos cinco minutos, através do artilheiro Lelê, e logo depois, aos oito, com um gol de Dudu, de cabeça, virou para 2 a 1. Aos 39 minutos, o zagueiro Sandro Silva aproveitou a cobrança de um escanteio e definiu o placar em 3 a 1. Além da classificação, o Voltaço vai receber um prêmio de R$ 900 mil.
Agora, o tricolor de aço fica aguardando o vencedor de Atlético de Alagoinhas e Atlético-GO, que vão jogar no dia 1o de março, em Alagoinhas. O time goiano joga por um empate. Quem viver verá!

Copa Brasil
A segunda fase também será em jogo único, tendo o mando de campo da partida definido por sorteio. Em caso de empate, disputa nos pênaltis. Os jogos serão dia 8 ou 15 de março, e o vencedor receberá o prêmio de R$ 2,1 milhões.
Taça Guanabara
O Volta Redonda pega o Bangu, hoje, sábado, 25, às 15h30min, em Moça Bonita. No dia 4, vai a Conselheiro Galvão enfrentar o Madureira, às 15h30min, e encerra sua participação na Taça Guanabara jogando em Bacaxá contra o Boavista. A data ainda não está definida, podendo ser dia 8 ou 12 de março.

Classificação
O Voltaço ainda briga por uma vaga na semifinal da Taça Guanabara. Hoje, ocupa a quinta colocação, com 13 pontos, contra 14 do Vasco, Fluminense e Botafogo com 16 e Flamengo, na liderança, com 20 pontos. Como só faltam três rodadas, o Volta Redonda terá que vencer pelo menos dois jogos e torcer pelo tropeço dos concorrentes. Situação difícil, porém nada impossível.

História
Essa, quem contou foi o meu saudoso amigo e desportista Divanyr Periard. Consta de uma crônica escrita pelo doutor Otávio Periard Amaral, seu irmão, publicada no antigo Jornal do Vale. “Pelos idos de 50, despontava em Volta Redonda, jogador tímido, escurinho, magrinho e que adorava jogar descalço. Por esse motivo, ganhou o apelido de Pé de Ferro, que viria a ser o pai do atacante Cláudio Adão. Um dia, seu time, o imbatível ETPC, iria enfrentar amistosamente a equipe da FNM-Fábrica Nacional de Motores, do Rio de Janeiro. Início de jogo e o visitante foi logo abrindo o marcador. Logo 2 a 0. Minutos depois, 3 a 0. Desespero geral. Sentindo-se pouco à vontade dentro das chuteiras, Pé de Ferro pediu ao então treinador Divanyr Periard para tirá-las, o que ele garantia a virada. Quebrando todo o seu rigor, o experiente treinador relutou muito e no final do primeiro tempo autorizou: “Uma. Somente uma, sem que o juiz perceba”. Resultado: um minuto depois, o Pé de Ferro fazia 3 a 1. No intervalo, Divanyr resistindo a insistência daquele que era a revelação do futebol amador na cidade, manteve a ordem de ficar com apenas uma chuteira. Bola rolando e pimba, saco! Pé de Ferro de cabeça, 3 a 2. Loucura geral na torcida e no banco. Sutilmente, Divanyr olha para o artilheiro e finalmente autoriza: “Tira a outra, vale tudo”. Aí o bicho pegou. Descalçado e do jeito que gostava, Pé de Ferro não demorou muito e empatou a partida. E no finalzinho ele foi lá e fez 4 a 3. Vitória da ETPC que entrou para a história do futebol amador.” (Publicada no meu livro Varandão da Saudade 2, em 2001).

Resende
Terá um jogo decisivo hoje, sábado, 25, às 15h30min, contra o Nova Iguaçu, no Estádio Laranjão. É vencer para tentar se afastar do rebaixamento. Se perder, fica a um passo da degola. O Resende ocupa a 11a posição, com dois pontos à frente do lanterna Boavista e a cinco do Audax Rio, que abre o G8. É tudo ou nada.

LBD
O mandato do presidente da Liga Barra-mansense de Desportos acabou no último dia 21 de fevereiro. Só que Anderson Santos da Silva não emitiu o Edital de Convocação para nova eleição. O nome mais cotado para assumir a entidade (se é que ainda existe) é o de Thiago Campbell.

Bola fora
Para o time do Flamengo que, com uma atuação pífia, foi derrotado pelo Independiente del Valle por 1 a 0. Agora terá que reverter a vantagem do time equatoriano, vencendo por dois gols de diferença. Menos mal, pois se jogar o que sabe e que é capaz, e se o técnico Vítor Pereira não complicar, poderá sair do Maracanã, na terça, 28, com o título da Recopa. Se não emplacar, o Tite vai pegar.

Bola dentro
Para a vitória de virada do Voltaço sobre o Falcon por 3 a 1, garantindo-se para a segunda fase da Copa do Brasil. Não pode é pensar que já ganhou tudo. A tendência da competição é afunilar, tornando cada etapa mais difícil.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Bate-Bola Sergio Luiz

Bate-Bola Sergio Luiz

Bate-Bola Sergio Luiz

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp