Bate bola – Sergio Luiz

0
359

Este é o time do Avenida A.C. do bairro Niterói, campeão de bairros em 1961 em Volta Redonda. Pertence ao acervo do Décio Amorim. Em pé da esquerda para a direita: Pratinha, Nelson Careca, Plínio, Mário Solino, Fernando Almeida, Tomazzo, Luiz Braga, Décio e Miguel (treinador). Agachados: Ferdinando, Luizinho, Baião, Moacir, Zé Carlos Pacu e Laerte.

A caminho

O Voltaço conseguiu uma grande vitória ao derrotar o Ferroviário-CE por 2 a 1, carimbando sua ida, de forma antecipada, para a segunda fase da série C do Brasileirão de 2022. O tricolor de aço saiu na frente com um belo gol do zagueiro Iran, aos 27 minutos do primeiro tempo, e sofreu o empate aos 30 da segunda etapa, gol de Rui. Apesar do susto, Pedrinho tratou de jogar água na fervura e, aos 34 minutos, em uma cobrança de falta, sofrida por ele mesmo, definiu o placar, arrancando mais três pontos para o time da cidade do aço.
Enquanto o Voltaço fazia o seu dever de casa, o Aparecidense-GO empatava com o Remo, o que garantiu a vaga do tricolor de aço para a próxima fase da competição. O jogo de hoje, sábado, às 17 horas, contra o Campinense, em Campina Grande, será para cumprir tabela e definir a formação dos grupos.
A segunda fase será igual à do ano passado e terá oito equipes que vão disputar dois quadrangulares para definir o acesso, em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave subirão para a série B, sendo que o líder (espécie de campeão) de cada quadrangular fará a final da competição. A hora é agora. Será um osso duro de roer, mas dá pra chegar lá. O time tem que acreditar que o sonho de subir para a série B está a caminho. Só depende dos jogadores. Quem viver verá.

Classificação
No momento, o G8, dos que se classificam para a segunda fase da série C, está formado por Mirassol, com 33 pontos, já classificado. Em 2º, temos o Paysandu (33), ABC-RN (31), Volta Redonda (29), Botafogo-PB (29), Botafogo-SP (29) e o Remo (26). Já o Z4, das equipes que serão rebaixadas para a Série D, tem o Atlético-CE (com 19 pontos), Brasil de Pelotas (17), Ferroviário e Campinense, ambos com 16 pontos.

Reforços
Depois de trazer de volta o meia Luciano Naninho, a diretoria do Volta Redonda anunciou mais três reforços: o atacante Gabriel Henrique, 26 anos, vindo da Tombense-MG; os meias Marcelo Gama, 26 anos, ex-Cascavel-PR, e Henrique, 27 anos, que veio do Gonçalense. Todos devem ficar até o final do ano.

Negociado
O Red Bull Bragantino anunciou a contratação em definitivo do volante Wiliam Chumbinho. O garoto, de apenas 18 anos, estava emprestado pelo Volta Redonda e é o capitão do sub-20 do time paulista. O valor da negociação não foi anunciado, porém uma fonte garante que seria algo em torno de R$ 500 mil e o Voltaço teria direito a 30% no caso do jogador ser negociado. O contrato de Chumbinho com o Bragantino vai até dezembro de 2025 e a multa rescisória para quem quiser contratá-lo é de 60 milhões de euros, cerca de R$ 313 milhões.

História
Essa, quem conta é o repórter Carlos Rocha, o repórter de peso. Na década de 80, o Voltaço foi jogar em São Januário, bem ao lado da favela da Barreira do Vasco. O treinador era o saudoso Alfredo Gonzalez, campeão pelo Bangu em 1966. Antes do jogo, Gonzalez passou uma orientação para um atacante, recém contratado, que tinha o apelido de Rubão e que na concentração tinha ouvido histórias sobre a favela. O treinador o chamou: “Garoto, quando tiver uma falta próximo da área, você entra na barreira do Vasco, ok?”. Rubão não conversou e devolveu: “Não vou entrar lá na Barreira do Vasco nem que a vaca tussa. Pode me barrar, professor”. É mole!

Registro
O mais antigo torcedor do Voltaço, o senhor Francisco Conceição Leal, morador da Vila Santa Cecília, completou 100 anos na última quinta,11. Chico Leal (ver foto), como é conhecido, foi conselheiro, colaborador do clube e participante ativo do nosso Mutirão do Voltaço em 1986 e da famosa Boca Maldita do antigo Restaurante Mollica, na Vila. Ex-combatente, foi presidente da FEB – Força Expedicionária Brasileira em Volta Redonda. É um exemplo para os mais novos, pelo amor ao tricolor de aço. Irmão do não menos apaixonado Afrânio Conceição Leal. Merece todas as homenagens.

Master 50
A 7ª rodada do campeonato de Masters 50 apresenta os seguintes jogos: Arrozal x Asa Negra, no Campo do Oriente, em Pinheiral; Novo Mundo x Asa Negra, na Sessenta; e São Luiz x Meninos da Vila, no São Luiz. Todos marcados para hoje, sábado, 13, às 9 horas.
Taça Corcovado
Americano e Olaria decidem hoje, às 14h45min, no Estádio Elci Resende, em Bacaxá, o título da Taça Corcovado. Caso haja empate, a decisão será nos pênaltis. O Voltaço, que venceu a Taça Santos Dumont, vai enfrentar o vencedor da partida para decidir, em dois jogos, quem será o campeão estadual da segundona para garantir a única vaga de acesso à elite do futebol carioca em 2023.

Fique por dentro
De tudo o que acontece pelo esporte na região – e no Brasil – acessando no Facebook a nossa página “Equipe Seleção do Rádio”.

Bola fora
Para a violência que impera no futebol brasileiro sem que ninguém tome providências. O que se viu na terça, 9, em Campinas, no jogo entre Ponte Preta e Vasco, foi coisa de louco e faltou pouco para que acontecesse uma tragédia sem tamanho. É preciso punir com rigor esses vândalos, não importa a camisa, que vão aos estádios só para xingar, brigar e, por que não, matar alguém. Lamentável!

Bola dentro
Para a classificação do Voltaço para as quartas de final da série C. É difícil, mas não é impossível subir para a série B. Desde, é claro, que o time não decepcione mais uma vez, né? Chega de nadar, nadar e morrer na praia. Boa sorte!