Bate bola – Sergio Luiz

Este é o time do Palmeirinha F.C., da Sessenta, que foi campeão da cidade em 1975. Em pé da esquerda para a direita: Aírton Marinho (Presidente), Darcy (Massagista) Pê, Roberto Denis, Toti, Sid, Neném, Berré, Neivaldo, Bacuri, Wagner e Tião. Agachados: Antenor (diretor) Celso (auxiliar técnico), Júlio, Jesus, Chiquinho, Américo, Lincoln e Jadir. Chiquito era o técnico, mas não aparece na foto. Essa turma vai se encontrar hoje, sábado, 4, às 11 horas, no Bar da Claudinha, no Monte Castelo. Todos acima de 60 anos e devidamente vacinados.

 

Tá complicando

A derrota para o Santa Cruz, por 2 a 0, jogou o Voltaço para a sexta colocação. Aliás, perder em pleno Arruda seria até normal, se os pernambucanos não fossem o lanterna do grupo. O problema é que o tricolor completou quatro jogos sem vencer e mostrou que está em decadência, correndo o risco de não se classificar. Os últimos resultados comprovam isso. Se fizesse uma campanha regular, ganhando pelo menos os jogos em casa, estaria na liderança, quase nas oitavas de final do campeonato.
Porém, o Voltaço tem perdido para ele mesmo, não apresentando um futebol digno de estar entre os quatro melhores. Falta qualidade, falta vontade, comprometimento com a camisa do clube. É claro que os jogadores não estão entendendo a linguagem do treinador Neto Colucci. Dão a impressão que ouvem as orientações e, em campo, cada um faz o quer. Os adversários que não têm nada com isso, fazem a festa. Mas o leitor poderia dizer: mas o Voltaço está a apenas dois pontos do líder, o Tombense.
Realmente é isso e não é hora de desespero, pois o time ainda tem chances. Vencendo o Ferroviário (CE), quinto colocado com 20 pontos, hoje, 4, às 21 horas, no Raulino, poderá entrar no G4, porém, passa a depender de outros resultados dos outros clubes que estão à sua frente. O jogo de hoje será decisivo para as pretensões do tricolor de aço.
É agora ou nunca. É vencer ou vencer. Essa obrigação faz com que o jogo seja mais difícil e os jogadores terão que se superar para reverter a situação. Que cada um faça a sua parte. Não basta só lutar e correr. É preciso também jogar. Que honrem a camisa do clube. Que joguem o que sabem e mais um pouco. Uma vitória vai acalmar o coração do torcedor, que tem sofrido. Quem viver verá.

Adversários
Faltando quatro jogos para o fim da primeira fase da série C do brasileiro, o Voltaço terá pela frente os seguintes jogos: dia 10, sexta, às 20 horas, contra o Jacuipense, na Bahia; dia 18, sábado, às 15 horas, contra o Floresta, em Fortaleza. E encerra sua participação jogando contra o Tombense, dia 25, no Raulino de Oliveira. Depois, só Deus sabe se para ou se continua buscando uma das vagas para a série B. Será?

Ainda dá
Veja porque o Voltaço ainda tem chances. o Tombense lidera o grupo com 22 pontos, seguido do Manaus, com 21 pontos, e Botafogo (PB), também com 21. Na 4ª colocação, aparece o Paysandu com 21 pontos, perdendo no saldo de gols, 5 a 3. Na 5ª posição, temos o Ferroviário com 20 pontos e, finalmente, o Volta Redonda na sexta posição com 19 pontos. Tem que vencer de qualquer maneira, caso contrário, adeus.

Perguntar não ofende
O que estaria acontecendo nos bastidores do Voltaço que anda influenciando as atuações do time? A experiência me diz que debaixo desse angu tem carne. Estaria o grupo rachado? Uns estariam se cuidando, outros não? Quem se habilita a responder essas ‘simples’ perguntinhas?

Foco
A contusão inusitada do atacante MV na partida contra o Santa Cruz deixou a todos preocupados. O atleta levou uma pisada na bolsa escrotal e teve que ser submetido a uma cirurgia para reconstruir o local. A cirurgia foi um sucesso e o garoto deve voltar dentro de três semanas. A propósito, a notícia se espalhou de tal forma, que desviou o foco da derrota que afastou o time ainda mais do G4. Ninguém falou de outra coisa.

História
Quem mandou essa foi meu amigo José Osmar, da Vila. Pelos idos de 1975, Aix e Bulau, treinadores do time amador do Comercial levaram a equipe para jogar em Juparanã. Distribuíram as camisas e não observaram que faltava a de número 10. Decorridos 30 minutos do primeiro tempo, o Comercial perdia de 2 a 0. Foi quando o juiz, estranhando tal facilidade, resolveu contar os jogadores e descobriu que o Comercial tinha apenas 10 jogadores em campo e 6 no banco. Corrigido o erro, os desligados treinadores viraram o jogo para 4 a 2. É mole?

Reação I
Alguns torcedores do Voltaço, insatisfeitos com os últimos resultados, protes-taram nas redes sociais, com frases que viralizaram. A mais repetida foi: “Tragédia anunciada. Treinador fraco, plantel desqualificado, diretoria desmoralizada”. Concordo em parte e respeito a opinião de cada um. Acho que o treinador pode ser inexperiente, mas não pode fazer milagre com o plantel fraco que lhe deram. Tem mais. Os torcedores estão certos quando dizem que a diretoria deixa a desejar.
Outra frase dos internautas fazia ameaças aos jogadores, o que discordo. Sou contra qualquer forma de violência, seja contra quem for. Vamos com calma, moçada, pois o Voltaço ainda tem chances de se classificar.

Reação II
Antes do treinamento de quinta, 2, alguns membros da torcida organizada ‘Vila Ricarço’ entraram no gramado do Centro de Treinamento para cobrar garra dos jogadores para os próximos jogos. O papo foi “amigável”, mas firme. A ordem é vencer, custe o que custar.

Violência
O pau cantou na casa de Noca no fim da semana passada em jogos pela Copa Ouro, um torneio disputado pelas divisões de bases de alguns clubes, promovido por organizadores independentes, sem vínculo com a Liga de Desportos de Volta Redonda. No campo do Siderlândia, aconteceu uma briga generalizada entre torcedores, jogadores e dirigentes. No campo do Vila Nova, em Barra Mansa, o pau comeu entre garotos do sub 13, 14 e 15 que agrediram um dos árbitros. Nas redes sociais, chegaram a comentar que o árbitro é que teria começado a confusão o agredir um dos garotos. Verdade ou não, o que vale é que os ‘futuros craques’ estão começando mal…

Master 60
Começa hoje, sábado, 4, o Campeonato Master 60 promovido pela Liga de Desportos de Volta Redonda. A primeira rodada apresenta os seguintes jogos: Novo Mundo x Asa Negra, às 8 horas. Depois jogam Oriente e F.E.A- Futebol Entre Amigos, às 9h30 minutos. Os dois jogos serão no campo do Asa Negra, no Santo Agostinho.

Deixe uma resposta